DIVIDA MAIS 5 ANOS (GRUPO RECOVERY)
A minha divida do banco venceu os 5 anos e saiu do serasa e spc. A recovery comprou a divida, Pergunta: Até aonde essa empresa pode me prejudicar? Vai atrapalhar no caso de um futuro crédito ou talvéz um financiamento? Sim pois, essa empresa ta incomodando milhares de pessoas e no meu caso já caducou os 5 anos a mais de 1 ano.
O que caducou não foi a dívida. A dívida continua. O que prescreve é o direito do credor ajuizar contra o devedor. E o prazo máximo para manter o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito são cinco anos. Mas como eu disse: não pagou continua devendo. Então sim, isso pode comprometer o seu crédito.
Mesmo não constando negativação nos orgãos? Uma empresa resgatar dividas caducadas não é contra Lei? Sim pois, sofremos por 5 anos e vem uma empresa do nada e renova uma divida para continuarmos sendo prejudicados?! O Banco pelo que saiba, tem seguro para devedores. É certo a instituição receber da seguradora e vender a divida? Aonde eu como cidadão, posso esta protegido uma vez que me sinto lezado? Antes que eu acione juridicamente assas instituições, vocês poderiam me explicar? Aguardo e agradeço antecipadamente.
Quem está te cobrando? É uma empresa de cobrança? Se sim, levaram até você a cópia autenticada da cessão de direitos? Levaram uma cópia do contrato social da empresa? Podem te cobrar se compraram a dívida prescrita, desde que cumpra o que estabelece o Art. 290 do Novo Código Civil: - A cessão do crédito não tem eficácia em relação ao devedor, senão quando a este notificada; mas por notificado se tem o devedor que, em escrito público ou particular, se declarou ciente da cessão feita. Você precisa ser notificado, tomar ciência desta situação. O envio pelos correios com A.R já pode ser suficiente para provar que você foi notificado. Se quem estiver te cobrando não for uma Instituição Financeira reconhecida pelo Banco Central, os juros só podem ser de 1% ao mês que são os juros legais de acordo com o novo código civil. Dívidas prescritas podem ser cobradas, mas tem limites! Não pode ocorrer ligações abusivas, não pode haver ameaças, não pode incomodar no horário de lazer, trabalho, descanso, etc... Veja nos Artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor. Situações onde a cobrança começa a "fugir" da normalidade, pode acabar acarretando em indenização por danos morais. Qualquer dúvida que você tiver, consulte seu advogado de confiança.
A.R tem que ser assinado, pois o remetente precisa receber o comprovante que é a confirmação de que a postagem foi recebida pelo destinatário. Afirmar que enviou precisa restar provado. O consumidor por ser a parte mais frágil nas relações de consumo, acaba por ter em seu benefício a inversão do ônus da prova. Havendo dúvidas, sugiro que consulte um advogado de sua confiança e leve a ele todos os fatos.
Mesmo entrando em acordo de negociação de dívida antiga e mesmo pagando todos os meses com antecedência os boletos mensais, tenho me sentido constrangida e mesmo até irritada porque o call center da recovery resolveu me telefonar para "lembrar" do acordo e dia do pagamento. Mesmo estando o sistema deles informando que não tenho pendências. Já configurei meu telefone para rejeitar as ligações e mesmo assim ligam mais de 20 vezes ao dia.
Tinha uma dívida de 1.900 do santander de cartão de crédito de 2020 devido a pandemia , a recovery comprou a dívida e está me cobrando 56,000 dano um desconto para mim quitar por 25.000 mil reais já nem.sei o que faço já liguei lá estou para adoecer ,de tanto eles me cobrarem e não vou pagar um juro abusivo