Estudo na FATEC. Existe uma disciplina chamada AAP, que define como uma atividade autônoma de projetos, no qual deve envolver todas as matérias e mais pesquisas num trabalho.

Entretanto, no quarto semestre, essa atividade que equivale a 25% de nota em todas as matérias, deixou de ser em grupo, e agora é para a sala toda com nota única. Já deu pra imaginar o estresse causado por isso... Sempre gente não faz sua parte, parte faz do jeito porco deles, etc...

Gostaria de saber se a faculdade pode obrigar esse projeto a ser realizado pela sala toda com nota única para a sala, ou se posso exigir fazer num grupo menor ou sozinho?

Acho injusto minha nota depender de outros que nem tenho afinidade, e de outros que sei que farão um trabalho bem porco.

Muito obrigado pela atenção.

Atenciosamente, Eric torres

Respostas

    H

    Hen_BH Segunda, 15 de outubro de 2018, 20h27min Editado

    Não pode exigir nada.

    Compete exclusivamente à instituição definir o modo de realização das atividades, bem como a atribuição de notas.

    Se cada aluno pudesse exigir o modo como as atividades seriam realizadas e os pontos distribuídos, alguns iriam querer uma atividade única realizada por todos os alunos da instituição; outros já iriam querer que fossem realizadas por sala; outros que elas fossem realizadas apenas com os colegas mais enturmados e com quem têm afinidade; já outros iriam querer fazer em grupos de no máximo 10, e outros com grupos de no máximo 7 (alegando que é um número cabalístico); e outros, finalmente iriam querer realizar as atividades sozinhos.

    Quanto aos malandros, que fazem o trabalho de qualquer modo, não será a faculdade nem os colegas indignados com a falta de compromisso que farão que deixem de se escorarem nos demais... mas certamente o futuro profissional medíocre deles será o "prêmio", a cereja do bolo que levarão para o resto da vida.

    ?

    Desconhecido Segunda, 15 de outubro de 2018, 20h33min

    Mas existe lei sobre isso?

    Eu considero injusto eu, que sou um aluno médio para cima, realizar um trabalho com alunos da média para baixo, e ainda tendo minha nota afetada pelo desempenho dos outros, e não exclusivamente a mim ou o grupo de minha escolha, que sendo minha escolha, eu logo teria assumido os riscos.

    Eu considero uma prática ruim, sem fins de aprendizade e apenas tentando facilitar o trabalho da instituição causando problemas aos alunos.

    Minha aap com meu grupo foi de 9.75, a primeira aap da sala toda foi 8.2, e nesse semestre então, eu já tava conversando com os professores que os trabalhos dos outros estavam ainda pior que no ano passado.

    E eu não posso fazer nada, se tento converse com os outros grupos alegam não ser minha tarefa pra eu não perturbar, sendo assim, me prejudicando.

  • -1
    H

    Hen_BH Segunda, 15 de outubro de 2018, 21h49min

    A lei não é panaceia milagrosa para curar todos os males.

    A "lei" nesse caso é a decisão interna da instituição. Se ela for ceder ao que cada um considera justo ou injusto, não conseguirá dar solução ao problema e nem mesmo agradar a todos.

    F

    fauve Terça, 16 de outubro de 2018, 5h50min

    Bem vindo ao mundo adulto: vocês "médios para cima" fazem todo o trabalho e os "médios para baixo" ficam de graça com parte do trabalho de vocês. É mais ou menos o que acontece com programas sociais: algumas pessoas trabalham, outras não (muitas vezes por mera preguiça) mas todos comem.

    O aprendizado que vocês "médios para cima" tiram disso é o conhecimento e a vantagem que esse conhecimento dará a vocês na busca pelo emprego.

    E não se iluda, garoto: em empresas isso também acontece: a grávida que encosta o corpo e o serviço sobra para os colegas, o alcoólatra que bebe na hora do almoço e não pode ser demitido pq alcoolismo é doença, o camarada que simplesmente "enrola" o serviço e por aí vai.

    C

    Cassi Terça, 16 de outubro de 2018, 6h42min

    Pessoal, entrando no tópico de vcs rs.
    Uma dúvida, concordando com o exposto pelo Eric, ele poderia então entrar com uma ação por danos diretamente contra os colegas de classe que não fizeram (ou fizeram de qualquer jeito) a parte que lhes cabia da atividade? Poderia alegar que foi lesado por ter a sua nota reduzida em função diretamente dessas pessoas?
    E ainda colocar a instituição como "co-responsável" pela atribuição da nota baixa?

    D

    Desconhecido Terça, 16 de outubro de 2018, 8h31min

    Alguem ja viu alguma empresa pedir o historico de notas de aluno de curso superior?nao né entao preocupe-se com o seu aprendizado, que com certeza na se concentra so nesse trabalho.
    Ah lembrando isso se chama :"socialização das notas", tipo o comunismo sendo aplicado de fato na escola.

    ?

    Desconhecido Terça, 16 de outubro de 2018, 12h20min

    Acha que vocês estão levando isso para o lado político e pessoal.

    Estou expondo meu problema como um problema danoso.
    Veja bem, quando você forma seu grupo, você assume o risco daquela equipe, se alguém não fizer, é culpa sua e no próximo trabalho você corta aqueles que não fizeram nada.

    Estou falando de prejuízo.
    Um trabalho que é 25% de todas as notas de todas as matérias não pode ser levado de maneira tão... Ridícula.
    Esse trabalho pode gerar, e já gerou na faculdade, DP em todas as matérias, TODAS.

    Imagina seu planejamento de notas e faltas, afinal, somos adultos, você sabe quanto pode faltar e o quanto deve estudar, sabe sacrificar uma matéria que tem afinidade para estudar mais para uma com dificuldade, etc... Aí chega esse trabalho perigoso, que além dos 25% da nota de todas matérias, ainda lhe causar problemas de relacionamento, de estresse, etc...

    Olha que absurdo, 25% das notas de todas matérias, dependendo de pessoas que nem se tem afinidade, que sabe que não querem trabalhar com vocês e outros que nem querem fazer. E as desistências no meio do curso? A pessoa com uma tarefa, quase na entrega, simplesmente desiste e não vai mais....

    Olha que absurdo esse trabalho.
    Ele gera tantos danos e problemas que deveria ter lei para impedir essa palhaçada.

    Imagina você numa empresa, contrato por x, mas se o setor inteiro não for bem, vc ganha x-25%x???

    Eu particularmente acho um absurdo esse tipo de trabalho, e atitude da instituição que os fazem.

  • -1
    H

    Hen_BH Terça, 16 de outubro de 2018, 14h43min

    Não há nada de "lado político e pessoal". Ao mencionarem comunismo e outros exemplos, o que os colegas fizeram foi única e tão somente se valerem de uma analogia que se encaixa perfeitamente ao caso.

    Quanto à insatisfação, se não concorda com o método de distribuição de pontos da instituição, ou você se muda para outra (correndo o risco de lá adotarem algo parecido), ou então reúne outros colegas indignados e realiza um abaixo-assinado solicitando a alteração do critério. Afinal de contas, em uma democracia o choro é livre (e essa afirmação nada tem a ver com política).