Olá pessoal.

Estou preparando um inventário extrajudicial cujo patrimônio são somente valores depositados em bancos. A falecida não era casada, não teve filhos e os pais já morreram. Portanto, estão entrando na partilha os irmãos. Ocorre que alguns desses irmãos que ficaram são casados, uns em comunhão universal e outros em comunhão parcial de bens. Outros já faleceram, eram solteiros e não deixaram herdeiros. Confirmem, por favor, se meu entendimento está correto: a) Irmãos casados em comunhão parcial, mulher e filhos não herdam, porque os direitos hereditários já existiam antes do casamento, correto? b) Irmãos casados em comunhão universal, o cônjuge é meeiro e os outros 50% são divididos entre os filhos, ok? c) Em relação à sobrinha, herdeira universal por testamento da irmã da falecida, não sei se o testamento alcançaria os direitos hereditários da testadora. Podem me ajudar? Grato, Carlos Eduardo.

Respostas

    Eldo Luis Boudou Andrade

    Eldo Luis Boudou Andrade Domingo, 15 de julho de 2018, 22h52min

    a) Irmãos casados em comunhão parcial, mulher e filhos não herdam, porque os direitos hereditários já existiam antes do casamento, correto?
    Resp: Totalmente incorreto.Com a morte da irmã só quem herda é o irmão casado em comunhão parcial. Direitos hereditários só passam a existir após a morte do autor da herança. Antes disto há apenas uma expectativa de direito que pode vir até a não se realizar no caso de o autor da herança perder seu patrimônio por dívidas. Quando então os futuros herdeiros (mulher e filhos) ficarão a ver navios. Simplesmente quando o irmão morrer eles herdarão os bens particulares que ele tenha na ocasião. E entre estes bens se sobreviverem total ou parcialmente até lá deverá estar o que este irmão recebeu de herança da mãe.
    b) Irmãos casados em comunhão universal, o cônjuge é meeiro e os outros 50% são divididos entre os filhos, ok?
    Resp: OK. Conjuge é meeiro. A meação da herança para o cônjuge ocorre no momento da morte da autora da herança (cunhada). Ela não herda da cunhada. Apenas tem direito à metade do valor da herança que o marido receber da irmã. Quanto aos filhos só terão direito aos outros 50% com a morte do pai.
    c) Em relação à sobrinha, herdeira universal por testamento da irmã da falecida, não sei se o testamento alcançaria os direitos hereditários da testadora.
    Resp: Esta sobrinha era filha da irmã da falecida. Ou era esta solteira e sem filhos como colocado por você. Se a irmã da falecida morreu antes desta testamento feito favorecendo a sobrinha com herança que receberia não tem validade. E a sobrinha nada herda. Posto não existir herança de pessoa viva. E morto não herda. Se no entanto a sobrinha é filha da irmã falecida antes ela representa a mãe falecida na herança da tia.
    Ponha se quiser uma resposta mais bem fundamentada informação de quem morreu quando e quem morreu antes de quem para termos maior certeza na resposta.
    Podem me ajudar? Grato, Carlos Eduardo.