Adm do meu condomínio está me cobrando 5% de taxa de prestação de serviços por uma ligação ao telefone , avisando que meu cond estava atrasado 45 dias. Em cima desses valores a multa 2% e juros 1% e correção mon do IGPM ( que esses sei que são devidos). Essa cobrança de 5% foi feita por telefone pela própria Adm Condômino, isso é certo ?

Respostas

    G

    Gustavo FR Quarta, 05 de dezembro de 2018, 12h23min Editado

    Olá, Adriana.

    Tudo bem? Como está acordado no contrato com o seu condomínio?

    ?

    Desconhecido Quarta, 05 de dezembro de 2018, 13h53min

    Boa tarde
    Segundo o Síndico tanto dessa gestão como anterior não tem nada acordado com a Adm e eles também não mostram e justificam por escrito. Na Convenção não tem nada e nem nas reuniões foram falado sobre isso .
    Estão me cobrando 5% por ligação feita por eles mesmo e não uma empresa .
    Dos em cima dos 5% IGPM e depois a multa de 2% e 1 % de juros do mês .Esse 2% e 1% eu sei que está previsto por lei
    Mas cobraram tudo em cima dos 5% .

    G

    Gustavo FR Quarta, 05 de dezembro de 2018, 13h59min

    Você tem o direito de ver o contrato.
    Peça para ver o contrato, pois me parece abusiva esta cobrança.

    ?

    Desconhecido Quarta, 05 de dezembro de 2018, 14h31min

    Obrigada
    É o que estou tentado fazer, pedi para eles o contrato e que definissem ou mandasse uma Nota Fiscal da cobrança
    Já que estão cobrando direto de mim
    Segundo eles cobram dos Condôminos para não cobrar do Condomínio .
    Por favor me responde uma pergunta
    A multa 2% e juros 1% , seu que são devido .
    Mas além disso tem IGPM ( como correção monetária ) , tudo isso não deveria ser informado nos Boletos ?

    F

    fauve Quarta, 05 de dezembro de 2018, 18h53min

    A administradora vai cobrar tudo o que gastar com o condomínio ou os condôminos. Você pode exigir a comprovação dos gastos telefônicos feitos ao seu número. E a atualização monetária é devida.

    ?

    Desconhecido Quarta, 05 de dezembro de 2018, 20h31min

    Obrigada
    Vou pedir sim
    Só ligaram uma vez , tenho a gravação da ligação nada foi esclarecido na ligação. Segundo eles mesmo foi feito por eles e como disse nenhuma empresa a parte e meu atraso era de apenas 40 dias . Que fizeram foi só um lembrete da parcela em aberto .

    F

    fauve Quinta, 06 de dezembro de 2018, 6h03min

    Adriana uma ligação local a um telefone fixo custa uma coisa e uma ligação interurbana para um celular custa mais caro. E pelo muito que eu conheço em contratos de administradora deve estar claro no contrato condomínio e administradora que o condomínio ressarcirá todos os gastos feitos em seu interesse.

    Pessoalmente eu até entendo que 5% do valor do condomínio em uma ligação está exagerado. Porém a administradora tem o direito de ser ressarcida do custo da ligação. E como todas as custas com a inadimplência correm por conta de quem deu causa a essas custas...

    Por isso que minha orientação aos síndicos é: ajuíze a cobrança e deixe que o oficial de justiça se encarregue de citar o réu. O condomínio não precisa lembrar que você deve, você sabe.

    ?

    Desconhecido Quinta, 06 de dezembro de 2018, 10h39min

    Bom dia
    Como foi dito e combinado em reunia . Orientado por eles mesmo ( Adm) , entrar como uma ação logo no começo por atraso é muito radical e tem custos . Mas como vc disse " condomínio recarssirá todos gastos feito em seu interesse "

    F

    fauve Quinta, 06 de dezembro de 2018, 13h41min

    Não é radical. Não pagar e não dar satisfações é que é radical. E as custas do processo sairão do bolso do devedor e não do condomínio.

    ?

    Desconhecido Quinta, 06 de dezembro de 2018, 14h29min

    Fauve
    Ninguém aqui esta falando que é certo dever
    Mas o "combinado não é roubado "
    E como disse ali em cima ,não foi para execução. Até porque por orientações da própria Adm não vale a pena a execução imediata por conta de custas .
    Que eles estão cobrando é algo que até eles se recusam a descrever no site e por e-mail .
    Não foi feito nenhum serviço de negociação através de outra empresa ou algo que justifique esse valor % que é mais caro que a multa e os juros
    Atraso foi só de 40 dias

    ?

    Desconhecido Quinta, 06 de dezembro de 2018, 14h35min

    Fauve
    Se esse dinheiro for revertido para condomínio não vejo porque não pagar ,mas pelo visto não será .

    F

    fauve Quinta, 06 de dezembro de 2018, 14h38min

    Você terá direito a um recibo discriminando tudo o que você pagou. E você diz que eles cobram pela ligação telefônica mas talvez esse percentual seja pelo próprio trabalho de iniciar a cobrança. Afinal a funcionária tb é paga.

    Enfim: ajuizar evita todo esse mimimi.

    ?

    Desconhecido Quinta, 06 de dezembro de 2018, 16h02min

    Sim, pedi a Nota Fiscal e que colocassem por e-mail e no site o que estão cobrando . Mas eles não querem por e nem me dar a NF .E acabei de ver que um morador deve há mais de um ano e está sendo executado e mesmo ele devendo na parcela de agosto pra cá são 03 meses a dívida dele é menor que a minha de 47 dias .
    Será que com ele desistiram de ligar e cobra-lo ?
    Como ele está sendo executado estão cobrando os devidos .
    Será que ele não atende mais aos telefonemas e ficou isento?
    Estão me cobrando 17 reais a mais que ele eu fico 47 dias e ele 03 meses ?!?Ultima parcela devida , detalhe ele deve ao todo 12 meses

    ?

    Desconhecido Quinta, 06 de dezembro de 2018, 16h32min

    Fauve
    Sobre a cobrança 5% quem me falou que era foram os próprios atenderes e o rapaz da Adminitradora que ligou, na última ligação a atendente ( telefonista ) me disse que ele é do financeiro da Adm

    ?

    Desconhecido Quinta, 06 de dezembro de 2018, 16h35min

    Corrigindo
    O próprio rapaz do financeiro da Adm que me ligou , qdo retornei contestando me falou que 5% devido à prestação de serviço deles de terem me ligado ( foi exatamente 1 min e 11 segundos ) .
    Não foi eu quem falei aleatoriamente

    F

    fauve Quinta, 06 de dezembro de 2018, 17h00min

    Então Adriana prestação de serviços não é só o custo da ligação. A administradora tem um trabalho extra com os inadimplentes e está cobrando por esse trabalho. Ouso dizer que a maioria das administradoras cobram 10% para cobrança extrajudicial e 20% para a judicial.

    E onde foi que você viu a dívida do seu vizinho?

    ?

    Desconhecido Quinta, 06 de dezembro de 2018, 19h26min

    Fauve
    Eles não alegam nada sobre cobrança extrajudicial.Que foi passado foi exatamette isso que lhe falei. Sobre do meu vizinho , eu tive acesso com ele mesmo .

    ?

    Desconhecido Quinta, 06 de dezembro de 2018, 19h31min

    Inclusive do meu vizinho por ele estar inadimplente estão cobrando os 10% dele . Mas como disse ele está há 01 ano e está sendo cobrado pelo montante. E anteriormente a isso não há cobrança de 5% mensal dele . Somente o que é de lei 2% e juros de 1% .

    F

    fauve Sexta, 07 de dezembro de 2018, 5h55min

    Adriana vamos resumir: o devedor paga as custas que sua mora deu causa. Portanto além de todos os encargos legais devidos ao condomínio você paga pelos honorários da cobrança extrajudicial que já iniciaram contra você.

    Ou, como eu disse: é mais fácil o condomínio ajuizar. E aí os custos serão bem maiores.

    Comparar o que o seu vizinho disse e a sua dívida é confundir "alho com bugalho". Teriam que ser comparadas as planilhas.

    Se você acha que está sendo prejudicada consigne o pagamento que você entende ser incontroverso e brigue pelo resto.

    Abraços