Boa noite, minha duvida é, um servidor foi processado por concussão nas tres esferas, penal, civil e administrativa, na esfera penal foi arquivado por cerceamento da defesa, na esfera civil de improbidade foi julgado improcedente pela negativa de autoria, e na administrativa foi julgado culpado e exonerado do cargo. A duvida é, pela decisão na esfera civil, anula-se o processo administrativo?

Respostas

    D

    Desconhecido Sábado, 21 de julho de 2018, 8h39min

    NÃO. sao esferas diferentes.

    Eldo Luis Boudou Andrade

    Eldo Luis Boudou Andrade Sábado, 21 de julho de 2018, 9h30min

    Não. Pela lei as esferas penais, civis e administrativas são totalmente independentes entre si. A única exceção é se no processo penal houvesse negativa ou da existência do fato tido por criminoso ou se o fato ocorreu o servidor não é o autor. A conclusão foi pelo cerceamento de defesa e não pela negativa da autoria de modo que permanece integro o processo administrativo que resultou na exoneração. De nada servindo a conclusão da negativa da autoria em processo civel.