cobrança de cheque prescrito
olá! Sou mais uma vítima desse tipo de cobrança que esse empresas estão fazendo, ou seja, pegando cheques emitidos a dois, quatro, oito até dez anos atrás e transformando em letra de câmbio. Protestando-a em cartórios do Rio de Janeiro, sem que nos enviassem nenhum tipo de aviso ou cobrança referente a tal dívida. descobri que meu nome estava protestado quando fui ser avalista de um amigo, entrei em contato com o cartório de Barra de Piraí-Rj e informaram-me que o empresa portadora da letra de câmbio er A[...] ORGANIZAÇÃO E COBRANÇA, situada em São Paulo-Sp [...] já entrei em contato diversas vezes com essa empresa, porém, não sabem informar nada, pois alegam que o título ainda está no cartório do Rio de Jnaeiro, só quando retornar irá processar e entrr em contato informando-me de que se trata, já está com 20 dias a até agora nada informaram. Não tenho certeza de que trata-se de um cheque, mas em 2002 tinha conta em um determinado banco e uma firma que dei baixa, comprava em diversas firmas, todos os cheques que emiti e que alguns deles foram devolvidos resgatei quando procurado. Peço que alguem que já conseguiu resolver esse tipo de problema me dê uma luz, para que possa resolver o meu. obrigado.
Oi pessoal, estou com o mesmo problema e pra minha surpresa não somente eu como minha mãe e meu marido também e por incrivel que pareça nos mesmos cartórios e com valores diferentes.Todos nós não trabalhamos com cheques a mais de 10 anos, como poderia existir protestos de cheques dessa época, agora nem sei o que fazer poi~s moro em araçoiaba da serra e nem imagino por onde começar pra resolver esse problema. Se alguem puder me diga o que fazer pois estou até sem chão nem imagino como resolver esse problema e o pior deveriam colocar essas pessoas na cadeia,só assim poderíamos provar o quanto eles prejudicam as pessoas.Sem nem imaginar o queanto.
21/05/2010 17:13 Caro donatto279@hotmail. com, No meu caso, emprestei um cheque em 2004, eis que agora apareceu no Forum, será que terei mesmo que pagar? A pessoa ao qual emprestei na época sumiu!! Fui burro em emprestar(solidário), mas agora não adianta dizer..nem pro meu irmão..etc.. Foi Protestado e agora está no Forum, antes respondi (uma ação), dando uma opção de saldar, o credor não aceitou em 08 e 09/2010..como não tenho nada p/ eles penhorar, (só salário misero)...devo deixar caducar? grato zenaldo Não me respondeu amigo donato e outros??!
Zenaldo,
Entendo que seu cheque já está prescrito, inclusive para eventual ação monitoria. Assim, é fácil ganhar ação com uma simples petição de exceção de pre-executividade.
att. [email protected]
Caro paulo, Amigos. Assunto:.(Cheque..) Entrei com uma ação onde uma amiga advogada entrou de graça prá mim!! E ela me informou que PERDI..terei que pagsr..se não vão penhorar meus bens, 1º. não os tenho, e depois mesmo se tivesse!! Não sei como fazer..o cheque é de 2004/2005...protestado em 2007...ação no forum em 2008/2009..!! Grato pela força..podendo me orientar(em) melhor..me fale!! fiquem todos com DEUS zenaldo
Consumidores,
A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) promoveu uma ação coletiva de consumo que, sendo julgada procedente, possivelmente terminará com esta absurda prática de mercado das recuperadoras de crédito. A ação (processo nº 0006251-80.2010.8.19.0001) tramita perante o juízo da 2ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro e tem como réus as empresas que gerenciam cadastros de inadimplentes no estado (Serasa, SPC, CDL, etc). O processo esta em fase de produção de provas, e caso seja julgado procedente, as administradoras de bancos de dados serão condenadas a baixar todos os registros relativos a protestos indevidos de seus cadastros, e não mais lançar protestos nos moldes dos atuais (títulos prescritos, protestos por falta de aceite de letras de cambio, protestos lavrados fora do local onde o título deveria ser pago, etc.). Com isso, pretende a Comissão que a ausência de difusão (alcançada pelo não lançamento nos bancos de dados) possa desestimular os protestos indevidos, pois a relação custo benefício (para as recuperadoras) não mais compensará. Sem o apoio dos bancos de dados (Serasa, SPC, etc.) as informações de protestos ficarão extremamente restritas, e não atenderão àquilo que as recuperadoras esperam.
Para maiores informações sobre a ação judicial, ligar para 0800.282.7060, ou procurar a Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ na Rua da Alfândega, 8, Centro, Rio de Janeiro.
Já li todas as postagens e vi o quanto estas empresas de cobrança estão lesando pessoas em todo o Brasil transformando cheques prescritos em letra de câmbio sem o devido aceite e assim procedendo ao protesto por parte de cartórios do Rio de Janeiro, coniventes com esta prática ilícita. Acontece que ao ligar para o cartório questionei quais documentos são necessários para efetuar o protesto devido ao fato de ele ter ocorrido no RJ e eu residir em SP. Me disseram que o protestante pode alegar desconhecer o endereço e o protesto ocorre sendo publicado no jornal a comunicação. O que não entendi é como, com que documentos o protestante requer esse direito??? Com o cheque prescrito em mãos o cartório não deveria negar esse protesto? E, se aceita na forma de letra de câmbio, como o faz sem o devido aceite e conhecimento por parte do devedor? Como o serasa/scpc registra a ocorrência sabendo que se trata de uma letra de câmbio sem o devido aceite, ou seja, o protestado não reconhece a dívida e o pior nem sabe que ela existe? Agora minha dúvida quanto a ordem dos procedimentos por mim a serem realizadas visando regularizar minha situação e restaurar meu crédito e nome na praça: 1º estou entrando em contato com o cartório para solicitar uma certidão de inteiro teor de cobrança efetivada 2º acredito que esta certidão será concedida junto com a cópia do documento de cobrança que mostra a letra de câmbio sem o devido aceite, está correto??? 3º estou solicitando ao SERASA/SCPC o resgistro para comprovar que negativaram meu nome. 4º em posse desses documentos eu os enderessarei a meu advogado que solicitará uma anulação do protesto antecipada, enquanto corre o processo. 5º Junto a essa anulação eu também pedirei a meu advogado que entre com uma ação de perdas e danos morais devido aos problemas ocasionados com o protesto indevido. Gostaria de saber de um advogado, que esteja online, se os procedimentos que listei acima estão corretos, se deixei de lado algo importante para o processo uma vez que os cheques em questão são de 2001 e de valores de R$ 100,00 e R$ 50,00. Aguardo postagem e agradeço antecipadamente o esclarecimento esperado.
OLa Pessoal!!!
Tenho uma duvida e gostaria que alguem me esclarecesse.
Um amigo encerrou sua conta bancaria em 2005, Banespa. E agora começou aparecer cheques seu pertencente aquela conta da epoca, Que estao sendo passado na praça, ele foi até o banco o qual alegou que a conta esta encerrada desde 2005 portanto nao tem nada a ser feito.. Foi na delegacia e tentou fazer um BO para preservar o direito, sem sucesso, Na delegacia foi dito que ele nao tem do que reclamar e nem contra quem fazer um BO. Conclusão , o que ele deve fazer, para preservar o direito. O cheque nao é dele, a assinatura nao é dele, ~pela numeraçao o banco diz que o cheque é de 2005, e que foi enviado pelo corrreio e foi estraviado. Que fazer nesse caso ou nao é necessario reamente fazer nada?
muito obrigado
nós conseguimos uma tutela antecipada obrigando o serasa a retirar o nosso nome em 72 hrs. entre em contato conosco que teremos o maior prazer em atendê-los. [email protected] carlos alberto
astrogildo zibório 03/09/2010 12:55
21/05/2010 17:13 Caro donatto279@hotmail. com, No meu caso, emprestei um cheque em 2004, eis que agora apareceu no Forum, será que terei mesmo que pagar? A pessoa ao qual emprestei na época sumiu!! Fui burro em emprestar(solidário), mas agora não adianta dizer..nem pro meu irmão..etc.. grato zenaldo Não me respondeu amigo donato??
Alguém se arrisca? grato zenaldo
Também estou sofrendo com esses protesto, mas já fiz denuncia ao Ministério Público do Rio de Janeiro, e já fui ao cartório pedi cópia do protesto, agora darei entrada nas Pequenas causas e tentar limpar meu nome. Todos deveriam fazer o mesmo. O que não pode é esse tipo de firma fazer o que anda fazendo com as pessoas.
Cadeia é o melhor remédio para estes tipo de pessoas.
Boa sorte
PROBLEMAS COM CHEQUES E PROTESTOS!!
Resolvemos problemas de cheques devolvidos com ou sem eles e titulos protestados com a emissão vencida a mais de 5 anos ou cheques que já caducaram mais foram protestados ilegalmente ou foram colocados como dividas de cheques recentes.
tel (11) 34924207 - 82892194 tim -98103122 vivo andré
e mail [email protected]
de 2 a sáb das 8:00 as 20:00
preço a combinar..
essa A ... org e cobrança, é a empresa CRALL assessoria, que foi denunciada pela TV GLOBO, num programa de domingo. Realmente é ilegal, e dificil de resolver essa pendencia , só em juizo. a empreas de reabilitação de crédito twa assessoria ,. com o departamento juridico resolveu o meu caso . o contato deles é 3231.0239
espero ter ajudado