Dúvidas Outros

DIVIDA ATIVA DA UNIAO PRESCREVE COM O FALECIMENTO DO TITULAR?

Há 7 anos ·
Link

MEU PAI FALECEU E TEM UMA DIVIDA ATIVA DA UNIAO.NAO DEIXOU HERANCA...APENAS TERIA UMA PARTE NA CASA DEIXADA PELO SEU PAI.NOS FILHOS TEMOS QUE PAGAR POR ESSA DIVIDA?

7 Respostas
Desconhecido
Advertido
Há 7 anos ·
Link

a fazenda publica podera se habilitar no inventario para cobrar o valor da divida ativa

ELDO LUIS BOUDOU ANDRADE
Há 7 anos ·
Link
· Editado

INCORRETO DIZER QUE NÃO DEIXOU HERANÇA PARA OS FILHOS. DEIXOU SIM. PARTE DA HERANÇA DA CASA DEIXADA PELO PAI DELE. HERANÇA ADQUIRIDA EM VIDA POR MORTE DE ALGUÉM E COM PARTILHA NÃO REALIZADA EM DINHEIRO TAMBÉM É HERANÇA A SER RECEBIDA E PARTILHADA ENTRE OS HERDEIROS DO ATOR DA HERANÇA. HABILITANDO-SE A FAZENDA PÚBLICA NO INVENTÁRIO DE SEU PAI VENDIDA A CASA ANTES DE REPARTIR ENTRE OS HERDEIROS PARTE DO PRODUTO DA VENDA (OU TODO) É USADO PARA QUITAR TOTAL OU PARCIALMENTE O DÉBITO INSCRITO EM DÍVIDA ATIVA. SE POR ALGUM MOTIVO ISTO NÃO OCORRER E OS HERDEIROS RETIRAREM SUA PARTE RESPONDERÃO NO MÁXIMO PELO VALOR QUE LHES COUBE NA PARTILHA.

Autor da pergunta
Há 7 anos ·
Link

Obg pela atenção....mas nao sendo quitado o valor total do débito, os filhos tem que arcar com o restante? Valor do débito hoje 110000.00 Valor da herança +_ 30000.00 Esse restante caduca ou temos q pagar?

Desconhecido
Advertido
Há 7 anos ·
Link

so ate o limite da herança.

Autor da pergunta
Há 7 anos ·
Link

Obg a todos

ELDO LUIS BOUDOU ANDRADE
Há 7 anos ·
Link

Obg pela atenção....mas nao sendo quitado o valor total do débito, os filhos tem que arcar com o restante? Resp: Não. Conforme resposta minha corroborada por ISS. Valor do débito hoje 110000.00 Valor da herança +_ 30000.00 Esse restante caduca ou temos q pagar? Resp: Sendo o valor do patrimônio do falecido a ser transferido aos herdeiros inferior ao valor da dívida (qualquer dívida diga-se de passagem só que a dívida dos governos federal, estadual e municipal tem ordem de preferencia sobre outras dívidas em qualquer caso de falência, insolvência civil ou inventário em suma em qualquer concurso de credores) a Fazenda Pública só conseguirá 30.000,00 e os outros 80.000,00 para completar os 110.000,00 vai ter que considerar como perdido pois não há como satisfazer. Em princípio quem responde pela dívida contraída pelo morte em vida é o seu espólio tanto que tem-se que entregar quando morre alguém declaração de espólio à Receita Federal. O espólio é o conjunto de bens, direitos e obrigações (entre elas dívida em dinheiro), Apenas na hipótese de ser feita partilha entre os herdeiros da parte positiva do patrimônio não quitando nem parcialmente o valor dos débitos é que estes serão cobrados até o limite do patrimônio transferido. Quanto ao termo caducar não se aplica ao caso. Simplesmente a dívida se extingue por morte do devedor. O direito de o sucessor não ser cobrado de qualquer forma por dívidas feita por outro de certa forma é garantida pela Constituição. O art, 5º inciso XLV da CF tem a seguinte redação - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido; Embora trate de indenização por ato ilícito o dispositivo pode ser aplicado para dívidas que embora vultosas não resultem de uma conduta ilícita do sucessor a qualquer título. Este só pode ser chamado a pagar se suceder de fato. Ainda assim até o limite dos valores do patrimônio transferido.

Autor da pergunta
Há 7 anos ·
Link

Obg pela ajuda

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos