Problemas com a EAD
Boa noite,
Sou acadêmica do curso de Administração à distância EAD, pela Unitins, tendo como mediadora uma instituíção chamada Eadcon. A grande maioria dos alunos têm tido grandes problemas com essa instituíção, pois pelo que soube, eles não tem suporte para atender a grande demanda de pessoas que se inscreveram no vestibular. Comecei o curso há 1 ano e meio e me arrependo até hoje. Não que a Universidade seja ruim, não, a Universidade é ótima, mas a Eadcon é péssima. As apostilas atrasam , as aulas ficam fora do ar, o portal fica sobrecarregado, na central de atendimento ninguém atende e depois de duas semanas tentando, quando você consegue falar, ninguém resolve o seu problema. Quer ver pior, os contratos estão sem a assinatura da Universidade. Prometeram (tanto em propaganda, quando no portal), bibliotecas, fóruns de discussão, chat's, etc, e até agora nada. Criaram um ambiente virtual AVA, com fóruns de discussão e chat's, só que é só para a nova turma, ou seja, 2008. Gente! isso é o mínimo do que acontece lá, é inacreditável o descaso. Não podemos sair , pois se sairmos perderemos tempo e dinheiro. No final estamos aguardando a boa vontade da Eadcon em resolver os problemas. Desta forma, peço por favor, orientações para resolver essas questões, pois não sei mais a quem recorrer, estou quase indo ao Procon. Já entrei em contato com o MEC, mas eles disseram que o problema não é com eles, que eu teria que enviar uma carta para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Pensei, isso vai é acabar em pizza, então não enviei carta nenhuma. Estou então recorrendo a este Fórum, pedindo ajuda. Agradeço e aguardo
Oi Marcelo
E vou continuar falando. Até porque, agora que nós já temos certeza que você faz parte da Ead-Con a impressão que eu tive é que a Eliana está entrando para te ajudar. Claro que você não precisa ler o que eu escrevo. Mas os problemas não estao resolvido, não é mesmo? Longe disso. Então não adianta tapar os sol com a peneira. Tomara que os alunos consigam garantir seus direitos, nem que seja através da justiça.
Abraços, até a próxima,
Bom dia 1- Não sou funcionario da eadcon . 2- Só sei das coisas pq trabalho direto num polo que tem a eadcon tbem mas faço a função de coordenador na area de informatica 3- Sou aluno estou no 5 periodo de analise de sistemas 4-Então como eu gostei muito do site eu entro para responder o que estão em duvidas .Mas qdo estou na duvida pergunto para pessoas certas não só o que eu acho Agora marisa reponda e vc o que vc tem haver com a eadcon vc é aluna ou alguma coisa parecida ?
Oi Marcelo
Eu sou uma cidadã responsável, que frequento sites no intuito de ajudar as pessoas. Conforme já falei antes, sou executiva do mercado financeiro e professora nas horas vagas. NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EU DEDICO MAIS TEMPO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO DO QUE REMUNERADO.
Só pelo fato de eu ter alertado aos menos avisados que por lei é proibido que instituições adotem qualquer tipo de medida pedagógica contra alunos inadimplentes já vale a minha participação. Pelo visto você e a Eliane são favoráveis a essa medidas.
Também, como já disse antes, sou especialista em educação a distância, e acho uma pena que uma modalidade tão importante seja usada por instituições e pessoas que visam apenas ao enriquecimento fácil.
TODAS AS PESSOAS remotamente preparadas para atuarem com educação a distância SABEM E SEMPRE SOUBERAM que estágios, quando exigidos, são presenciais. E a gente fica sabendo que não existem pessoas aptas para coordenarem os estágios?!?!? Isso já deveria ser pensado ao ser oferecido o curso.
Outra coisa que me deixa indignada: alunos devem estudar em polos; a rigor CA nem existe. E agora Marcelo? Todos os CAs foram estruturados?
Eu vou estar sempre ao lado do que me parece justo, porque não existe neutralidade possível. Qualquer um que se diz neutro automaticamente está assumindo o lado mais forte.
Você se diz aluno e se diz coordenador? Não entendi... Mas também não precisa se dar ao trabaho de responder; eu não me importo.
Boa tarde Marisa
VC só escreveu bonito até parece candidata a algum cargo ou passe o lugar que vc trabalhe e explique que vc é de alguma concorrente pq vc fala que é especialista em ead . Claro que estágio são presenciais pq tem algum que não é ? Outra coisa claro que existe c.a o que aconteceu vc já sabe os culpados foram os donos de cas que não estruturaram e deixaram acontecer isso que todo mundo já sabe .Sabe vou falar uma coisa antes que vc fale ,o mec deviaa antes de liberar verificar os cas .
Eu sou aluno e coordenador de informatica no local entendeu teacher .
Outra coisa qdo vc for candidata passe o seu numero ?
Marcelo
O culpado é sempre o outro, não é mesmo? Claro que o MEC deveria verificar, e claro que quem contratou esses centros também deveria verificar. Quanto mais diluida a culpa, menos responsabilidade, não é mesmo? E azar do aluno, certo? Afinal ele deveria verificar, é essa a justificativa para se prejudicar tanta gente?
Explica melhor o seu caso: você não é formado e já é coordenador? Ou você é formado em uma área, a qual coordena, e está se graduando em outra? Porque quero crer que os coordenaores são todos formados em sua área da atuação.
Olá Marisa,, gostei das suas colocações. Nem todas as pessoas tem acesso a tantas informações e nem a um computador com internet sempre que precisar. Tem muita gente que viu no EAD uma forma de entrar na faculdade, muitos ainda tem esse sonho e com isso essa instituições viram uma forma sim de obter lucro facil. Tem muita cosia ainda a ser amadurecida nestes cursos, principalmente os que tem como obrigatorio para formação o estagio curricular. Isso esta sendo um problema serio, pois a unitins não contratou ninguém para acompanhar no polo o curso de serviço social, nos estamos no 5° periodo e ainda tem material faltando no portal, e a web tutoria não responde. MENTI QUEM DIZ que esta tudo funcionando normal, algumas pessoas aqui em SP, que estagiam pelo convênio CIEE/Unintins vão ser dispensados porque a unitins não quer ter mais gastos contratando professores orientadores para os polos. Fico imaginando, quantos polos eles já tem pelo brasil?. A maioria das pessoas que estão no curso de serviço social não tem ideia da grande importancia do estagio e do registro no CRESS para exercer a função de asssistente social depois de formada. PRESTEM ATENÇÃO, acompanhem o que esta acontecendo pelos sites do cress do cefess, as obrigações segundo a proposta pedagogica do curso pela unitins. Esse semestre é o ultimo que curso pela eadcon, estou esperando minha documentação para transferencia, mas infelizmente muita gente não vai poder ir, cursos presenciais estão muito caros e exigem mais tempo no dia a dia. Mas é preciso quem tiver sempre um pouco mais de informação passar para o outro, isso é ser cidadão, é ser ser humano e agir com etica e não ficar batendo boca com as pessoas que estão aqui atrás de informação. Algumas pessoas aqui se comportam como crianças birrentas e mal educadas. Vamos dividir o saber com nossos irmãos irmãs e até mesmo ficar do lado dos camponeses não do lado da burguesia.
Boa tarde Marisa
1- Já tenho uma graduação 2-acho que vc não entendeu faço eadcon analise e trabalho no mesmo polo na função de coordenador de informática pq no local funciona de dia cursos de informática 3-Todos os coordenadores tem licenciatura e emtodos polo tem sempre um pago pela eadcon 4-Já qdo falei do mec ,sabe até dou razão para ele mas só a eadcon não devia ser todas eads pq conheço e tenho certeza que vc tbem conheçe piores 5-Sabe eu sempre falo que os donos sempre querem ganhar e não arrumam seus centros isso eu falo sempre Entendeu minha amiga agora só falta vc falar em qual ead vc trabalha ?
Marisa ! O Marcelo não é funcionário do EADCON, mas, pelo jeito, será o chefe do marketing do novo empreendimento do amigo dele - de triste lembrança para todos nós do Norte Paranaense por seus envolvimentos comerciais - na nova empreitada, agora no EDUPOL, da Colombia. Como aqui no Brasil está com o Ministério Público acompanhando todos seus passos, não lhe resta outra alternativa, senão partir para seu país de origem, de onde nunca devia ter saído. Já vai tarde, e leve o Marcelo junto. !!!!!!!!!!!!!!
Segundo o Ibraim Sued, "Enquanto os cães ladram, a caravana passa", vejam esta:- "Unitins forma 1800 administradores em todo o país 23/04/2009 - Carlos de Bayma e Cejane Borges - Leituras: 71
A Unitins – Fundação Universidade do Tocantins realiza a Colação de Grau da 1ª turma nacional do curso de Administração na modalidade de EaD – Educação a Distância. A solenidade acontece em 188 municípios de 15 estados brasileiros, com mais de 1800 acadêmicos em todo o país. As cerimônias são presenciais e acontecem nesta quinta-feira, 23, simultaneamente, em todos os municípios, a partir das 19h.
Em Palmas, sede da Unitins, a solenidade será realizada no auditório da ATM – Associação Tocantinense de Municípios, com a cerimônia presidida pela reitora da Unitins, profª Jucylene Borba. Irão compor a mesa o paraninfo Carlos Enrique Franco Amastha, cônsul colombiano; o patrono Raul Filho, prefeito de Palmas; o padrinho Eduardo Gomes, deputado federal; e amiga da turma Fátima Roriz, diretora-geral da Organização Jaime Câmara.
Na capital, colarão grau cerca de 100 acadêmicos, de cinco turmas da cidade de Colinas e Natividade, no Tocantins; e de São José e Santa Cruz do Xingu, no Mato Grosso."
DESTE MODO, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO !
Boa tarde segue para todos vc s um parecer da unitins para o curso de serviço social
que a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS está sujeita a avaliação periódica do Ministério da Educação a fim de garantir a qualidade do ensino oferecido e o respeito à Lei de Diretrizes e Bases de Educação Superior, não havendo motivo para inseguranças no meio acadêmico ou, até mesmo, fora dele. PARECER JURÍDICO No 001/2006 – SDA/EaD/UNITINS REFERÊNCIA: INFORMATIVO CFESS, ABEPSS E ENESSO INTERESSADO: DIRETOR DE EaD E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EMENTA: INFORMATIVO – SERVIÇO SOCIAL – ENSINO A DISTÂNCIA – ASPECTOS LEGAIS – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES CURRICULARES.
Senhor Diretor, Trata-se de informativo levado a efeito pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social – ENESSO e pelo Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, o qual coloca em dúvida a consonância dos cursos de Serviço Social a distância acerca da sua consonância com as diretrizes curriculares do curso, o Código de Ética dos Assistentes Sociais e a Lei que regulamenta a profissão.
PARECER 1. A publicação do presente informativo tem por objetivo colocar em cheque a confiabilidade, dos cursos de Serviço Social a distância, questionando seus aspectos legais pedagógicos que porventura levariam à “uma formação profissional desqualificada e incompleta”, sic. 2. O conteúdo subjetivo das alegações traz em seu bojo, de maneira insofismável, a depreciação dos cursos ministrados a distância, conseqüentemente, das respectivas Instituições de Ensino, causando, por fim, insegurança ao corpo discente quanto à qualidade da formação profissional que está recebendo e, ainda, pela eventual possibilidade de não poder exercer a profissão de Assistente Social. 3. Cabe então informar que a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS, encontra-se em perfeita sintonia com a legislação vigente, atendendo a todas as exigências do Ministério da Educação – MEC, para exercício das atividades de ensino a distância e autorizada a ofertar os cursos de graduação em Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia em Educação a Distância, Pedagogia em Regime Especial, Normal Superior, Serviço Social e Fundamentos em Práticas Judiciárias.
As bases legais da modalidade de ensino a distância são estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que foi regulamentada pelo Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05 (que revogou o Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, e o Decreto n.º 2.561, de 27 de abril de 1998) com normatização definida na Portaria Ministerial n.º 4.361, de 2004 (que revogou a Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998 ).
A saber, a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS, é uma Instituição de Ensino Superior, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC para a oferta de cursos superiores a distância, conforme Parecer CES/CNE nº.140/2004, Portaria nº 2.145/04 de 16/7/2004, publicada em 20/7/2004, portanto, inexiste impeditivo legal quanto ao sistema educacional a distância.
- A UNITINS consubstanciada na prerrogativa legal constante no Art. 20 do Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005, qual seja, autonomia universitária, que lhe permite criar, organizar e extinguir cursos ou programas de educação superior na modalidade de ensino a distância, implantou no ano pretérito o curso de Serviço Social por meio da Resolução nº. 09/2005/CONSELHO CURADOR, órgão colegiado legítimo para tal, por força do Art. 2º, II, “b”, do Decreto nº. 1.672 de dezembro de 2002, in verbis: “Art. 2º. Cumpre ao Conselho Curador da UNITINS:
[...]
II – aprovar:
[...]
b) a abertura, alteração e extinção de Cursos Regulares de Graduação ou de Pós-Graduação;” 7. Sendo assim, não há que se falar em ilegalidade sob o prisma da legitimação da Instituição de Ensino em oferecer cursos de graduação na modalidade de ensino a distância, bem como no tocante à abertura e implantação do curso de Serviço Social. 8. Com amparo no Art. 23 do Decreto nº. 5.622/05, somente é exigida manifestação de Conselhos Profissionais em duas hipóteses: “Art. 23. A criação e autorização de cursos de graduação a distância deverão ser submetidas, previamente, à manifestação do:
I – Conselho Nacional de Saúde, no caso dos cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia;
II – Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no caso dos cursos de Direito.” Não há imperativo legal que obrigue as IES, principalmente aquelas que detêm autonomia universitária, a submeterem seus projetos pedagógicos, programas de ensino, ou quaisquer informações curriculares aos demais Conselhos Profissionais, interpretação que se estende às entidades de classe.
- Contudo, objetivando dirimir quaisquer dúvidas e demonstrar a lisura e transparência peculiares à esta distinta Universidade, com espeque no inciso XXXIII, do art. 5º da CF/88: “XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;”
A UNITINS, em todos os seus cursos, segue fielmente as Diretrizes Curriculares traçadas pelo Ministério da Educação. Especificamente, em se tratando do curso de Serviço Social, a Resolução nº. 15, de 13 de março de 2002, buscando sempre a formação do profissional em Serviço Social que atue...
“nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.” (Resolução nº.15, de 13 de março de 2002)
A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS utiliza-se da tecnologia a serviço da educação para democratizar o acesso ao Ensino Superior de qualidade em todas as Regiões do Brasil através do sistema de ensino a distância. Todas as atividades são realizadas com uma abordagem multidisciplinar envolvendo profissionais de diversas áreas do conhecimento, o que fortalece o tripé ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO.
Insta ressaltar, por fim,
DA CONCLUSÃO 12. Dessa forma, pelas razões de fato e de direito acima aduzidas, tem-se, claramente, que o informativo tem caráter depreciativo, sem qualquer embasamento acerca do sistema de educação a distância, com intuito tão somente de gerar polêmicas infrutíferas. É o parecer.
Palmas/TO, 28 de março de 2006.
Raimundo Falcão Coelho Neto Assessor Jurídico/EaD
Que a Unitins tem autorização e credenciamento para oferecer o curso de Serviço Social a distancia todos nos sabemos, a minha pergunta é duvida ainda é outra. Porque a UNITINS AINDA NÃO CONTRATOU UM PROFESSOR ORIENTADOR PARA ACOMPANHAR A TURMA NO PROCESSO DE ESTAGIO, TANTO OBRIGATORIO QUANTO NÃO OBRIGATÓRIO ? E PORQUE NÃO TEMOS UM TUTOR NA SALA FORMADO EM SERVIÇO SOCIAL? Talvez para sucatear o profissonal, pelo menos é isso que o Conselho Federal de serviço social sempre afirma. Precisamos de um profissional no presente no polo, pelo menos para nosso curso de serviço social.
Prezado Marcelo Madureira,
Pelo pouco que observei, parece que você conhece muito bem a estrutura da EADCON. Neste caso, poderia me informar quem é o responsável pelo setor de PÓS uma vez que falei na Fael (41) e Unitins (63) e ninguém consegue essa informação.
Janaina e Carla Piovesan - não consigo acessá-las.
Boa tarde pessoal, sou aluna do terceiro periodo do curso de Pedagogia da eadcon em Pernambuco, e estou com um problema serissímo, queria que voces dessem opinioes e me ajudassem a respeito dessa questao. Desde janeiro eu pedi transferencia do CA do Boa Viagem para o CA do Derby, solicitei tudo via requerimento padrao, paguei uma taxa de 30,00 no Banco do Brasil, e enviei via correios, e paguei tambem a rematricula, e ate hoje nao me transferiram, nao consto no sistema do Boa Viagem e nem no sistema do Derby, resumindo nao estou em nenhum, ja mandei emails, ja liguei centenas de vezes para o 0800, e ninguem resolve absolutamente nada ficam jogando, falando que o problema é porque o CA de Boa Viagem , é Unitins e o CA do Derby é Fael, e que por isso o processo é demorado, porque sao Instituiçoes diferentes. Só que por conta disso eu estou prejudicada, nao posso postar trabalhos, nao posso postar provas, nao tenho acesso nenhum ao portal da Eadcon, quando entro no site da Eadcon e coloco meu login e senha aparece a mensagem: o aluno nao esta matriculado. Nao sei mais o que fazer, ja falei pra eles que vou procurar os meus direitos, pq ja esta praticamente no meio do periodo letivo e estou correndo o risco de perder o periodo, eu pergunto: é justo isso? gostaria que voces me orientassem, porque ja se esgotaram os meus recursos junto a Unitins, eles nao estao fazendo caso nenhum, por favor me ajudem nessa questao, estou aberta pra qualquer, sugestao, no sentido de resolver essa situaçao que esta me tirando o sono. Meu email é [email protected]
Marcelo bom dia, Sobre a autorização da unintins para ofertar o curso de serviço social eu já sabia pois chequei isso quando fui entrar. Mas veja só a declaração do MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ a respeito da EADCON:
" O maior problema envolvendo a Fael e a Unitins está na parceria firmada com a Sociedade de Educação Continuada (Educon), que tem o nome fantasia Eadcon. No papel, a Eadcon tem autorização para funcionar ofertando apenas cursos de pós-graduação (lato-sensu) a distância. Também pode, como empresa terceirizada, fornecer tecnologia, como transmissão das aulas via satélite, para as instituições de ensino. A questão é que, além de transmitir as aulas, a Eadcon estava cuidando administrativamente dos polos de ensino, o que não é autorizado pelo MEC. "As instituições de ensino, como qualquer empresa, podem terceirizar alguns serviços. O que não é permitido é que elas também abram mão de cuidar da parte acadêmica", explica Bielschowsky. Para continuarem credenciadas, as instituições se comprometeram a seguir as regras: elas têm um ano para fazer todas as adequações, caso contrário, perderão o direito de ofertar cursos de graduação. "