Dúvidas Família

Filha que chama padrasto de pai.

Há 7 anos ·
Link

Minha filha de 4 anos chama o padrasto de pai, desde que nos casamos e que começou a conviver mais com ele (por conta própria, sempre ensinamos que ela tem outro pai). O pai biológico não exerce nem os direitos e nem os deveres. É quase que completamente ausente. Porém, nas poucas vezes que ele leva a minha filha pra passear com ele, diz coisas absurdas pra ela, que ela não tem dois pais, que o único pai é ele, que quando ela estava na minha barriga ele é quem estava lá, e quando nasceu, e etc. Após essas conversas e esses passeios ela sempre volta triste, não quer conversar com ninguém. Nesse caso, a alienação parental se aplica? Pode-se considerar algum tipo de medida cabível que eu possa tomar?

PS: Ele não paga pensão, não coloquei na justiça pois ele não tem condições. A vó paterna paga convênio médico. A guarda é de nós dois e ainda não pedi a regularização também, porque por enquanto nunca foi necessário já que ele quase não aparece.

Obrigada!

7 Respostas
fauve
Advertido
Há 7 anos ·
Link

Ele tem razão. A única pessoa que pode ser pai da sua filha é ele. Explique para sua filha o que é pai biológico e o que é pai sócio afetivo.

Autor da pergunta
Há 7 anos ·
Link

Nós sempre explicamos pra ela, nunca incentivamos isso pra já não prejudicar ela psicologicamente, pq entendemos que é um processo difícil pra uma criança. Não acredito que a alienação parental caberia pra nós nesse caso, a minha dúvida é se cabe pro pai biológico, já que o mesmo está tendo esse tipo de conversa com ela. Lembrando que ele é ausente, não acompanha nada da vida dela, nem acompanhou minha gestação, nem o nascimento, então não é culpa dela ver o padrasto como um pai. Muito obrigada pela resposta fauve.

fauve
Advertido
Há 7 anos ·
Link

Ainda assim ele é o pai. Não é possível "separar uma sementinha que papai plantou na mamãe". Negar o pai do seu filho é negar metade que seu filho é. Sua filha, como tantas outras crianças, deve conviver com a realidade dela: pai biológico que será sempre o mesmo e pai sócio afetivo que pode ser qualquer parceiro que você por acaso venha a ter.

Autor da pergunta
Há 7 anos ·
Link

Eu entendi, é que nós não negamos isso pra ela, como eu disse nós sempre explicamos pra ela e está ótimo assim como está, ela entende muito bem. O problema é que quando o pai biológico aparece ele diz essas coisas pra ela, e ela não fica bem. Judicialmente/formalmente, eu devo só assistir isso?

fauve
Advertido
Há 7 anos ·
Link

Mayara o que você espera que a lei pode fazer em relação a um pai que está falando para a filha que é o pai? Consulte um advogado quem sabe ele encontre alguma brecha.

Gilberto Matheus
Há 7 anos ·
Link

Mayara, se for provado que ele é um pai ausente, que não honra com suas obrigações etc., há a possibilidade de ele ser destituído do poder familiar , além de o padrasto da menina ser reconhecido como pai socioafetivo. No caso, é como se o pai dela fosse "substituído" pelo seu padrasto. Isso é plenamente possível. Procure um advogado para se informar melhor.

fauve
Advertido
Há 7 anos ·
Link

Se o pai fosse ausente não estaria visitando a filha; se a família paterna fosse ausente a avó não pagaria convênio portanto eu não vejo motivo suficiente que levaria um juiz a destituir esse pai de seu poder familiar.

E mesmo sem essa destituição é possível é possível incluir o padrasto como pai socioafetivo.

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos