Problemas com a EAD
Boa noite,
Sou acadêmica do curso de Administração à distância EAD, pela Unitins, tendo como mediadora uma instituíção chamada Eadcon. A grande maioria dos alunos têm tido grandes problemas com essa instituíção, pois pelo que soube, eles não tem suporte para atender a grande demanda de pessoas que se inscreveram no vestibular. Comecei o curso há 1 ano e meio e me arrependo até hoje. Não que a Universidade seja ruim, não, a Universidade é ótima, mas a Eadcon é péssima. As apostilas atrasam , as aulas ficam fora do ar, o portal fica sobrecarregado, na central de atendimento ninguém atende e depois de duas semanas tentando, quando você consegue falar, ninguém resolve o seu problema. Quer ver pior, os contratos estão sem a assinatura da Universidade. Prometeram (tanto em propaganda, quando no portal), bibliotecas, fóruns de discussão, chat's, etc, e até agora nada. Criaram um ambiente virtual AVA, com fóruns de discussão e chat's, só que é só para a nova turma, ou seja, 2008. Gente! isso é o mínimo do que acontece lá, é inacreditável o descaso. Não podemos sair , pois se sairmos perderemos tempo e dinheiro. No final estamos aguardando a boa vontade da Eadcon em resolver os problemas. Desta forma, peço por favor, orientações para resolver essas questões, pois não sei mais a quem recorrer, estou quase indo ao Procon. Já entrei em contato com o MEC, mas eles disseram que o problema não é com eles, que eu teria que enviar uma carta para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Pensei, isso vai é acabar em pizza, então não enviei carta nenhuma. Estou então recorrendo a este Fórum, pedindo ajuda. Agradeço e aguardo
Boa noite
Sou acadêmica de Serviço Social do 4º Período da EADCON, conferso que fiquei muito preocupada em saber dessas possíveis possibilidades de fechar os C A. Pois aqui em minha cidade não é uma verdadeira maravilha, porque problemas há em todos os C A, mais onde não tem?. Eu e meus colegas de turmas estamos satisfeito com nosso curso,nosso mateial é ótimo e estou confiante que o MEC vai solucionar esta situação de maneira inteligente para não nos prejudicar,porque não vejo a hora de concluir meu curso.
Boa noite Sou do 4° período de serviço social, EADCON espero que o MEC não feche o C A de minha cidade, porque apesar dos problemas que há em todos os outros, aqui esou satisfeita com meu curso com as aulas, e acredito tambem que só não aprende quem não quer aprender, quero muito terminar meu curso, eu espero que 0 MEC resolva da melhor maneira possível.
MEC desativa pólos de ensino a distância Reportar errosPDFImprimirE-mail21/11/2008 12:17 O Ministério da Educação está desativando 1.337 pólos de educação a distância em todo o país. A medida resulta de amplo processo de supervisão em instituições de ensino desde o início do ano. A fiscalização apontou diversas irregularidades em pontos de atendimento presencial aos alunos, como ausência de coordenadores, falta de laboratórios de informática e de bibliotecas.
O MEC destaca a preocupação de impedir que os alunos matriculados sejam prejudicados. “Está mais do que provado que a educação a distância pode ser oferecida com excelência. Por isso, não podemos correr o risco de instituições ainda mal estruturadas ampliarem, de maneira desordenada, a oferta de vagas sem garantir os direitos dos estudantes”, disse o ministro Fernando Haddad.
O Brasil conta com 109 instituições que oferecem cursos de graduação a distância, das quais oito atendem a 416.320 alunos e representam 54,7% de todo o alunado da modalidade. Quatro delas já foram avaliadas e outras quatro passam pelo processo. A primeira etapa do processo de supervisão, em fase de assinatura dos termos de saneamento, abrangeu a Universidade do Oeste do Paraná (Unopar), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), de Santa Catarina, e a Faculdade Educacional da Lapa (Fael), do Paraná.
“Iniciamos o processo com essas instituições justamente porque elas concentram o maior número de alunos e, também, o maior número de denúncias”, explicou o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky. O processo de supervisão está baseado nos decretos nº 5.773, de 9 de maio de 2006, e nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005.
A Unitins e a Fael, associadas ao Sistema Eadcon, dispõem de 1.494 pólos de atendimento. Desses, 1.278 terão de ser desativados. O Sistema Eadcon não está credenciado pelo MEC para oferecer cursos de graduação a distância — somente de especialização. “O Eadcon extrapolou. Participa do processo acadêmico de maneira inadequada”, afirmou Bielschowsky.
A Uniasselvi, que terá 60 de seus 93 pólos desativados, promove reestruturação em comum acordo com o MEC e vai reformular o processo de avaliação, além de aprimorar a infra-estrutura dos pólos remanescentes.
Revisão — Das quatro instituições, somente a Unopar não precisará fechar nenhum dos 357 pólos de apoio presencial. Entretanto, terá de limitar o número de vagas a 35 mil — redução de um terço do que foi oferecido este ano —, rever o material didático, contratar coordenadores de pólo, aprimorar o atendimento nos pólos, especialmente na questão da biblioteca, e reelaborar o sistema de avaliação.
No caso da Unitins, o vestibular está suspenso. Nas demais instituições, o número de vagas estará restrito durante o processo de saneamento. Todas terão um ano para se adequar aos requisitos de qualidade estabelecidos pelo MEC. Passam agora por avaliação a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), do Rio Grande do Sul; a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), da Bahia; a Universidade Castelo Branco (UCB), do Rio de Janeiro, e a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).
Estão matriculados 60 mil alunos nos pólos desativados. Segundo Bielschowsky, eles podem ser transferidos para outros que estejam funcionando regularmente e sejam próximos do anterior. “Caso os alunos não possam ser transferidos, os pólos continuarão abertos até que os matriculados concluam os cursos”, esclareceu o secretário.
Os estudantes interessados em fazer curso a distância podem consultar a lista de pólos credenciados pelo MEC.
Assessoria de Comunicação Social SEED- Secretaria de Educação a Distancia - MEC
Matéria divulgada no site :http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=11664&interna=6
Vinícius Brito, você está publicando matéria velha. Já sabemos da atitude de irresponsabilidade e incompetência do MEC. Parece que você não leu a matéria que transcrevi do Jornal, O Girassol, de tocantis, logo acima. Senão fosse a notícia que você ora reproduz acima, meu amigo, nem estaríamos aqui neste fórum discuntindo sobre a Eadcon. Como já se pode perceber, a maioria das pessoas já está defendento o nosso sistema. Espero que estejam mandando mensagens para o site do MEC para eles tomarem conhecimeno disso.
As reações contra o MEC já começaram. Vejam abaixo: Pronunciamento da ABED às Ações do SEED-MEC, novembro de 2008
Tendo sido solicitada para manifestar sua opinião sobre as recentes decisões da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação quanto ao desempenho de algumas instituições de ensino superior, como Presidente da ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância, sociedade científica sem fins lucrativos, aproveito esta oportunidade para fazer as seguintes observações:
É louvável a insistência do Ministério da Educação (MEC) em estabelecer critérios para a garantia de qualidade por parte das instituições credenciadas para oferecer cursos através da modalidade educação a distância (EAD). Essa função atribuída ao MEC pela Constituição do país deve ser um esforço de múltiplas etapas. A ABED espera continuar apoiando o MEC, sobretudo promovendo pesquisas e conclaves, nos quais os critérios de qualidade em EAD são debatidos por educadores e outros profissionais experientes. Quando entidades da sociedade civil e órgãos do Estado juntam suas energias em prol de uma meta comum, os resultados certamente são mais positivos. Nesse sentido, a ABED teve a honra de ser parceira da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na realização de um seminário internacional, em 16 de junho, sobre as “conquistas” da EAD nos últimos anos.
A EAD representa a mais apropriada solução para aumentar o acesso a estudos pós-secundários destinado a camadas da nossa população que não tiveram essa oportunidade no passado, ou por morarem longe dos centros urbanos (70% dos municípios brasileiros não dispõem de qualquer instituição de ensino superior), ou por não terem condições econômicas para se dedicar aos estudos. A flexibilidade oferecida pela EAD é ideal para pessoas que têm de trabalhar para seu próprio sustento, que têm a motivação para progredir profissionalmente e a auto-disciplina necessária para completar tarefas acadêmicas, mesmo quando não há um docente a seu lado auxiliando-as. É difícil imaginar uma preparação melhor para demandas profissionais cada vez mais exigentes.
Seja na convencional opção presencial, seja na modalidade a distância, os critérios de qualidade no ensino superior devem ser iguais, levando o aluno aos mesmos propósitos: usar a informação com inteligência, aplicar o conhecimento adquirido na disciplina escolhida e em outras áreas, desenvolver espírito crítico e realizar pesquisa, além de comunicar-se com clareza.
As restrições do MEC a certas instituições por terem demonstrado deficiências, não implica penalização, mas preocupação com o aperfeiçoamento continuado e sustentável—tal como as práticas esportivas que impõem obstáculos cada vez mais desafiadores. Por isso, achamos salutar que as instituições sempre tenham a oportunidade de corrigir suas atividades sujeitas a críticas justas.
Consideramos oportuno que a mídia veicule comentários não somente a respeito das instituições que receberam uma “chamada de atenção” (por deficiências no seu desempenho acadêmico), mas também sobre a grande maioria que oferece cursos a distância operando com sucesso e com qualidade equivalente à dos mais destacados centros de ensino superior no exterior. A ABED, desde sua fundação, em 1995, vem defendendo a idéia de que é contraproducente assumir que qualidade (no binômio ensino/aprendizagem) seja monopólio de instituições públicas—há exemplos de excelência e de mediocridade em ambos os universos, no convencional ou a distância.
A intervenção do MEC nas instituições não está baseada nos resultados de avaliação da aprendizagem determinados pela Lei do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), segundo a qual o maior peso da nota de avaliação da qualidade da aprendizagem na graduação está nos resultados do ENADE. Esses resultados do ENADE são amplamente favoráveis à modalidade da EAD como parâmetro legal para o indicativo de qualidade.
Acreditamos que o MEC esteja equivocado ao estabelecer que há apenas um único modelo de qualidade na EAD, e que é este o modelo adotado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), importante projeto do próprio Ministério. O MEC diz que é apenas no formato da educação “semipresencial” (a mistura do presencial com a EAD), com atendimento regular de alunos em “pólos presenciais, é que existe “qualidade”. Essa visão diminui as possibilidades de experimentação, de inovação e de abordagens pluralistas, fatores altamente positivos, defendidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (No. 9394/1996) . Da mesma forma, representam uma atitude conservadora e fechada. Por exemplo, o MEC exige biblioteca presencial e específica para cada curso oferecida no pólo, e não aceita bibliotecas digitais online, ou a possibilidade de a biblioteca central da universidade enviar livros solicitados pelos alunos.
As premissas de "estrutura física e de tutor presencial" adotadas pelo MEC representam, na prática, um entrave para a EAD no país. O que o MEC está propondo é um retorno à década de 1970 no Brasil, quando as grandes universidades públicas, que buscavam atender a uma ou outra região distante, criavam ali um "campus avançado", que funcionava de forma semelhante ãquilo que o MEC está propondo para a UAB. Naquele "campus avançado" era criado um ou outro curso, com uma pequena infra-estrutura de apoio e com o deslocamento temporário de professores da universidade para atender aquela localidade. Ou seja, a exigência do MEC de que todas as instituições devem seguir o modelo único dos pólos presenciais da UAB oprime a educação a distância e cria a "educação distante". O MEC tem o direito e a liberdade de proceder assim no seu próprio programa, mas não pode obrigar toda a sociedade a fazer o mesmo.
A ABED sempre defendeu uma EAD de qualidade, e sempre estimulou a pesquisa científica e a troca de saberes para a inovação tecnológica e o desenvolvimento de estratégias educacionais na modalidade. Mas, a atual política do MEC é restritiva ao uso das novas tecnologias, em especial às tecnologias digitais que estão revolucionando a educação em todo o mundo. Pesquisa do INEP mostrou que 82,9% dos alunos da EAD estão conectados à Internet, e que o Brasil é o país com a maior taxa de crescimento da rede www no mundo. O MEC parece não reconhecer a validade dos fenômenos contemporâneos de aprendizado em rede, do “empowered student” (o aluno ‘fortalecido’ pelo apoio da tecnologia), de inteligência coletiva, de professores e de alunos interagindo on-line e off-line sem prejuízo para o resultado da aprendizagem, do uso de sistemas avançados de simulação e virtualidade, além de outros exemplos de sucesso em todo o mundo. É significativa que a edição de 2008 (reportando a situação de 2007) do Anuário Estatístico Brasileiro da Educação a Distância demonstrou que, pela primeira vez, a forma de estudo mais utilizada na EAD no Brasil foi através da Internet, e não mais através de material impresso.
Nós não queremos acreditar que o Brasil esteja entrando numa fase de conservadorismo político e administrativo na educação superior a distância, com a imposição de um modelo único e da ameaça de descredenciamento das instituições que tentarem fazer seu trabalho de outro modo. Temos certeza de que os responsáveis pela área de EAD no Ministério compartilham com os associados da ABED no que se refere a uma visão universal de desenvolvimento científico e tecnológico e de propostas educacionais, cujo conteúdo é a experimentação e a avaliação de resultados efetivos--o caminho para a modernização, para a conquista de novos patamares de conhecimento e a descoberta de novas ferramentas para o aprimoramento cognitivo. A ABED quer se unir ao MEC para desenvolver na EAD nacional um ambiente de práticas de qualidade que contribuam para o desenvolvimento geral do país. Com o reconhecimento de múltiplos modelos de atuação, além da aplicação de um alto nível de exigência acadêmica dos alunos, docentes e instituições envolvidos no processo, com certeza venceremos esta etapa de “dores de crescimento”.
Prof. Dr. Fredric M. Litto Presidente, ABED São Paulo, 27 de novembro de 2008 Dia Nacional de Educação a Distância Fonte: Presidente da ABED - Prof. Dr. Fredric M. Litto voltar | ir para o topo | página inicial | indique esta notícia
Com certeza a seriedade do Sistema Eadcon é ótima, tão ótima que a minha turma entrou no procon para requerer o certificado de pós que concluímos no início de agosto/2008, onde estava no portal que em 30 dias seria expedido o mesmo. Até hoje nada e o tutor não sabe nada, perdemos de se inscrever até o dia 21/11 como professor ACT pós graduado no Estado de SC e município de nossa região. E agora?
Bom, queria salientar que não estou aqui nem para defender nem para criticar mas gostaria de entender se os CAS terãoque ser reformulados,ou seja, aqueles que não condizem com as normas exigidas, outra dúvida é se o contrato de prestação de serviço emitido pela instituição é entregue no atoda matrícula,pois já fi outra faculdade presencial e estou concluindo outrae ambas me forneceram o mesmo para assinar na hora em que fiz a matrícula. Já procurei saber no CA e disseram que estavam revendo o mesmo,corrigindo valores, mas isso não se faz antes do início das aulas para que antes de fecharmos ocontrato tomarmos consciência do que o mesmo diz, os direitos e deveres das duas partes, como posso reinvidicar algo se nem sei o que consta no documento? Isso nãoaconteceu só comigo, mas com todos do meu CA que entraram no vestibular de inverno. Será que isso e legal Quanto a essas mudanças estamos todos apreensivos pois já ví alguns CAS aqui fechando e alguns realmente devem rever seu trabalho pois muitos nem tem tutores sem contar que funcionam em lugares horrendos! Muita gente não se manifesta pois assim muitos buscam apenas um diploma exigido pelo MEC, como é ocaso do cursode pedagogia, não só lá, mas em outras faculdades, outros visam o preço que é mas em conta do que uma presencial, mas e aqueles que estão lá com o intuíto de aprender tem sim que correr atras dos seus direitos. Quando me refiro aos alunos de pedagogia, não quero incluir todos mas uma boa parte quer simo seu diploma para poder trabalhar, e o MEC deveria levar em conta isso, pois é uma exigência imposta por eles, então o certo seria eles facilitarem e não tumultuarem mas a vida de quem busca uma qualificação.
Já tive inúmeros problemas com a EADCOM. Cansei. Tomei coragem e optei por sair dessa instituição. Fiz vestibular hoje na UNOPAR e farei na semana que vêm na FATEC Internacional (faculdade do Grupo UNINTER). tenho colega nas duas e os relatos são os melhores. Já até assisti uma aula na Fatec e adorei. Além disso eles dão livros e não essas opostilas superficiais. Se vou pagar, quero um serviço de qualidade e não ficar me preocupando com problemas que não foram causados por mim, e sim pela péssima administração de uma instituição de ensino.
Pelo visto voces tambem sao a favor do diploma nao valer nada !!!! Um CA que nao tem biblioteca, muito menos sala de estudos...professores que correm com as materias e quando voce tenta tirar duvidas ninguem aparece...Dou boa sorte aos que ficarao, pois ja pedi a desistencia !!! Somente conseguirao estagio se tiverem o famoso QI - Quem Indica, pois dar estagio ou emprego para alguem que cursou uma faculdade que nao tem a menor estrutura e ainda é EAD....
Boa tarde!
Acho que vcs alunos não deveriam ficar falando da sua própria instituição.Por que no final vcs receberão seus diplomas delas. A EADCON é uma instituição muito séria, as aulas transmitidas pela mesma é de ótima qualidade. Quanto a todos os problemas citados, para isso vcs têm os 0800, exijam o número de protocolo de cada ligação e sejam educados com os atendentes.Quantos as notas erradas e frequência perguntem ao ca quem é o coordenador de pólo daquele ca.Só ele poderá resolver esse tipo de problema. Passem a pegar mais no pé dos tutores de vcs que são as pessoas responsáveis por postarem corretamente as notas e frequência semanalmente.
estou a disposição de qualquer aluno que queira tirar alguma dúvida.
José Manoel, você tocou na ferida. Realmente, as pessoas que ficam reclamando são aquelas que, com certeza não frequentam as aulas, não conhecem o nível das aulas da Unitins, da Fael e da Eadcon, não sabem que o assistente de sala é que posta as notas e que o Pólo ao qual um CA é subordinado pode corrigir notas erradas, impostar notas daqueles que ficaram inadimplentes e agora acertarem suas finanças com a Eadcon e que pensaram que iriam comprar um diploma, pelo fato do estudo ser a distância. Como já disse anteriormente, existem CAs que trabalham seriamente e tentam resolver e acabam resolvendo o problema de seus alunos e também existem CAs que não têm competência. Esses CAs é que deveriam ser fechados após fiscalização da própria Eadcon e do MEC. Aqui em Arinos, Minas Gerais o CA sempre foi e será sério. Não está brincando de fazer faculdade não. Assim como existem CAs bons, existem CAs ruins. Assim como existem faculdades a distância boas, existem as ruins. Assim como existem faculdades presenciais boas existem as ruins. Então meu conselho para quem está com problemas de notas, presença, etc. é que ao invés de querer detonar todo um sistema, É QUE VÁ AO SEU ASSISTENTE DE SALA E AO DIRIGENTE DE SEU CA E EXIJA QUE SEUS PROBLEMAS SEJAM RESOLVIDOS. ISTO VAI GASTAR TEMPO E ALGUNS TELEFONEMAS, MAS AOS POUCOS O CA VAI DESCOBRINDO OS CAMINHOS PARA A SOUÇÃO DOS PROBLEMAS E ELES SERÃO RESOLVIDOS, COM CERTEZA. MAS LEMBRE-SE, PARA EXIGIR ISTO, VERIFIQUE SE VOCÊ ESTÁ MATRICULADO NO SEMESTRE. PARA ISSO VOCÊ DEVERÁ ESTAR COM O PAGAMENTO, PELO MENOS DA MATRÍCULA, NO SEMESTRE EM CURSO PARA PODER REINVINDICAR SEUS DIREITOS. SE NÃO ESTIVER NESSA SITUAÇÃO, REGULARIZE SUAS FINANÇAS COM A EADCON E CORRA ATRÁS COMO DISSE ANTERIORMENTE. APENAS RECLAMAR NO FÓRUM NÃO VAI ADIANTAR. FAÇA O SEU CA SER BOM. SE VOCÊ EXIGIR ISSO, OU ELE MELHORA BEM OU DEVERÁ FECHAR DE VEZ. AQUI EM ARINOS A GENTE ESTÁ FAZENDO ISSO E AS COISAS TÊM ANDADO BEM. JÁ FORMAMOS UMA TURAM DE NORMAL SUPERIOR NO ANO PASSADO E FORMAREMOS MAIS QUATRO NESTE ANO (OS ASSISTENTES E OS ALUNOS ESTÃO PREOCUPADOS E CORRENDO ATRÁS DAS PENDÊNCIAS PARA A COLAÇÃO DE GRAU QUE DEVERÁ OCORRER EM ABRIL/2009).
Boa Tarde,
Prestei vestibular pela Eadcon em dezembro de 2007 passei para Serviço Social, me matriculei mas o curso não atingiu o numero de alunos suficiente, não tive interesse por outro curso e pedi resarcimento dos valores pagos R$ 35,00 inscrição do vestibular e R$ 199,00 da matricula, estou desde março tentando receber os valores mas nada, entrei na justiça, pequenas causas, mas em vão, por que em Cuiaba que responde pela região ninguem quiz receber o A.R. então foi enviado ao endereço de Curitiba, foram entimados mas naõ compareceram a audiencia, me depositaram R$ 99,50 inicio de setembro e alegam que estou matriculada em Administração e desisti, tenho testemunhas e documentos que provam o contrario e ai como fica isso? Quando ligo é sempre a mesma coisa passa pra um e passa pra outro e nada se resolve, isso quando atendem o telefone.Tenho amigas que optaram por outros cursos e estão mto arrependidas por que elas relatam a bagunça que ta a Eadcon, menos mal, eu posso até perder esses R$ 134,50, que estou feliz por não ter caido nessa roubada, fui visitar outras EAD e vi que são mais serias conversando com quem frequenta as aulas, mto mais serias e corretas, respeitadoras dos direitos dos academicos.Meu conselho e: quando optar por cusrso a distancia, conheça primeiro, converse com quem ja esta frequentando e quem vai responder por suas questões e de que maneira, teste se funciona pq tempo é dinheiro, e perder tempo com EAD que naõ funciona é perder mto tempo...
Abraços