Como devo proceder para denunciar uma financeira q oferece empréstimo para negativados pela internet, onde é solicitado uma valor antecipado como forma de fiança? Estou muito abalada, pois me deixei cair neste golpe devido às circunstâncias de fragilidade emocional acreditei nas palavras dos atendentes e da Pessoa q se diz gerente financeiro, fiz um cadastro na net e recebi via whats a proposta, era tudo q eu estava precisando então me garantiram q assim q eu efetuasse a parcela antecipada o dinheiro cairia na minha conta, fiz todos os procedimentos como assinar o contrato e levar ao cartório para autenticar a via do meu cadastro, aguardei a ordem de pagamento e quando percebi era pra ser feita uma transferência, mas diante da minha situação fiz a transferência, a atendente me garantiu q o dinheiro cairia em 1h. Estava muito feliz! Pois iria resolver meus problemas! Foi entao q através do whats uma pessoa se identificou como responsável pela transferência, eu confirmei meus dados e após alguns minutos ele disse q estava conseguindo transferir o valor pois o banco estava cobrando o IOF de quase 1000 reais, e disse q eu ter EUA q pagar o imposto para q o valor do empréstimo fosse transferido. Foi aí q percebi q tinha caído no golpe e fiquei muito abalada e sem poder falar com ninguém, pedir ajuda, pois fiz tudo sozinha , me senti envergonhada injustiçada! Não efetuei o pagamento do IOF, o meu contrato está em aberto com a financeira. Tenho todos os registrosde conversa e áudio e o contrato. Precisode uma orientação de como devo proceder pois quero fazer denúncia perante aos meus direitos como consumidora e possivelmente entrar em uma negociação ou processo. Grata! Elisangela

Respostas

    G

    Gustavo Falcão Sexta, 16 de novembro de 2018, 8h53min

    Qual o nome da financeira?

    Pelo que você descreveu você caiu em um golpe que não tem nada de financeira.

    Você assinou que tipo de contrato?

    Tem os dados do depósito feito? Primeiro, se for mesmo uma financeira, o que eu duvido, abra uma reclamação junto ao Procon.

    Segundo abra um BO para reportar a extorsão.

    H

    Hen_BH Sexta, 16 de novembro de 2018, 10h07min

    Infelizmente você caiu em um golpe.

    E a chance de recuperar esse dinheiro é praticamente nula.

    ?

    Desconhecido Sexta, 16 de novembro de 2018, 13h50min

    Recuperar o valor pago sei q praticamente impossivel mesmo, mas a minha maior preocupação é o contrato q eu assinei no nome de um banco, e quero fazer justiça pelo danos q eles me causaram e com certeza ainda estao causando as pessoas q confiam na conversa deles. Vou abrir um BO. Obrigada pela atenção!

    G

    Gustavo Falcão Sexta, 16 de novembro de 2018, 13h53min Editado

    Você tem os dados do cedente (quem cede o empréstimo) neste contrato?
    Qual é o nome da empresa?

    Quem é o mutuante e quem é o mutuário?

    Provavelmente é um contrato falso, que não vai servir para nada, mas tome cuidado para não ser um contrato em que por não ter lido lhe cause mais problemas.

    ?

    Desconhecido Sexta, 16 de novembro de 2018, 14h15min

    Entendo. Eu levei ao cartório para autenticar a via do cadastro com meus dados, as demais não foram autenticadas, a pessoa q se diz gerente disse q é uma financeira, mas quando solicitei o cnpj e nome da financeira não houve reposta. Ainda tenho contato via whats (tenho todos os áudios )com o gerente. Qual a orientação para eu está fazendo? Posteriormente passarei mais dados.Obg!

    G

    Gustavo Falcão Sexta, 16 de novembro de 2018, 14h20min

    Qual é o nome da outra parte no contrato?
    Uma é você, a mutuária, a outra pessoa é a mutuante, podendo ser pessoa física ou jurídica.

    Com os dados desta pessoa no contrato já é um início para buscar quem está passando o golpe.
    Poderia informar o nome desta pessoa?

    O contrato com as vias autenticadas, você enviou para essa pessoa? Ou só mandou uma foto do contrato?

    Se você tem os áudios e mensagens de whatsapp, recomento que:

    1 - Vá à delegacia e abra um boletim de ocorrência. Extorsão / Estelionato.
    2 - Se for uma empresa abra uma reclamação também no Procon.
    3 - Procure um advogado para abrir um processo contra esta pessoa / empresa por danos morais e estelionato.

    Mas olhe esse contrato e confirme se os dados da pessoa são mesmo reais.
    Além disso, pegue o número do whatsapp e faça uma busca no google, pode ser que já tenha pessoas no google reportando o mesmo caso.

    Levante o máximo de informações que conseguir, salve os dados de conversas, tudo o que conseguir para provar que foi enganada, e com isso além do estelionato você ainda pode, quem sabe, processar por falsidade ideológica.

    Mas para tudo isso você precisa dos dados reais da pessoa que está te enganando.

    O nome da pessoa / empresa que você fez o depósito (nome + conta + CPF, ou nome + conta + CNPJ) coincide com o nome no contrato que assinou?

    E

    Emiliano Wallyson da Silva Brito Terça, 30 de março de 2021, 12h15min

    Também fui vítima de um golpe do empréstimo ! Assinei o contrato e mandei a foto assinada,pelo o whatsapp , daí apaguei para todos ,para que não tenham acesso. A minha dúvida é saber se esse contrato que eu assinei falso,mesmo não autenticado ,pode prejudicar o meu nome ? Pois quando me pediu para depositar o valor de 380 para autenticar no cartório ,eu não depositei,fiquei de dá um retorno. Mas eles ficaram com a cópia do do meu RG e comprovante de endereço ! Por favor ,me dêem o retorno ,pois estou muito preocupado com isso. Desde já agradeço o espaço !

    G

    Gbs Terça, 30 de março de 2021, 12h22min

    Não vão acontecer nada.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    E

    Emiliano Wallyson da Silva Brito Terça, 30 de março de 2021, 12h40min

    Então posso ficar tranquilo ? Porque foi um basta susto e quando me dei conta, apaguei logo a foto do Contrato. Mas fiquei com medo ,pois ficaram com a foto dos meus documentos. Desde já , agradeço o retorno ,pois isso tá me deixando doido.

    G

    Gbs Terça, 30 de março de 2021, 13h08min

    Se quiser registrar bo registre mas vão continuar com golpes

    S

    SILVANA MARQUES Quinta, 10 de agosto de 2023, 13h42min

    Eu na vdd tbm cai num golpe mas antes eu não sabia ,minha história é parecida com essa da moça aí. Fizeram uma proposta de empréstimo eu ,como realmente precisava de dinheiro fiz a simulação assinei contrato .E depois de um certo tempo o cara falou q eu deveria paga uma taxa sobre receita federal q estava bloqueand o crédito fiz o pagamento pensei vai da certo .mas depois o cara falou q não tinha dado certo q eu deveria pagar mais 990 reais pra carta de crédito falei q não ia pagar ,eu fui ameaçada falaram q ia bloquear minhas contas e ia chama a polícia e falaram q era um banco sério que eu não estava comprando nada pela Internet. Eu tenho o nome do banco as msgs tda aqui cmg .vou fazer um b.o contra eles pois eu fui ameaçada ,sei que meu dinheiro eu perdi .mas o que fazer nessas sircustancia ? Alguém poderia me dizer o que realmente fazer .desde já agradeço

    H

    Hen_BH Quinta, 10 de agosto de 2023, 14h26min

    Você registrará um BO que provavelmente vai virar estatística. Pois mesmo que achem o laranja dono da conta onde você deu de bandeja o seu dinheiro, não haverá mais nem um centavo nela.