Minha mãe é divorciada e possui um casal de filhos, meu irmão tem 37 anos e eu sou mais nova que ele apenas 4 anos. Minha mãe possui dois imóveis; meu irmão mora com seu casal de filhos e sua companheira em um deles e eu, moro com meu companheiro e meu casal de filhos no outro imóvel. Minha mãe optou por sair de casa a alguns meses e paga aluguel atualmente, mas antes morava na minha atual residência. Ela as vezes fala em construir uma casa pra mim e este imóvel caso venha ser construído também ficará no nome dela. Cabe ressaltar, que as três casas, caso ela venha mesmo a construir mais uma, terão a mesma entrada. Meu irmão mora nos fundos, e eu serei vizinha, à direita de minha mãe, de acordo com a vontade dela. Esse imóvel que ela deseja construir, seria em cima da garagem que atualmente é utilizada exclusivamente pela família do meu irmão. Sendo assim, eu gostaria de saber se futuramente essa garagem será minha pela localização e como poderia ser feita a divisão desse imóvel em que resido atualmente; se ela poderia deixá-lo para os 4 netos ou se a lei exige que a divisão seja feita igualmente entre os filhos?

Respostas

    F

    fauve Segunda, 10 de dezembro de 2018, 5h12min

    Não, apenas pela localização do seu imóvel você não tem direito à garagem. E a lei exige que 50% dos bens sejam para os herdeiros necessários portanto sua mãe pode deixar aos netos apenas metade do que ela possui.

    D

    Desconhecido Segunda, 10 de dezembro de 2018, 7h39min

    Ou seja tem tudo para dar confusão no futuro. A melhor opção no futuro é que o imóvel seja vendido e repartido 50% para vc e 50% para seu irmão

    ?

    Desconhecido Segunda, 10 de dezembro de 2018, 10h17min

    Obrigada.Era exatamente o que eu temia. Sendo assim, para evitar confusão não seria melhor que ela deixasse as coisas como estão; um imóvel para cada filho? Daí então, caso a garagem não possa ser utilizada por nós dois no futuro, poderíamos vendê la e repartir igualmente.No caso de deixar as coisas como estão, não acho justo que minha mãe fique pagando aluguel mesmo tendo sido uma opção dela sair de minha atual residência e penso que meu irmão e eu, juntos; poderíamos pagar o aluguel dela mais ele discorda totalmente. No momento não tenho condições de alugar uma casa mais assim que me formar na faculdade isso se tornará possível. Já que eu não teria direito à garagem não quero que minha mãe construa um terceiro imóvel pra mim, pois prefiro que este venha a ser meu. Para evitar que ela construa e visando meu desejo futuro; seria inteligente da minha parte ganhar um pouco mais de tempo e propor que ela volte em breve?

    F

    fauve Segunda, 10 de dezembro de 2018, 17h55min

    Sabe o que seria mais justo mesmo? Sua mãe vender tudo o que ela possui e gastar o dinheiro na Europa.