Até onde vai a autoridade de um policial?
Hoje presenciei uma situação que me incomodou bastante! Um homem vestido de roupa comum, acuava um jovem jovem que vendia guardanapos(talvez de forma ilegal), com uma postura bastante autoritária, com a s mãos atras das costas, ele dizia algo para o rapaz em tom baixo enquanto era observado de perto, dois policiais fardados(um homem e uma mulher). Logo percebi que ele também era policial, mas a questão que me veio é: Qual a necessidade da abordagem desse policial a paisana, sendo que havia muitos policiais próximos do local ? Eu, educadamente questionei a abordagem do policial a paisana que tentou me intimidar com a mesma postura que abordou o rapaz! Quando eu disse que sabia dos meus direito de cidadão outros policiais afastaram ele... Acredito que como cidadã devo procurar a corregedoria da Policia Civil
A lei serve para que? Nada? Caso não tenha lei que diga que ele está errado tudo bem, mas caso contrário, enquanto houver abuso e pessoas que compactuam e não denunciam, a humanidade continuará no mesmo buraco! Então é bom se informar sim sobre direitos do cidadão ou não haveria órgão públicos para tais denúncias.
Bom amigo, pela sua narrativa não vejo nada de "errado". Parece que o procedimento foi seguido. Sem saber o que o policial disse a mulher fica dificil tirar alguma conclusão. Se por acaso o senhor achar que teve abuso, aconselho a fazer uma denuncia na corregedoria alegando conduta anti ética. Minha opinião: Não houve nada irregular. Um policial a paisana tem direito por lei a intervir nesse tipo de situação, o que o senhor julga "necessario" é totalmente subjetivo e irrelevante nesse caso.