Eu gostaria de saber se eu mesmo posso entrar com o requerimento de Usucapião sem ter um advogado? Pergunto isso por que eu mesmo que tenho que correr atraz de toda a documentação que precisa, e, mesmo assim os advogados que eu consultei cobrariam um preço muito acima dos meus rendimentos, e com toda a certeza eu não tenho condições de pagar. Poderia entrar com o pedido junto a um advogado publico, mas, segundo experiências de conhecidos meus, o processo fica muito demorado, e não posso esperar o tanto de tempo pra isso. Aguardo respostas. Obrigado!

Respostas

    Lucio Suberino

    Lucio Suberino Quarta, 20 de abril de 2016, 9h01min

    BOM DIA EU QUERO SABE EU DANDO ENTRADA USUCAPIÃO ..EU JA POSSO ENTRA NA CASA?

    D

    Desconhecido Quarta, 20 de abril de 2016, 9h48min

    entrar na casa? quer dizer que vc não esta ocupando o imóvel?

    M

    marlon Segunda, 05 de setembro de 2016, 19h54min

    Moro em uma casa que era do meus avós, na qual eles faleceram e agora tem 5 filhos e eu sou neto de um deles ,.Moro na casa desde 2001 paguei todos os iptus atrasados e gastei 45.000 em reformas e não tenho nota e comprovante do que gastei e como faço pra tomar posse da casa sendo que eles estão todos os tio vivo e se podem me tirar da casa sem ressarcimento? será preciso um avalista pra avaliar o quanto foi gasto ?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 05 de setembro de 2016, 20h08min

    Sem ter como provar o quanto gastou em obras voluptuárias, isto é, em melhorias que agregaram valor imobiliário ao imóvel, não há como requerer indenização, considerando ainda que obras de manutenção é devida por aquele que mora, que usa o imovel, assim, não seriam devidas indenizações.

    Se seu genitor, o filho dos avós que eram os dono do imóvel, tmb faleceu, vc (e demais filhos deste genitor) ´herda por representação, recebendo o quinhão que seria desta tal genitor (quinhão a ser dividido por todos os filhos deste genitor). Se seu genitor ainda é vivo, vc não tem direito a nada no imóvel, exceto eventual melhorias se puder provar que foi vc quem as fez.

    Como vc mesmo afirma não poder provar que fez as melhorias, sem a menor duvida que os herdeiros direitos de seus avós poderão exigir a qualquer momento sua saida, visto que vc apenas permanece morando no imóvel por consideração deles pois eles poderia lhe cobrar aluguel, mesmo que vc herdasse por representação algum quinhão deste imóvel

    Enfim, lamento, mas vc não pode requerer usucapião pois o bem é de familia e, reitero, os herdeiros apenas concederam a vc permissão de moradia.

    Creio que o termo que vc buscava era AVALIADOR, e não avalista

    Tatiane Goes

    Tatiane Goes Quarta, 08 de fevereiro de 2017, 9h39min

    oi preciso de esclerecimento.Meu pai recebeu de um amigo a escritura de uma casa esse amigo estava com problemas de perturbação mental tinha manias de perceguição e tudo mais ,como ele confiava muito no meu pai entregou essa escritura para ele e pediu para ele guardar,para acalmalo no momento meu pai pegou essa escritura .
    uma semana depois esse amigo foi visto por um visinho na rodoviaria da cidade embarcando num onibus quando indagado pra onde ele iria ele disse que ia pra Baia,e pediu pra esse visinho entregar um envelope pro meu pai .
    envelope esse que continha outra escritura de outra casa .
    informamos familia ...filhos...procuramos por ele nas cidades em que sabiamos que ele tinha parentes mais nada .
    uma das escrituras o meu pai entregou pro filho pois estava no nome dele ,mais a outra não pois os filhos não fiseram questao nem da casa nem do pai sumido .
    com a noticia de que uma pessoa queria invadir a casa que ja estava fechada a 2 anos nós nos mudamos pra la .isso ja tem 16 anos e nada dele aparecer .agora meu pai quer entrar com o usocapiao gostaria de saber se isso é possivel .
    obgda.