Olá! Desde já, obrigado pela atenção.

A "bomba" ainda não estourou. Eu tenho dois empréstimos pessoais com um mesmo banco e venho pagando os boletos normalmente. Tudo está em dia. Mas a situação apertou para mim de uns tempos para cá. A minha pergunta é o seguinte: caso não consiga uma negociação com o credor a fim de diminuir o valor das parcelas, qual seria o melhor caminho? Continuar pagando os boletos em alguns meses e deixando de pagar em outros, algo como "mês sim, mês não", até para indicar ao credor que eu estou tentando cumprir com os meus compromissos, ou eu simplesmente deixo de pagar tudo até um possível resgate no futuro? Já quitei 5 boletos de cada empréstimo e ainda faltam 19 de cada um. Devo admitir que ambos os empréstimos foram feitos com baixa taxa de juros, não houve abuso: um deles é com o valor total liberado de R$4500,00 e o outro é de R$2600,00. Eu quero, de fato, pagar tudo, mas não posso, agora que moro sozinho e pago aluguel, água, luz, telefone et cetera e gasto muito com ônibus para visitar minha mãe, deixar de sobreviver para pagar dívidas.

Grato por qualquer ideia ou conselho.

Obrigado.

Respostas

    F

    fauve Quarta, 05 de dezembro de 2018, 5h45min

    Parar de pagar = processo com comprometimento do seu crédito e penhora de bens. Já sei: você não tem nada que possa ser penhorado.

    ?

    Desconhecido Segunda, 10 de dezembro de 2018, 17h15min

    Na verdade, eu tenho uma "terça parte" em dois imóveis residenciais, "um terço" em uma casa onde moro e mais "um terço" em outra casa (os donos são três; eu, meu irmão e minha irmã). Eu já pensei na possibilidade da penhora da minha parte em um destes imóveis, pois eu quero quitar a dívida. Qualquer conselho a mais, eu agradeço.

    F

    fauve Segunda, 10 de dezembro de 2018, 17h37min

    Ocorre que dificilmente alguém arremataria apenas 1/3 de um imóvel. E se arrematarem pedirão a extinção do condomínio. Não tem como vender sua parte a um dos irmãos?

    ?

    Desconhecido Segunda, 10 de dezembro de 2018, 18h49min

    É exatamente no que eu estou pensando. Um dos meus irmãos tem uma boa situação financeira, ele e a esposa. Eu vou oferecer a minha parte a ele. Obrigado pela força.