Conta corrente conjunta com aplicação
Meu pai e minha mãe tem uma conta corrente conjunta,Meu pai é o primeiro titular e através desta conta anos atrás ele fez um investimento em renda fixa,no Banco informaram que caso ele morra minha mãe não conseguirá fazer o Resgate pra conta corrente,terá que fazer inventário,é realmente isso?Minha mãe não entende isso pois ela diz: ""Mas a conta é Conjunta""e o Banco disse que a c/c é mas a aplicação não!!Recomendaram eles transferirem pra uma poupança conjunta ou plano de previdência colocando a mãe como beneficiária!
Veja que não estão sugerindo poupança. Estão te sugerindo um plano de previdência conjunta com uma poupança onde sua mãe seria BENEFICIÁRIA e não titular.
Como eu disse: em caso de falecimento todos os bens do falecido serão levados a inventário, inclusive saldo de conta corrente e aplicações financeiras.
Abraços
Muitas pessoas não sabem mas o fato de ter uma conta conjunta não garante que o segundo titular possa efetuar resgates de fundos de aplicações caso o primeiro titular venha falecer,O que estiver disponível na conta corrente o segundo titular pode movimentar normalmente,Já a aplicação ficará bloqueada entenderam???E isso vale pra qualquer tipo de conta conjunta,percebo que muita gente não sabe disso e só saberá quando por ventura o primeiro titular vier a faltar,somente Poupança e fundos de previdência podem livrar os desavisados deste inconveniente.Pensem bem um casal que juntou a vida inteira economias ,em uma conta conjunta ,caso o primeiro titular seja o marido e nesta conta tiver uma aplicação,ele vindo a falecer,a esposa não terá acesso a Nada,um tostão sequer!!Entenderam?Ou todos saiam Disso?
Tarcísio existem contas conjuntas solidárias e não solidárias.
Como eu disse: o dinheiro não é só de uma das partes mas numa conta solidária qualquer dos titulares pode "limpar" essa conta. Vamos supor que o banco não saiba (até porque não tem bola de cristal) que um dos titulares faleceu. O outro limpa a conta. O correto e honesto em caso de falecimento é que o inventariante se preocupe de colocar a conta no inventário. Na prática, em contas solidárias dá para quem está vivo limpar a conta. E os herdeiros só saberão após fato consumado ou nem ficam sabendo.
Você está com muita dúvida, consulte um advogado.