Rosineide Vieira dos Santos Terça, 07 de julho de 2009, 16h45min

    [editar] Funções do Poder Executivo
    O principal representante do poder executivo é o presidente da República, e suas principais funções são:

    Nomear e exonerar os Ministros de Estado;
    Exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal;
    Sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para a sua fiel execução;
    Vetar projetos de lei, total ou parcialmente, ou solicitar sua consideração ao Congresso Nacional;
    Manter relações com países estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos;
    Decretar o estado de defesa, o estado de sítio e a intervenção federal, nos termos da Constituição;
    Remeter ao Congresso plano de governo, plano anual de investimentos, assim como a prestação anual das contas relativas ao exercício anterior;
    Exercer o comando supremo das Forças Armadas e nomear os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para outros cargos;
    O presidente é substituído no caso de impedimento (ver impeachment), e sucedido, na vaga, pelo vice-presidente;
    Para assessorá-lo no que diz respeito à defesa do Estado nacional e das instituições democráticas, o presidente conta com o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.

    [editar] Órgãos e autoridades executivas

    [editar] Órgãos
    Os principais órgãos do Poder Executivo brasileiro são os seguintes:

    Órgãos federais
    Presidência da República: integrada pelo Presidente da República, seu gabinete, a Casa Civil, o Gabinete de Segurança Institucional, a Advocacia-Geral da União, a Imprensa Nacional, a Secretaria de Comunicação, entre outros órgãos.
    Vice-Presidência da República: integrada pelo Vice-Presidente da República
    Ministérios de Estado
    Defensoria Pública da União
    Órgãos estaduais
    Governos das Unidades Federativas: representados pelos governadores.
    Secretarias de Estado das Unidades Federativas.
    Órgãos municipais
    Prefeituras Municipais: representadas pelos Prefeitos.
    Secretarias Municipais.

    [editar] Autoridades
    As autoridades civis do Poder Executivo são:

    Autoridades federais
    Presidente da República;
    Vice-Presidente da República;
    Ministros de Estado.
    Autoridades estaduais
    Governadores das Unidades Federativas;
    Vice-Governadores das Unidades Federativas;
    Secretarios de Estado das Unidades Federativas
    Autoridades municipais
    Prefeitos Municipais;
    Vice-Prefeitos Municipais;
    Secretários Municipais.