Bom vou resumir a história. Com 19 anos conheci um rapaz que sabia que estava grávida e que o pai biológico não quis, moramos juntos o bebê nasceu ele registou, tempo depois nos separamos e se passaram 15 anos e o meu filho chama esse rapaz de pai. No caso queria saber se o que vale é o registro ou o fato de não ser o pai biológico,ele quer pagar pensão para o meu filho. Como faço?

Respostas

  • -1
    H

    Hen_BH Quinta, 16 de agosto de 2018, 16h44min

    Isso vai depender de muitos fatores.

    O primeiro deles é a existência do registro que, por se presumir verdadeiro, estabelece a presunção de paternidade/vínculo parental entre eles dois.

    Além disso, parece que há um vínculo afetivo entre eles, pois imagino que o garoto não o trataria como pai, e até mesmo pelo fato de você dizer que esse rapaz (que pelo decurso desse tempo já é um homem feito) quer pagar a pensão para seu filho. Com tantos "pais" se furtando de pagar pensão, o pai do seu filho quer justamente pagar. O que deve fazer?

    Aceitar a pensão e suprir as necessidades financeiras de seu filho. E ambos suprirem as necessidades emocionais.

    ?

    Desconhecido Quinta, 16 de agosto de 2018, 16h49min

    É pq hj ele tem quatro filhos de um casamento ao qual está se separando,e tenho receio da ex mulher dele embargar o pedido

    H

    Hen_BH Quinta, 16 de agosto de 2018, 17h01min

    Ela nada tem a ver com o filho dele (e seu). Ele, pelo visto, quer justamente cumprir as obrigações de pai, e juiz nenhum determinaria que ele fizesse o contrário por mero capricho da atual mulher. O máximo que vai acontecer é ele ter de pagar pensão aos 5 filhos.