Dois sindicatos para uma empresa
Olá Amigo(a)s!
Por exemplo uma empresa de informática que possui o setor de vendas e o setor de manutenção, a mesma possui vinculo somente com o sindicato do comércio, onde não abrange os técnicos da loja, somente a parte de venda, sem considerar a incompatilidade de sálarios e o piso base das categorias. Então uma loja deverá afiliar-se a dois sindicatos?
Grato
Caro Marcelo
Trabalhei em uma industria como conferente, a industria indicou o sindicato de madereiros, porem em apenas 10% dos produtos da empresa se emprega madeira ainda apenas como parte do produto, é como dizer que fabrica de vassoura é industria madeireira porque algumas usam cabo assim.
Porem quando sofri acidente de trabalho a empresa nao fez cat, fui ao sindicato que disse não poder fazer nada, pois no auxilio doença o Inss me colocou como comerciario. Fui a sindicato dos comerciarios que alegaram que sou funcionario da industria e não podem fazer nada.
Na duvida fiquei sem os dois, é justo?
A industria é de ferramentas e utilidades, porem faz parte de um grande grupo que produz tubos conecsoes,portas e janelas, material de pintura e acabamento, colas e abrasivos e produtos para pinturas artisticas.
A minha principal duvida é se o sindicato é um direito do empregado ou do empregador?
Se o empregado pode escolher até em que banco quer receber o pagamento, como não pode escolher a que sindicato se filiar?
Pode a empresa trocar de sindicato, para um mais fraco, a qualquer tempo, deixando o empregado sem os beneficios que o outro forrnecia,como medocos, dentista, advogado, fisioterapia, ambulancia, colonia de ferias, etc.
ONDE MINHA ESPOSA TRABALHA, a empresa passou uma circular informando aos funcionarios que o sindicato do vestuario ganhou na justiça o direito de representar seus funcionarios.
Porem este refeerido sindicato não oferece os mesmos beneficios do sindicato atual,trabalhadores texteis, que oferece medicos, dentistas , psicologos, fonoaudiologos, ambulancias e ambulatorios, advogados e um piso salarial 20% maior.
Como pode a justiça optar por algo que vem a prejudicar o trabalhador?
Que lei reje este assunto?
O que os trabalhadores prejudicados podem fazer?
Afinal, industria de roupas é uma industria textil ou de vestuario? a meu ver os dois, então como explicar ou alterar a decisão judicial?