Entrei com o pedido de execução de pensão alimentícia em fevereiro deste ano, em função da falta de pagamento da pensão de minha filha desde novembro/07. Devido a morosidade da justiça, até a presente data, nada aconteceu em relação ao processo. No último mês, o alimentante saiu do emprego, e me ligou debochando pois sabia que eu estava perdendo meu tempo, e que agora, ao receber a intimação basta que ele mostre ao Juiz que está desempregado e não tem como pagar e pode ainda ser favorecido com uma redução significativa do valor a ser pago a partir de então. Ele não tem bens no nome dele e segundo me informou já gastou todo o dinheiro que recebeu. Durante esse período em que não recebi a pensão, fiz emprestimos para manter minha filha na escola particular e pagar o plano de saúde (Tenho comprovantes que mostram que não utilizei um único centavo em meu benefício e estes gastos eram mantidos com os valores da pensão). E agora, é exatamente isso que vai acontecer??? Ele vai se safar dessa com essa facilidade????

Respostas

    L

    lilisilva Terça, 20 de julho de 2010, 11h01min

    Glesiane Silva, a porcentagem do valor da pensão alimenticia varia muito,quando o alimentante estar desempregado o Juiz estipula 21% do salário minimo vigente, mas cada caso e um caso, se ele não está conseguindo pagar este valor, ele terá que pedir a revisão da pensão alimenticia.
    espero ter ajudado!!!!!!!!!
    Abraços!!!!!!!!

    J

    Julianna Terça, 20 de julho de 2010, 11h01min

    Marco

    Imagino que a guarda da menina ficou determinada em acordo judicial, né?
    Então se assim for, ela só poderia ter levado a menina com autorização sua por escrito, se não foi assim, vc pode acioná-la para que as despesas de visitação sejam pagas ou parcialmente pagas por ela.
    Tenho um cliente que fez isso. Em audiência foi provado que a mãe agiu arbitrariamente, "pelas costas" do pai, levando a filha na calada da noite para 3mil km de distância do pai, o que geraria uma despesa de mais de R$500,00 uma vez por ano, no mínimo, só pra ele trazer a menina.
    Por tanto, sugiro que entre num acordo com ela, ou procure um advogado para maiores esclarecimentos, afinal, cada cabeça uma sentença.
    Com relação a alimentos, o fato de estar desempregado infelizmente não exime o pai da obrigação (nem a mãe), o cálculo é feito sobre o mínimo nacional e o pai tem que dar os pulos pra cumprir. Pode pedir minoração de valor atraves de ação revisional, pois o desemprego é um fato determinante na hora de arbitrar o valor; e o fato dela estar empregada e o marido tbm, ajuda a "minimizar" caso a mãe alegue que "vai passar necessidade" se diminuir o valor.
    Entre com ação revisional e solicite minoração do valor que é pago atualmente.

    Abraço e boa sorte**

    L

    Léo1509 Quarta, 09 de julho de 2014, 10h17min

    Olá.

    Em 9/6 fui demitido, 19/6 foi descontado 15% de minha rescisão referente a pensão alimentícia. Gostaria de esclarecer as seguintes dúvidas:
    1. O valor pago nas verbas rescisórias vale como pagamento de pensão referente a Jul/14, visto que em 1/6 foi debitado a pensão do meu salário?
    2. A ordem judicial me obriga a pagar 80% do salário mínimo em caso de desemprego, mas se receber o seguro desemprego, aplico o percentual de 15% ou de 80%. Visto que, 80% do mínimo corresponde a 45% do valor a que tenho direito?

    Desde já agradeço

    J

    Julianna Caroline Quarta, 09 de julho de 2014, 18h00min

    1. O valor pago nas verbas rescisórias vale como pagamento de pensão referente a Jul/14, visto que em 1/6 foi debitado a pensão do meu salário?
      Não. Em Julho tem que pagar a pensão normalmente.

      2. A ordem judicial me obriga a pagar 80% do salário mínimo em caso de desemprego, mas se receber o seguro desemprego, aplico o percentual de 15% ou de 80%. Visto que, 80% do mínimo corresponde a 45% do valor a que tenho direito?
      Aplica o percentual de 80% do mínimo, pois é assim que está na sentença. Vc mesmo recebendo seguro, sua situação é de desempregado, por tanto deve pagar o referente ao desemprego.
    S

    simone silva Quinta, 13 de novembro de 2014, 20h42min

    Olá, Bem preciso de uma resposta urgente, dei entrada no processo de execução de Pensão, no dia 10/11/2014, e gostaria de saber quanto esse processo leva para eu receber pois estou numa situação muito complicada tenho um filho de 4 anos dessa relação que acabou, e ele fica na creche das 8 as 17:00, sendo que eu entro no trabalho as 8:00 e só saio as 18:00 e levo mais ou menos do trabalho até a creche uns 40 minutos, ai lá na creche já me chamaram de irresponsável de desnaturada pois só chego atrasada para busca-lo, pois não tenho ninguém de confiança para busca-lo, e no trabalho tive que fazer coisas como pedir uma hora a menos de almoço para sair as 17:00 e nos sábados que não tem creche leva-lo para o trabalho, mas ai criou uma situação constrangedora lá com meus colegas de trabalho que exigiram do gerente que mudasse a situação pois eu não era a única que tinha filhos lá e fui demitida por isso, e já é o 2 emprego que entro e saio com menos de 2 meses nem cheguei a passar dos 3 meses de experiência e sendo acusada pelas professoras da creche de irresponsável, e eu preciso do dinheiro da pensão para mandar buscar uma sobrinha que mora no Pará para ficar com ele enquanto eu trabalho. quanto tempo pode levar esse processo?

    S

    simone silva Quinta, 13 de novembro de 2014, 20h50min

    eu não sei mas o que fazer sendo que eu preciso trabalhar pois pago aluguel e todas as despesas da casa e do meu filho, que graças a Deus tem uma ótima saúde e pelo menos isso não tenho despesas, mas preciso de alguém em quem confio para ir busca-lo na creche as 17: e ficar com ele ate que eu retorne do trabalho, não confio em ninguém pois o mundo anda meio doido, acontece coisas horríveis com crianças e eu não me perdoaria caso acontecesse algo com meu filho por deixa-lo com qual quer um. eu nem arrumei outro namorado por medo de deixa-lo só com meu filho, oq eu faço quanto tempo leva para eu receber me ajude.

    Ana Caroline De F. Miranda

    Ana Caroline De F. Miranda Quinta, 18 de dezembro de 2014, 20h57min

    Boa noite, gostaria de uma ajudinha aqui, para uma questao.
    O a minha filha tem 3 anos , e o pai dele, me alega que esta trabalhando sem registro, quando não diz que está desenpregado, combinamos uma valor de 200,00 para que nao complicasse para ela , porem ela tem convenio medico particular , necessita de uma pessoa para o cuidar enquanto trabalho, entre outras cnecesidades, comuns.
    Porem ele sempre atrasa e quando é ferias pelo fato de ficar 15 dias com ela. Diz que tem q pagar so metade.
    Porém ele não ajuda ela em mais nada nem a mebos no convenio medico e muito menos quando necessita de remediis.
    Ainda assim alega que 200,00reais é mais do oque o suficiente para ela , e que eu me vire ,bom euu ganho por mes um pouco mais que o salario minimo atual e e dificil para. Para pagar td sozinha como porua convenio , uma pessoa para cuidar apos a escola , e gostaria de saber qual o valor correto a ser pago nesse caso, nao aguento mais a irresponsabilidade .
    So a nica questao é a financeira pois o resto todo como dias feria esta tudo resolvido.

    Obg

    Espero que alguem posso me ajudar

    Cristiano Aparecido Valerio Da Silva Silva

    Cristiano Aparecido Valerio Da Silva Silva Quinta, 07 de maio de 2015, 20h03min

    senhores por gentileza eu me encontro desempregado e tambem sou portador de deficiencia cronica eu gostaria de saber se eu posso abaixar o valor da pensão porque eu pago por decreto por cento de tudo que eu ganho eu queria uma ajuda por [email protected] telefone (11)2059-1682 ou (11)947792408

    Ana Carla Almeida

    Ana Carla Almeida Quinta, 09 de julho de 2015, 22h14min

    nao acredito na nossa justica tenho um filho q vai fazer 12 anos e quando ele tinha 2 meses joguei o pai dele na justica para q pagasse pensao fizemos exame de dna deu positivo e mesmo assim ele nunca pagou ja perdi as contas de quantos acordos ja fiz com ele mesmo assim ele nao paga o ultimo foi em 2010 ja tem quase 5 anos de pensao atrasada ja fui no forum e nada eles resolvem ontem fui la e eles disserao q nao podem fazer nada enquanto ele nao comparecer la eu disse p eles q ele nao vai comparecer pois ele sabe q e p pagar pensao ate hoje nada foi feito me sinto desprezada pela justica q em 12 anos nao conseguem fazer com q ele pague a pensao do meu filho o dinheiro q ja gastei dava p cobrir pelo menos a metade q ele deve p meu filho dizem q pensao da cadeia so se for p qm tem dinheiro por q p meu filho a justica nunca existiu

    Ana Carla Almeida

    Ana Carla Almeida Quinta, 09 de julho de 2015, 22h16min

    e outra coisa meu filho so tem direito a penasao da data de 2010 p ca pois ele disseram q ja passaram muito tempo entao q vale e do acordo p ca o dos anos anteriores foram perdidos

    R

    Rafael F Solano Domingo, 12 de julho de 2015, 0h35min

    Enquanto ele não comparecer lá aonde, para o que???

    Já existe pensão fixada?? Se sim, então a execute!!

    Se não tem, diga a seu advogado para citar o sujeito por edital, ele não comparece e será julgado a revelia, vc tendo os endereços dele poderá mandar prende-lo com 90 dias de atraso da pensão.

    Que porcaria foi essa que nada disso foi feito????

    Flávia Regina

    Flávia Regina Quarta, 02 de setembro de 2015, 9h39min

    oi Fernanda eu sei que sua pergunta e antiga mais sou mãe também tive os mesmos problemas com o pai do meu filho so que preferi paga a advogada ela pediu para o juiz fazer inspeção do inss do meu ex o pedido de prisão ja esta nas mãos do alimentante e inspeção ja foi pedido para o inss para ver aonde ou quando foi o ultimo vinculo empregaticio do meu ex Hoje foi a melhor coisa que a justiça fez por nos mãe para não termos mais dor de cabeça com ex.... Nos sabemos quanto gastamos com os nossos filhos para dar uma boa educação e o alimento e conforto e roupas ... nos mães vamos a luta para não faltar nada para nossos filhos.. E como falo para o meu ex marido vc não vem ver o nosso filho tudo bem quem esta perdendo e ele acho que a pensão e o minimo que ele pode fazer e dar para o nosso filho .. Que esse dinheiro nem e meu e muito menos do ex e do nosso filho..... e se vc conseguiu receber os atrasados da sua filha tudo bem mais se não lhe desejo boa sorte e converse com um bom advogados ele se vc conversa facilita o pagamento também ja fui em justiça gratuita mais meu filho não espera para comer e nem vestir

    John Hemers Emerson

    John Hemers Emerson Quarta, 23 de março de 2016, 1h15min

    Bom até onde eu sei,estar trabalhando é a base do sustento tanto do alimentante como dos alimentados correto ?
    As leis são muito lineares quanto a questão de pensão alimenticia !
    Desemprego é algo grave !
    Eu já fui preso e fiquei 30 dias lá,e não foi por não querer pagar,pois amo meus filhos e sei da minha obrigação !
    Mias a justiça nos trata igual a aqueles que não pagam pq não querem e tem condições !
    Um Juiz me mandou catar latinhas,mais se ele ficasse desempregado ou doente na merda mesmo,será que ele iria catar latinhas ?
    Tenho 2 profissões e sou bom no que faço,mais mesmo assim este ano ainda não fui chamado por nenhuma empresa !!!
    Faço bicos,me viro,mais tenho outra esposa e um filho bebê que nem vê a cara do meu dinheiro,pois vai tudo pra pensão e aluguel da casa !
    A justiça tem que começar a identificar essas vampiras que se escondem atras dos filhos pra querer ferrar seus ex,por puro prazer !
    Minha ex mesmo tem um ótimo emprego,tem carro e tem moto,e eu ando a pé !

    John Hemers Emerson

    John Hemers Emerson Quarta, 23 de março de 2016, 1h25min

    Bom já que a justiça prevê uma parte do salário mínimo oque no meu caso é de 50%,sendo que eu não recebo nada todo mês,então o ministério publico poderia sugerir um auxilio do governo em relação a isso ao em vez de meter todos na cadeia oque na verdade não resolve nada e só ferra nossa vida e dos que estão do nosso lado !
    Aí governo,aí Dilma,me paga um salario minimo eu estando desempregado,que eu pago os 50 % das crianças aaaaaaaaaaah ! Cara na boa,se eu ganhasse muito bem,nem ligava ,pagava sorrindo e feliz,pq meus filhos iriam viver uma vida melhor com certeza ! Mias qdo eu pagava certinho em folha,era doloroso,ver meus filhos sem as coisas e a mamãe deles viajando com os casinhos dela por aí sabe ! Ver que o dinheiro não era gasto com eles !Mias isso ninguém se importa néh ! Deveria haver uma maneira de processar o estado por danos materiais e danos morais após prisão por pensão alimenticia,estando desempregado ! E se catar latinhas resolvesse o problema eu iria agora mesmo !

    John Hemers Emerson

    John Hemers Emerson Quarta, 23 de março de 2016, 1h32min

    Alguém pode me esclarecer uma duvida ?
    Minha ex,disse que ela não vai lá falar nada sobre os atrasos da pensão e sim que o forum liga pra ela diretamente,ou alguém desse setor de família,pra ver se eu estou em dia com os pagamentos..
    Sendo que já fui executado e cumpri o cativeiro de 30 dias corridos ano retrasado 2014.
    Isso é verdade ? fica tudo automático mesmo ? Ela não precisa ir reclamar de novo que já corre tudo automático ?
    Eu não acreditei muito nisso não....

    B

    Bruno Andre Quarta, 23 de março de 2016, 9h39min

    continua a mesma coisa, nao tem nada automatico.

    F

    Fernanda Quarta, 23 de março de 2016, 10h39min

    Fiz o questionamento, que gerou um monte de respostas e novos questionamentos, em 2008. Desde então, não tive nenhum resultado o que me dá a certeza que a Justiça só funciona para alguns. No último contato com o defensor público ele me informou que em decorrência do tempo os valores que estão sendo executados perderam seu caráter alimentar. Sugeriu que eu começasse outro processo e esquecesse este que foi iniciado em 2008, quando minha filha tinha 4 anos. Hoje ela tem 12....um novo processo e mais 8 anos, ela terá 20. Para quê vou perder meu tempo mais uma vez???? E o meu ex marido continua rindo da situação pois no decorrer do processo ele recebeu a intimação para pagar o valor devido, comprovar que já pagou ou que não pode pagar. Ele não fez nenhuma das comprovações e, nada aconteceu.....tem que rir mesmo.