L

    Luciano Pedro São Paulo/SP Terça, 25 de setembro de 2018, 11h10min

    Olá. Bom dia Geraldo, é muito comum na sua área de atuação a formalização de um CONTRATO DE PARCERIA, que é basicamente a locação do espaço para outro profissional. Contudo essa pratica carrega um grande risco de uma demanda trabalhista, visto não ter previsão legal e muitas vezes contém características como a pontualidade, pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e subordinação, gerando o vínculo trabalhista.

    G

    Gustavo Falcão Terça, 25 de setembro de 2018, 12h12min Editado

    Olá Geraldo.

    O Luciano deu uma excelente resposta.
    Mas além disso, existem alguns pontos que seriam interessantes entender:

    1 - O salão é seu ou está alugado?
    Se o salão for seu, você pode fazer um contrato de locação comercial, alugando a parte do salão, no caso a sala.
    Se o salão não for seu e estiver alugado você deve ver o contrato de locação e entender se pode ou não sublocar / subalugar. Pois se fizer um contrato de sublocação do espaço sem a autorização do locador original você corre o risco de rescisão contratual.

    2 - Você quer uma esteticista que vai trabalhar como parceira? Existem 2 casos possíveis para este cenário.

    I. Você pode fazer um contrato de salão parceiro, aonde ela será uma parceira que vai utilizar o seu espaço e com isso você recolhe o valor do aluguel do espaço com o que ela arrecadar dos clientes:
    Mais detalhes você pode encontrar no link: https://www.99contratos.com.br/contrato-salao-parceiro.php

    II. Você pode, assim como o Luciano comentou, fazer um contrato de parceria, aonde serão 2 pessoas em parceria para lucro comum. E neste contrato estarão as regras da parceria que está sendo formada:
    Mais detalhes em: https://www.99contratos.com.br/contrato-parceria-empresarial.php

    Só tome cuidado com o risco de vínculo trabalhista, pois em nenhum dos casos acima pode existir subordinação, cobrança de frequência ou pontualidade, entre outros fatores que podem gerar o vínculo.

    Espero ter ajudado.