Gostaria de ter uma resposta para minha dúvida. Uma pessoa pode acusar de calúnia outra caso o seguinte fato aconteça: Uma mãe tem reclamado de sumiço de dinheiro de sua bolsa e um parente esconde uma camera para gravar a pessoa que está furtando o dinheiro da mulher. As gravações provam que o ladrão era o próprio filho da mulher. Caso a mãe não faça queixa e o familiar acabe divulgando para os outros que o filho da mulher é ladrão, o indivíduo pode processar o familiar por calúnia? Mesmo ele tento provas

Respostas

    F

    fauve Domingo, 23 de setembro de 2018, 5h43min

    Ele tem provas, certo? Então ele não estará imputando a ninguém uma acusação caluniosa.

    Conselho não solicitado: não se meta nessa, deixe que mãe e filho se virem.

    D

    Desconhecido Domingo, 23 de setembro de 2018, 6h59min

    fauve! nao ha crime nesse caso envolvendo mae e filho, e terceiro que fez a gravacao e a divulga tera grandes problemas a comecar na esfera civel.

    F

    fauve Domingo, 23 de setembro de 2018, 14h25min

    ISS por favor explica melhor: porque entre mãe e filho não há crime?

    Grata

    D

    Desconhecido Domingo, 23 de setembro de 2018, 14h31min

    so ha crime envolvendo ascendente contra descendente ou vice versa quando ha violencia.
    Art. 181 – É isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste título, em prejuízo: I – do cônjuge, na constância da sociedade conjugal; II – de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, seja civil ou natural.

    F

    fauve Domingo, 23 de setembro de 2018, 14h49min

    Quer dizer que quando um "nóia" resolve se apropriar dos bens dos pais para trocar por droga não acontece nada?

    Grata pela explicação.

    H

    Hen_BH Domingo, 23 de setembro de 2018, 15h26min

    Se não houver violência, infelizmente o noia sai limpo.

    F

    fauve Domingo, 23 de setembro de 2018, 15h34min

    Entendi. Grata

    D

    Desconhecido Domingo, 23 de setembro de 2018, 15h46min

    pois e nao acontece nada.