Tenho um funcionário que exerce atividade de caseiro e um imóvel usado para locação por temporada. Gostaria de saber como regularizar sua situação trabalhista. Contrata como caseiro? Regido pela CLT uma vez que a atividade, de certa forma, tem fins lucrativos? Como proceder com a contração?

E, se contratado como doméstico, como alterar seu contrato de trabalho?

Respostas

    H

    Hen_BH Terça, 11 de dezembro de 2018, 16h15min

    Se as atividades que ele exerce são vinculadas à manutenção do imóvel locado para temporadas (limpeza de piscina, manutenção da estrutura, jardinagem etc.) ele não é, a meu ver, empregado doméstico, uma vez que tais atividades se voltam ao contexto de geração de lucros pela propriedade.

    Nesse caso, ele não está a serviço de entidade familiar, e sim de uma atividade comercial.

    Daniel S de Castro

    Daniel S de Castro Sábado, 09 de março de 2019, 2h51min

    Qual seria e melhor solução ? De acordo com a lei trabalhista ? Vi decisões nas quais SE o proprietário não aluga o imóvel vinculando a existência do empregado, não há problema.

    G

    Gustavo Falcão Sábado, 09 de março de 2019, 11h24min Editado

    A solução seria a contratação dele por meio da CLT e com um contrato individual de trabalho.

    Ou, dependendo de como é a autonomia deste caseiro, pode-se fazer um contrato de prestação de serviços, como este, podendo ser o caseiro contratado pela pessoa física ou PJ, podendo até ser MEI.

    Só vale ressaltar que nenhum empregado doméstico, se encaixado nos requisitos da PEC 150, pode ser MEI / PJ.

    Mas no relato em questão o profissional está prestando serviço sem ser no âmbito residencial do contratante, e o local tem fins lucrativos como já citado.