Na atualizadade, com tantas mudanças de pensamentos, comportamentos e evluções, em sua opinião, acha que é hora de elaborar ou pôr em vigor uma nova Contituição? Responda à vontade é uma pesquisa pessoal, em breve descrevo minha opinião e posição à você. Obrigado pela resposta !

Respostas

3

  • 0
    ?

    Jefferson Renosto Lopes Quarta, 03 de agosto de 2005, 11h22min

    Caro amigo,

    Não acho que seja hora de se elaborar uma nova Constituição para o país, aliás, na minha opinião, novas Constituições somente devem ser elaboradas e postas em vigência em casos de mudança drásticas, como ditadura para democracia, e assim por diante. Devemos entender a Constituição como uma eterna construção de idealizações. Daí justifica as normas pragmáticas imposta na Carta de 1988. Essas normas traçam o mundo deontológico, ou seja, o ideal, e até os dias atuais não chegamos a esse ponto. Assim, entendo que a Constituição de 1988 deve viger por muitos e muitos anos, até o dia ela não traga mais motivação para novas conquistas.

    Essa é minha opinião.

  • 0
    ?

    Robson Roberto Sábado, 06 de agosto de 2005, 12h58min

    Assim como o amigo Jefferson, acho tbm que uma constituição para fincar raízes na sociedade e fazer cumprir seus valores precisa de tempo para tornar efetivo o que realmente ela propõe, nossa atual constituição é realmente muito nova para dizermos que ela precisa ser substituida, ainda não podemos dizer que ela fincou raízes e produziu os valores à que veio, portanto devemos esperar, e por que não faze-lá cumprir, acredito que essa tarefa tbm cabe a nós, não vamos fugir do problema elaborando uma nova carta, mas sim iremos criar novos problemas, diferentes destes, talvez piores até, acho que ao ser substituida, uma constituição traz a sociedade um novo horizonte, que parece ser a solução de todos os problemas.

  • 0
    M

    MAYARA FOLLMANN DOS REIS Segunda, 01 de dezembro de 2008, 15h36min

    acredito que a Constituição traduz em formas de dispositivos uma porção da cultura do nosso país. Algumas das leis recepcionadas pela constituição de 1988 traduzem essa cultura. O que ocorre é que a vida está mudando rapidamente e a lei ou a constituição não tem essa flexibilidade, pois um dispositivo constitucional é uma regra a ser cumprida. Acredito que por mais que existam críticos, foi através da existência da Constituição que o nosso país sofreu inúmeras alterações.
    No nosso país dá-se muita ênfase a economia e a própria política e em segundo plano vem às questões sociais, como educação, saúde, segurança, mas foi através Constituição que o governo implantou projetos sobre a educação, saúde e outros inúmeros projetos com fins de beneficiar a população. Foi através dela que analfabetos conseguiram o direito de expressar sua opinião sobre a visão política através do voto. Para confirmar isso no artigo 5º da constituição do Brasil fala sobre a “inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade”.
    Somos governados por "Medidas Provisórias" por isso temos mudanças no governo, para que novos presidentes, governadores, deputados, tentem implantar novos projetos para o crescimento do país para que novas formas de governo sejam criadas a fim de beneficiar a população, e é assim que acontece com a Constituição, nem tudo que nela foi implantado se aplica atualmente, porem tudo que esta dentro dela foi colocado com a intenção de melhor a sociedade brasileira. A constituição Federal não é ultrapassada pois, sofre constantes modificações com as Emendas. Mas, o que muitos não sabem é que como cidadãos votantes, todos podem participar do processo legislativo, encaminhando, através da câmara de vereadores, projetos de leis que nos beneficie com efetividade.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.