A

    andrea alves t de oliveira Sexta, 23 de maio de 2008, 11h03min

    Nicolau Maquiavel, nascido em Florença, filho de advogado, de notável conhecimento detém o poder e posteriormente o perde, quando escreve o livro relatando o que é estar no poder, colocando criteriosamente que para estar no poder é preciso fazer de tudo, e o mais importante é permanecer. Em um trecho do livro ele coloca que é necessário ao político fazer festas para distrair o povo para que não tenham conhecimento das "falcatruas" tratar a todos com amabilidade, principalmente as crianças. Olha, o livro é ótimo! Não precisa imaginar muito e transcrever a atuação de Políticos no Brasil. Mas, resumidamente o livro trata deste aspecto de que o político deve ser um lobo vestido de cordeiro.

    M

    Marilene_1 Domingo, 25 de maio de 2008, 13h01min

    Espero que não sofra como eu sofri ao ler o príncipe,pois li reli e quase não acreditei que era tudo aquilo.È tudo que Andrea disse e um pouco mais.
    Minha professora tentou me convencer de que eu tinha me equivocado com a leitura e até disse que é preciso ter sensibilidade para ler maquiavel,mas na verdade o que preciso ter é estômago,pois a leitura retrata toda a demagogia com que nos tratam os politicos na época das eleições.Se vestem de cordeiros.
    Só lendo.

    M

    marcelo pereira_1 Domingo, 25 de maio de 2008, 14h01min

    Não precisa comprar, muitos sites o disponibilizam para baixa, é so pesquisar.
    O legal que foi escrito nos idos de 1500 e mantêm-se tão atual como hoje, quem diz que político não lê? Se houver mesmo reencarnação, então os políticos de hoje são tudo"unha e carne" daqueles!

    ?

    MARIA Domingo, 25 de maio de 2008, 14h03min

    Obrigado mesmo.
    Fica co papai do ceu!

    ?

    MARIA Domingo, 25 de maio de 2008, 14h04min

    VALEU MARILENE

    R

    RD Domingo, 25 de maio de 2008, 14h28min

    bencinha,
    se você pesquisar no Google ou no Yahoo,digitando o principe - maquiavel ou simplesmente maquiavel,vai encontrar muito material para sua pesquisa.
    Aqui vai um link
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071204184646AAU1LnN
    Mas se você não pesquisar muito, estudar e entender e fazer seu próprio resumo, de nada adianta.
    Boa sorte!

    R

    RD Domingo, 25 de maio de 2008, 14h35min

    Nicolau Maquiavel (1469 - 1527), um dos maiores pensadores e filósofos políticos da história mundial, nasceu em Florença e faleceu antes de ter visto concretizados os ideais pelos quais lutou durante a vida.

    Deixou, porém, um valioso legado, seu universo mental é completamente diverso e nos presenteia com um conjunto de idéias elaborado em cinco ou seis anos de meditação forçada pelo exílio; os trabalhos de Maquiavel continuam sendo lidos e analisados por estudantes de filosofia, história e política.

    Maquiavel nunca chegou a escrever a sua frase mais famosa: "os fins justificam os meios", mas com certeza ela é o melhor resumo para sua maneira de pensar. Maquiavel não era o vilão que as pessoas pensam de modo que o termo maquiavélico tem sido constantemente mal interpretado. Maquiavel ao dizer que "Os fins justificam os meios", provavelmente não fazia idéia de quanta polêmica ela causaria. Ao dizer isso, Maquiavel não quis dizer que qualquer atitude é justificada dependendo do seu objetivo, mas sim que os fins determinam os meios, isto é, de acordo com o objetivo é que se traçam os planos de como atingi-lo.

    No esforço de entender as lutas pelo poder na Itália do século XVI, Maquiavel transformou a teoria política em uma categoria autônoma, desvinculada da religião e da moral cristã. Inaugurou, assim, uma forma de pensar que, ainda hoje, permite-nos visualizar e compreender melhor as exigências decorrentes do surgimento do Estado moderno.

    Ao escrever O Príncipe (1513), seu mais brilhante e conhecido trabalho, Maquiavel expressa nitidamente os seus sentimentos de desejo de ver uma Itália poderosa e unificada. Expressa também a necessidade (não só dele, mas, de todo o povo Italiano) de um monarca com pulso firme, determinado que fosse um legítimo rei e que defendesse seu povo sem escrúpulos e nem medir esforços. A obra consiste de um manual prático dado ao Príncipe Lorenzo de Medicis como um presente, o qual envolve experiência e reflexões do autor. Maquiavel analisa a sociedade de maneira fria e calculista e não mede esforços quando se trata de como obter e manter o poder. O foco para Maquiavel sempre foi o estado, não aquele imaginário e que nunca existiu; mas aquele que é capaz de impor a ordem. O ponto de partida e de chegada é a realidade corrente, ou seja, ver e examinar a realidade como ela é e não como se gostaria que ela fosse.

    A obra é dividida em 26 capítulos, que podem ser agregados em cinco partes, a saber:

    Capítulo I a XI: análise dos diversos grupo de principados e meios de obtenção e manutenção destes;
    Capítulo XII a XIV: discussão da análise militar do Estado;
    Capítulo XV a XIX: estimativas sobre a conduta de um Príncipe;
    Capítulo XX a XXIII: conselhos de especial interesse ao Príncipe;
    Capítulo XXIV a XXVI: reflexão sobre a conjuntura da Itália à sua época.
    A obra-prima de Maquiavel pode ser considerada um guia de conselhos para governantes ensinando que para que um líder mantenha-se no poder é necessário que esteja disposto a desrespeitar qualquer consideração moral, e recorrer inteiramente à força e ao poder da decepção, que tenha um exército forte, que seja apoiado pelo povo, e que seja cercado por ministros leais, competentes e confiáveis.

    Um dos temas mais importantes de O Príncipe é o debate sobre a seguinte questão: “é preferível que um líder seja amado ou temido?” Maquiavel responde que é importante ser amado e temido, porém, é melhor ser temido que amado. Ele explica que o amor é um sentimento volúvel e inconstante, já que as pessoas são naturalmente egoístas e podem freqüentemente mudar sua lealdade. Porém, o medo de ser punido é um sentimento que não pode ser modificado ou ignorado tão facilmente.

    Leia abaixo a dedicatória de Maquiavel feita em O príncipe (mesmo trecho presente no vídeo contido neste artigo):

    Dedicatória

    Nicolau Maquiavel ao magnífico Lourenço de Medicis

    O Príncipe

    "Costumam, o mais das vezes, aqueles que desejam conquistar as graças de um Príncipe, trazer-lhe aquelas coisas que consideram mais caras ou nas quais o vejam encontrar deleite, donde se vê amiúde serem a ele oferecidos cavalos, armas, tecidos de ouro, pedras preciosas e outros ornamentos semelhantes, dignos de sua grandeza. Desejando eu, portanto, oferecer-me a Vossa Magnificência com um testemunho qualquer de minha submissão, não encontrei entre os meus cabedais coisa a mim mais cara ou que tanto estime, quanto o conhecimento das ações dos grandes homens apreendido através de uma longa experiência das coisas modernas e uma contínua lição das antigas as quais tendo, com grande diligência, longamente perscrutado e examinado e, agora, reduzido a um pequeno volume, envio a Vossa Magnificência.

    E se bem julgue esta obra indigna da presença de Vossa Magnificência, não menos confio que deva ela ser aceita, considerado que de minha parte não lhe possa ser feito maior oferecimento senão o dar-lhe a faculdade de poder, em tempo assaz breve, compreender tudo aquilo que eu, em tantos anos e com tantos incômodos e perigos, vim a conhecer. Não ornei este trabalho, nem o enchi de períodos sonoros ou de palavras pomposas e magníficas, ou de qualquer outra figura de retórica ou ornamento extrínseco, com os quais muitos costumam desenvolver e enfeitar suas obras; e isto porque não quero que outra coisa o valorize, a não ser a variedade da matéria e a gravidade do assunto a tornarem-no agradável. Nem desejo se considere presunção se um homem de baixa e ínfima condição ousa discorrer e estabelecer regras a respeito do governo dos príncipes: assim como aqueles que desenham a paisagem se colocam nas baixadas para considerar a natureza dos montes e das altitudes e, para observar aquelas, se situam em posição elevada sobre os montes, também, para bem conhecer o caráter do povo, é preciso ser príncipe e, para bem entender o do príncipe, é preciso ser do povo. Receba, pois, Vossa Magnificência este pequeno presente com aquele intuito com que o mando; nele, se diligentemente considerado e lido, encontrará o meu extremo desejo de que lhe advenha àquela grandeza que a fortuna e as outras suas qualidades lhe prometem. E se Vossa Magnificência, das culminâncias em que se encontra, alguma vez volver os olhos para baixo, notará quão imerecidamente suporto um grande e contínuo infortúnio.”

    --------------------------------------------------------------------------------

    Preço (pesquisado em 30/01/08)

    www.buscape.com.br- de R$ 7,30 à R$ 10,50;
    www.livrariasaraiva.com.br- de R$ 4,90 à R$ 45,00;
    www.americanas.com.br- de R$ 27,90 à R$ 34,90.

    --------------------------------------------------------------------------------
    Para saber mais sobre Maquiavel:

    http://www.culturabrasil.org/maquiavel.htm
    http://www.brasilescola.com/sociologia/ciencia-politica-maquiavel.htm
    http://www.10emtudo.com.br/artigos_1.asp?CodigoArtigo=39&Pagina=1&tipo=artigo
    Para saber mais sobre O príncipe:

    http://www.culturabrasil.org/maquiavel2b.htm
    http://www.arqnet.pt/portal/teoria/principe.html
    http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/2006/08/08/000.htm
    Para ler O príncipe em versão eletrônica:

    http://www.culturabrasil.org/oprincipe.htm
    http://www.arqnet.pt/portal/teoria/principe.html
    http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/principe/index01.html
    Visite os sites acima e os torne favoritos.

    ?

    MARIA Domingo, 25 de maio de 2008, 14h46min

    nossa amiga, ja nao vou deixar d levar meu 10.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    obrigado mesmo q papai do ceu te abençoe mesmo.
    paz!

    ?

    MARIA Domingo, 25 de maio de 2008, 14h49min

    regina , este e meu primeiro trabalho de resenha, estou no primeiro periodo na faculdade e nao estou sabendo por onde começar.
    bjs.

    V

    VERA REGINA F.RODRRIGUES Quarta, 28 de janeiro de 2009, 15h54min

    Oi colega tudo de bom para ti nesta,disciplina pois foi a que eu mais odiei,até aqui!rodei no segundo semestre com ciencia política e não gostei nem um pouco.li o principe até ai Maquiavel,eu ja entendi um pouco pois tive que repetir esta disciplina.mas ele era realmente Maquiavelico mesmo!!!mas como outros livros que mais gostei foi Hobbes,como diz meu prof.que não adianta nós do direito temos que sair com Hobbes na cabeça..é essencial,para o estudo.mas qualquer coisa sobre maquiavel que quizeres saber é só me [email protected].

    V

    VERA REGINA F.RODRRIGUES Sexta, 30 de janeiro de 2009, 8h40min

    oi me add,mesmo,eu tenho bastante conteudos para voce,que vais precissar.ok?abraço

    M

    Márcia Regina_1 Sexta, 20 de março de 2009, 10h23min

    Nossa Regina Mto obrigada........
    estava precisando de um resumo do Principe..
    e encontrei o seu mto bom

    P

    Paulo Roberto Reckers Quinta, 26 de março de 2009, 16h55min

    O livro é de dominio público e vc não estará violando o artigo 184 do código penal se vc baixar ele no site do projeto democratização da leitura, eis o endereço:
    www.portaldetonado.com .br
    Vc encontrará muitos livros digitalizados na integra, entre eles o príncipe, que é uma obra muito atual, apesar de ser clássica.
    Abraços

    P

    Paulo Roberto Reckers Quinta, 26 de março de 2009, 17h00min

    para andrea alves t de oliveira :

    Acho que vc deveria ler o livro com outros olhos. Maquiavel não defendeu o poder pelo poder. Ele considerava que precisaria sim ter um governo forte para acabar com o caos entre o povo e depois sim, instituir a República. Nenhum politico da atualidade é maquiavélico, pois se assim fosse, não agiriam do geito que agem, pois Maquiavel não defendia o poder em benefício próprio.
    Abraços

    C

    Carlos Yann Lopes Reis Quinta, 30 de abril de 2009, 1h22min

    Maquiavel na minha concepção é o poder Judiciário brasileiro. Mesmo nos tempos em que pessoas eram queimadas por esboçarem alguma rigidez contra o Clero, consegue unir várias nuâncias de poder em um só livro. Políticos só lêem este livro para manipular quem não tem a mínima vontade de entrar na internet para pesquisar o que está acontecendo ao seu lado. Mediocridade por parte não do legislativo ou do executivo, mas isso que acontece hodiermente é uma consequência do quarto poder - a imprensa - a qual consegue manipular, principalmente atuantes de direita, que a maioria não estão em contato com o serviço público. Sim, serviço público, não funcionalismo, porque quando você é servidor, honestamente claro, você passa de um simples funcionário do Estado, para ser visto como o "alcançador de suas metas". E com isso a sociedade fica com uma ideia de que o Judiciário somente aplica penas, penas, e penas. E Maquiavel quando faz a famosa pergunta de que é "melhor ser amado do que temido, ou melhor ser temido que amado?" faz jus a esta afirmação, pois a sociedade está assustada ferozmente pela sua própria cultura, o imediatismo.

    T

    Tatiara Terça, 12 de maio de 2009, 14h44min

    Olá, pessoal... se possivel poderiam me mandar o resumo do livro " O Príncipe" de Maquieval ou algum material que tennham disponível ?
    Estou precisando de um urgentemente..
    Grata,

    Taty

    A

    Ana_1 Quarta, 27 de maio de 2009, 14h36min

    Preciso saber qual a relação de cada capitulo do livro o principe maquiavel e a administração.
    Alguem pode me passar?

    *

    *Dilla* Segunda, 13 de julho de 2009, 15h28min

    Pelo que entendi conforme explicação de minha professora de filosofia jurídica, o livro quer mostra o que o governante tem que fazer para ser bom...e que as vezes é necessário usar até da violencia, pois esta é uma forma de resolver conflitos...etc mas apesar de não ter lido o livro (ainda), sei vai valer a pena.
    Acho que seria bom ler alguns resumos antes para uma melhor compreensão.

    Link do resumo: http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_1420.html

    Neto Barros

    Neto Barros Quinta, 16 de outubro de 2014, 21h38min

    gostaria d ajuda cm uma introducao para este livro do pricipe d maequiavel
    .. n sei cmo comecar ? pfv miu ajudem