Bom dia! Meu marido quer oficializar nossa relação (casar) de 23 anos,o que gostaríamos de saber é, por ele te 72 anos e o regime é de separação total de bens,no caso ele não tem bens em seu nome pois já foi tudo dividido, a dúvida é,ele tem precatório e outros processos e casando com ele eu perco esse direito aos processos dele no caso da falta dele? Temos um Termo de Convivência há 10 anos e um filho de 19 anos,como ficaria se casasse com ele? Aguardo resposta,obrigada!

Respostas

    Eldo Luis Boudou Andrade

    Eldo Luis Boudou Andrade Quinta, 21 de junho de 2018, 8h09min

    Na separação total de bens legal (uma das hipóteses é ter a pessoa que casa idade maior que 70 anos) se há filhos ou outros descendentes do casal o cônjuge sobrevivente não herda nada. Salvo se o cônjuge ou companheiro fizer em vida testamento contemplando o cônjuge ou companheiro. Nesta hipótese em que há descendentes do falecido e separação total legal (a convencional tem tratamento diferente) em caso de morte realmente o cônjuge além de não ter direito à meação não tem direito à herança sendo excluído da sucessão do autor da herança. Mas se faltar descendente em havendo ascendentes embora o cônjuge sobrevivente continue não tendo direito à meação divide a herança com o sogro e sogra (ou com apenas um deles) o mesmo ocorrendo no caso de outros antepassados de ordem mais elevada do cônjuge falecido que tenham sobrevivido aos pais e ao autor da herança. Não havendo nem descendentes nem ascendentes. Em tal caso seja qual for o regime de casamento o cônjuge herda tudo. Ler art. 1829, incisos I a III do Código Civil (lei 10406 de 2002) para melhor entendimento.
    No entanto embora à primeira vista em casando pelo regime da separação total (e legal é bom frisar) você não tivesse direito a herdar nada dele nas condiloides já expostas no parágrafo anteiro não será isto que ocorrerá. A Constituição reconhece a união estável e determina que a lei . deverá facilitar sua conversão em casamento. E certamente aplicar sanção de separação obrigatória de bens a quem tenha união estável comprovada (o termo de convivência é declaração de vontade que prova a união estável) anterior à idade limite de 70 anos e que resolva converter em casamento após atingida esta. Então basta no registro de casamento fazer constar o início da união estável a um período anterior ao que o falecido completou 70 anos para que a separação legal e total de bens não seja obrigatória. Em tal caso o valor dos processos deverá ser dividido entre você e o enteado.