Como proceder com o idoso que não aceita ser cuidado ?
Minha mãe idosa que requer cuidados e já fica com cuidadoras, desistiu de ser cuidada e é uma pessoa muito difícil de conviver, ofende, briga, agride as cuidadoras verbalmente e as vezes com empurrões. Não aceita ir em alguns médicos e fazer tratamentos específicos para saúde. Como proceder nesse caso já que não tenho como ficar com ela na minha casa , pois tenho marido que trabalha viajando e fico c meu filho de 10 anos que requer acompanhamento nos estudos e vida escolar sendo que trabalho em casa e também já tenho minha rotina e pouco espaço físico ? Att
Depende. Se sua mãe tem limitações mentais (e parece que tem) ou físicas que a impeçam de ter uma vida independente, não há que falar em ela não querer ser cuidada.
Em situações tais, a capacidade de decisão está seriamente afetada, de modo que não pode ela precisará de quem a cuide e tome as decisões por ela. Se for essa a situação, guardadas as devidas proporções, o "querer" de sua mãe equivaleria ao "querer" de seu filho de 10 anos: se ele disser que não quer tomar banho, nem ir à escola, maltratando as professoras, nem tomar remédios, nem ir ao médico, enfim, que "não quer ser cuidado" por você e seu marido, e que irá sair de casa, vai deixar assim mesmo?
Pois é...já sei que resposta você deu a si mesma...e se sua mãe é doente, a resposta vale para ela também... Desse modo, se ela não tem capacidade mental de se cuidar sozinha, precisa ser interditada, e havendo mais filhos, todos devem ajudar nos cuidados com ela.
Ou então paguem um asilo.