Comprei um carro por impulso e me arrependi. Posso ter o o dinheiro do sinal de volta?
Boa tarde, pessoal
Gostaria de tirar uma dúvida... Ontem(sábado 01/12) fui a uma concessionária e por empolgação acabei comprando um C4 Hatch. A princípio gostei muito do carro. Sem entender muito sobre como funciona a compra de um veículo acabei assinado uma promessa de compra e pagando um sinal de R$2000....o restante pagaria amanha(segunda 03/12). Mas me arrependi da compra e gostaria de ter o valor q deixei de sinal de volta. Ainda não foi feita a transferência do veículo e tambem não retirei da loja pois preciso ir ao cartorio assinar o crv e autenticar.
Se eu não quiser mais o carro posso ter o valor do sinal estornado por completo ou pelo menos uma parte dele?
Olá, Fabiana.
Tudo bem?
Você deve verificar em seu contrato feito com a concessionária como está definida a cláusula de rescisão do contrato.
Você tem o contrato em mãos para nos informar esta cláusula? Veja este contrato como exemplo par você ter uma ideia.
Boa tarde, Gustavo Então, não me recordo de haver uma cláusula de desistência. No documento constava o valor q eu dei de sinal e o valor q eu iria transferir amanhã, q pagaria todo o carro. Somente após assinar o crv, autenticar a assinatura e fazer o restante do pagamento seria iniciado a transferência de proprietário.
Retorne na loja e peça para ver o contrato que foi assinado.
Pois é comum em um contrato de compra e venda de veículo ter uma cláusula de desistência, que não pode ter uma multa superior à 10% do valor devido.
Normalmente as lojas costumam sim aceitar a devolução sem maiores problemas, mas preste atenção ao "normalmente", pois algumas resolvem cobrar uma taxa rescisória, e esta deve sim estar em contrato.
Se não tiver em contrato eles não poderão lhe cobrar uma multa, visto que você não concordou com ela.
Por isso que iniciei falando para verificar o que diz o contrato de compra e venda.
Depende da loja, pois o direito do consumidor não obriga a loja a aceitar o veículo de volta.
O que obriga é te fornecer uma garantia de 3 meses sobre todo o veículo (e não somente motor e caixa como dizem). Mas o direito do consumidor não obriga a loja a aceitar a devolução do veículo.
Por isso o recomendado é retornar lá com uma conversa. Explique sua situação, converse tranquilamente e numa boa. Pois dependerá deles aceitar ou não.
Se aceitarem, aí sim, só poderão cobrar uma determinada multa se estiver estipulada em contrato. Mas como disse, depende deles aceitar ou não a devolução, visto que não é obrigação, então converse e veja o que eles têm oferecer.
Ola tudo bem, Então fui em uma loja e vi um carro que gostei, negociei com o vendedor e deixei um sinal de reserva de 1000 reais, por impulso fiz um contrato de parte do pagamento Via pix, ali na hora. Mas no dia seguinte eu desisti do carro e já comuniquei ele. Eles não quer me devolver, mas eu tenho o direito de pegar o dinheiro de volta? A única coisa que foi feita é um papel como na hora 1000,00 como parte de pagamento. Alguma coisa pra eu reaver meu dinheiro de volta? Obrigado