Na atualizadade, com tantas mudanças de pensamentos, comportamentos e evluções, em sua opinião, acha que é hora de elaborar ou pôr em vigor uma nova Contituição? Responda à vontade é uma pesquisa pessoal, em breve descrevo minha opinião e posição à você. Obrigado pela resposta !

Respostas

    ?

    Jefferson Renosto Lopes Quarta, 03 de agosto de 2005, 11h22min

    Caro amigo,

    Não acho que seja hora de se elaborar uma nova Constituição para o país, aliás, na minha opinião, novas Constituições somente devem ser elaboradas e postas em vigência em casos de mudança drásticas, como ditadura para democracia, e assim por diante. Devemos entender a Constituição como uma eterna construção de idealizações. Daí justifica as normas pragmáticas imposta na Carta de 1988. Essas normas traçam o mundo deontológico, ou seja, o ideal, e até os dias atuais não chegamos a esse ponto. Assim, entendo que a Constituição de 1988 deve viger por muitos e muitos anos, até o dia ela não traga mais motivação para novas conquistas.

    Essa é minha opinião.

    ?

    Robson Roberto Sábado, 06 de agosto de 2005, 12h58min

    Assim como o amigo Jefferson, acho tbm que uma constituição para fincar raízes na sociedade e fazer cumprir seus valores precisa de tempo para tornar efetivo o que realmente ela propõe, nossa atual constituição é realmente muito nova para dizermos que ela precisa ser substituida, ainda não podemos dizer que ela fincou raízes e produziu os valores à que veio, portanto devemos esperar, e por que não faze-lá cumprir, acredito que essa tarefa tbm cabe a nós, não vamos fugir do problema elaborando uma nova carta, mas sim iremos criar novos problemas, diferentes destes, talvez piores até, acho que ao ser substituida, uma constituição traz a sociedade um novo horizonte, que parece ser a solução de todos os problemas.

    M

    MAYARA FOLLMANN DOS REIS Segunda, 01 de dezembro de 2008, 15h36min

    acredito que a Constituição traduz em formas de dispositivos uma porção da cultura do nosso país. Algumas das leis recepcionadas pela constituição de 1988 traduzem essa cultura. O que ocorre é que a vida está mudando rapidamente e a lei ou a constituição não tem essa flexibilidade, pois um dispositivo constitucional é uma regra a ser cumprida. Acredito que por mais que existam críticos, foi através da existência da Constituição que o nosso país sofreu inúmeras alterações.
    No nosso país dá-se muita ênfase a economia e a própria política e em segundo plano vem às questões sociais, como educação, saúde, segurança, mas foi através Constituição que o governo implantou projetos sobre a educação, saúde e outros inúmeros projetos com fins de beneficiar a população. Foi através dela que analfabetos conseguiram o direito de expressar sua opinião sobre a visão política através do voto. Para confirmar isso no artigo 5º da constituição do Brasil fala sobre a “inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade”.
    Somos governados por "Medidas Provisórias" por isso temos mudanças no governo, para que novos presidentes, governadores, deputados, tentem implantar novos projetos para o crescimento do país para que novas formas de governo sejam criadas a fim de beneficiar a população, e é assim que acontece com a Constituição, nem tudo que nela foi implantado se aplica atualmente, porem tudo que esta dentro dela foi colocado com a intenção de melhor a sociedade brasileira. A constituição Federal não é ultrapassada pois, sofre constantes modificações com as Emendas. Mas, o que muitos não sabem é que como cidadãos votantes, todos podem participar do processo legislativo, encaminhando, através da câmara de vereadores, projetos de leis que nos beneficie com efetividade.