Boa noite! Minha filha vai fazer 3 anos. E o pai dela registrou ela sem minha permissao pegou meus documentos e foi, e não colocou meu sobrenome na certidão, no caso só consta o nome dele. Ele me fez ameaças e não colocou meu sobrenome, por conta disso eu vivo mal pois eu não aceito a certidão da minha filha sem que tenha meu sobrenome. Como eu faço p poder alterar e colocar meu sobrenome?

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 30 de setembro de 2018, 19h35min Editado

    FERNANDA

    É possível incluir o sobrenome materno e em qualquer posição. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É rápido, simples e de baixo custo (pois é integralmente digital e não há audiência no forum). Pelo Estado de SP demora até 4 meses. Tendo outras dúvidas pergunte no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado de Alteração de Nomes e Sobrenomes
    www.alterarnome.wixsite.com/alterarnome

    ?

    Desconhecido Domingo, 30 de setembro de 2018, 19h40min

    Eu não consigo resolver diretamente no cartório onde minha filha foi registado? Eu não tenho condições de pagar um advogado. Posso recorrer na defensoria pública. Pois tbm estou colocando o pai da minha filha na justiça na questão de pensão alimentícia. Consegue compreender?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 01 de outubro de 2018, 19h48min Editado

    Olá Fernanda,
    no seu caso, tente a defensoria pública, caso não tenha êxito, é possível requerer judicialmente a inclusão desejada através de ação rápida e digital de Retificação de Registro Civil, com um advogado de sua localidade
    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    F

    fauve Sábado, 29 de janeiro de 2022, 7h38min

    Paulo eu não tenho o sobrenome de minha mãe no meu registro e isso nunca me impediu de tirar passaporte e ir ao exterior, Estados Unidos inclusive.

    Se é uma questão que fará bem à consulente ela tem todo o direito de correr atrás dessa alteração do nome. Mas será para satisfação pessoal dela. Na prática não muda nada, nem para ela e nem para a criança.