S

    somia Sábado, 19 de janeiro de 2013, 17h31min

    Leo li seu questionamento e gostaria de saber como foi resolvido ja que vivo a mesma situação. Se puder me ajudar agradeço muito. Gostaria de conhecer situaçoes de pessoas casadas com separação obrigatoria e que participaram de inventario.

    Cintia Yye Gustavo

    Cintia Yye Gustavo Terça, 06 de janeiro de 2015, 15h23min

    Boa tarde me disseram que a lei mudou e o cônjuge teria direito como herdeiro na mesma medida dos filhos , tens como me esclarecer isso, se casou separação total obrigatória de bens, se o cônjuge teria direito ou não.obrigado

    R

    Rafael F Solano Terça, 06 de janeiro de 2015, 16h13min

    NO DIVÓRCIO:
    Sob a luz da Súmula 377 do STF abre-se a possibilidade de que os bens adquiridos na constância do casamento possam ser divididos pelos cônjuges em caso de divórcio, mas para isso é necessário provocar a justiça, e dependerá do entendimento do juiz.

    NA SUCESSÃO:
    Segundo o Código Civil, quem é casado pelo regime da separação obrigatória de bens só é herdeiro se o cônjuge falecido não tiver deixado descendentes (filhos, netos, bisnetos). Contudo, também nesse caso a Súmula 377 pode ser invocada e, se o juiz estiver de acordo, o cônjuge sobrevivente poderá herdar parte do patrimônio adquirido durante o casamento, mesmo que o falecido tenha deixado descendentes.

    G

    GLAYCE CRISTINA DOS SANTOS GONÇALVES CARDINOT Quarta, 30 de setembro de 2015, 20h47min

    Boa noite, queria que me tirasse uma duvida, minha é casada com separação de bens, só que o meu padrasto faleceu, ele tem direito a algo, não há nenhum pacto antenupcial, ela tem direito a algo. tenho uma outra pergunta não sei se pode me ajudar, na hora de fazer a certidão de óbito colocaram como se minha mãe fosse morta o que não é verdade esta bem viva, o que podemos fazer para arrumar essa bagunça.desde já obrigada

    P

    Patricia Terça, 29 de março de 2016, 20h09min Editado

    Boa noite! Eu era casada como uniao estavel e meu marido quiz fazer um contrato de separacao total de bens! Então eu aceitei, porem ele vive me jogando na cara de que se eu me separar nao tenho direito a nada, teria como eu reverter esse papel? Sendo que tenho 2 filhos com ele e na época ja tinhamos 2 bens que ele adquiriu estando comigo?

    R

    Rafael F Solano Terça, 29 de março de 2016, 20h21min

    Priscila, vc sabe que união estável não é casamento, certo?? Embora a Lei conceda certa equiparação da união ao casamento, de modo algum os iguala.

    Todo documento firmado de boa fé e de livre e espotânea vontade deve ser respeitado, não se admite que se mude de ideia depois, sem que a mudança não seja de mutuo acordo. Vc sabia que o regime de bens de seu relacionamento não iria partilhar as aquisições de cada parte, assim, vc não irá conseguir mudar agora. E para confirmar isso, recentemente o STJ deixou claro que para se requerer partilha de bens em casso de união estável será preciso provar com documentos a colaboração financeira em sua aquisição.

    Sugiro que converse com seu parceiro e exponha sua insatisfação, ou reveja seu relacionamento, se vale a pena seguir com ele

    J

    josias de oliveira Sábado, 03 de setembro de 2016, 10h33min

    eu sou casado com regime regime separação total de bens, minha esposa tem bens e não tem filhos ,nem pais vivos,só tem irmãos vivos ,no falecimento eu terei direito em alguma coisa .

    R

    Rafael F Solano Sábado, 03 de setembro de 2016, 10h41min

    O regime em questão foi eletivo ou obrigatório??

    Erika Ferreira

    Erika Ferreira Terça, 03 de janeiro de 2017, 10h45min

    Ola me casei com separação oobrigatoria de bens.no caso meu marido tem 2 filhos do casamento anterior e 1 do atual.se adquirirmos um imóvel e este for colocado no meu nome na ausência do pai os filhos deles tem direito

    Cristiano Bsantos

    Cristiano Bsantos Quinta, 12 de janeiro de 2017, 20h57min

    guando um casal não tem filhos e possui bens para quem fica se casara em separação total de bens