Tenho 21 anos e gostaria de saber se há possibilidades de tirar o sobrenome do meu pai e permanecer somente com o da minha mãe. Pois meu pai me abandonou desde os meus 4 anos. Depois de grande, tentei me aproximar, mas não deu certo! Não existe afeto, muito menos interesse da parte dele. Nunca ajudou minha mãe com nada e quem fez o papel de pai a minha vida inteira foi minha mãe. Não quero permanecer com esse sobrenome muito menos passar para os meus filhos o mesmo. (Quando tiver)

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 21 de setembro de 2018, 18h07min Editado

    GABRIELA

    Se o sobrenome for constrangedor é possível tentar sua substituição por algum outro sobrenome pertencente aos seus avós. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É rápido, simples e de baixo custo (pois é integralmente digital e não há audiência no forum). Pelo Estado de SP demora até 4 meses. Obs: posso responder pessoalmente com mais detalhes e valores através do e-mail: [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    Especialista em Alteração de Nomes
    www.mudarnome.blogspot.com.br

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 21 de setembro de 2018, 18h57min

    Olá Gabriela,
    não é possível excluir o sobrenome do pai biológico. Com razão o Dr. Herbert acima, existe a possibilidade de adicionar um sobrenome avoengo em qualquer posição através de ação rápida e digital de Retificação de Registro Civil, com um advogado de sua localidade
    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE
    Especialista em alteração de nomes
    lucianazoudine.wixsite.com/advogada

    ?

    Desconhecido Sexta, 21 de setembro de 2018, 19h54min

    Eu não entendo, como somos obrigados a carregar o sobrenome de alguém que nem sequer busca saber da minha existência. Eu não gostaria de fazer trocas de sobrenomes e sim me desvincular totalmente dele, permanecendo apenas o da minha mãe.

    ?

    Desconhecido Sexta, 21 de setembro de 2018, 19h58min

    Eu não quero substituição e sim a exclusão..