Alienação parental e não autorização de cortar o cabelo sem permissão da mãe que tem a guarda
Minha filha tem 7 anos e o pai dela tem visitas alternadas e 15 dias durante as férias e eu tenho a guarda dela ,ele paga pensão, mas ele já entrou em processo pra dimunuir a pensão pra 190 reais! Porém nas férias ele cortou cabelo dela e fez chaneu sem me comunicar, liguei questionando o mesmo diz que faz com ela oq quiser quando estiver com ele porque ele paga pensão! É certo isso? Sendo que ela não queria cortar o cabelo , outra coisa também , sou casada a 6 anos praticamente e meu esposo conheceu ela ,tinha 1 ano e 8 meses, e ela o chama de pai também, sendo que ele criou, dá educação,sustentou ,porque o pai foi prover pensão ela tinha 3 anos de idade, e pelo fato de ele não ser pai biológico , o pai dela mete na cabeça dela que ele não é pai nada, quem é o pai dela é ele, e diz que não é pra chamar de pai e sim de tio... Como proceder em uma situação dessa? Ele pode cortar o cabelo dela sem me comunicar?
éNão vejo por esse lado que é bizarro, cabelo liso, longo é bonito e ainda mais quando a criança gosta e todos ao redor gostam e onde é que fica ' pai é quem cria? sendo que o pai biologico assumiu já tinha 3 anos e também nem convive com a criança no dia a dia, pra saber a responsabilidade que é! pai acha que pelo fato de pagar a pensão, tem o direito sobre as decisões sobre a filha , quando a mãe tem a guarda!
Quando a guarda acontece ser unilateral (coisa cada vez mais rara), o genitor que não a detém fica com a obrigação de supervisionar os interesses dos filhos. Ele não perdeu o poder familiar.
E no âmbito dos novos conceitos de família nós temos famílias com dois pais, com duas mães, com pai biológico e pai socioafetivo e por aí vai. Mas pai biológico é quem transmitiu a genética ao filho, a criança é metade pai e metade mãe. Negar isso é negar metade de sua filha.
Tenho certeza que sua filha tem um monte de colegas na mesma situação e com sete anos ela tem idade para compreender que papai e mamãe não vivem juntos e ela pode ter dois pais na certidão de nascimento: o pai biológico e pai socioafetivo. Mas o pai biológico nunca deixará de ser pai.
agora sim estamos falando a mesma lingua, nunca, nunca falei pra minha filha que não existe o pai biologico, muito pelo contrario, sempre disse que ele é pai dela e etc, porém ele faz com ela essa distinção de pai como vc fala aí socioafetivo, ele não aceita ela ter 2 pais! simples, só acho injusto a mãe, eu no caso ter toda responsabilidade do dia a dia e ele só final de semana alternados e ainda assim se achar com direito nas decisões dela, e impor que quem manda lá é ele e ela é obrigada a ir pra casa dele, mesmo sem ela querer ir , como vc mesmo informou que por ela ter 7 anos e já tem intendimento! isso me faz mais pensar que a divisão da guarde de 15 dias com ele e 15 dias comigo é a melhor opção, pois já que ele quer ter os direitos sobre tudo nela, que também arque com as responsabilidades diarias, levar ao colegio, buscar, fazer dever, levar ao medico e etc1