Não possuo muitas informações. Em 1998 meus pais adquiriram uma perua financiada, mas alguns meses depois não conseguiram pagar e devolveram o bem. Eles aceitaram, mas ainda cobraram um valor. Esse valor foi pago na época. Atualmente não possuo esse comprovante (até pq faz muito tempo) e o Santander já ligou algumas vezes em casa e me envia mensagens por cel falando para pagar o financiamento - que o bem foi leiloado, mas ainda tem um valor remanescente a ser pago. Pergunta: Depois de tanto tempo, eles ainda podem cobrar? Não encontro ação judicial em nome dela, e começaram a cobrar faz aproximadamente 1 ano. O que fazer? Já disse para ingressarem com a ação se entendem devido o valor - mas não fazem isso e ficam cobrando. Minha mãe é aposentada por invalidez, deficiente física (muita dificuldade de andar e da visão).

Respostas

    H

    Hen_BH Quarta, 20 de junho de 2018, 16h17min Editado

    Cobrar o banco pode. O que prescreve não é o débito em si, mas sim a pretensão judicial de cobrança.

    Desse modo, o débito existe como "dívida natural", mas sem mecanismos de cobrança judicial.

    Assim, o banco vai tentar receber o valor na base do cansaço, pois se já houve a prescrição, em juízo não podem mais cobrar. O que não quer dizer que possa haver abusividade nos meios de tentar receber o crédito.

    ?

    Desconhecido Quarta, 20 de junho de 2018, 16h50min

    Obrigada pela resposta.