Boa tarde meu nome é Thiago. eu tenho duvidas sobre o meu caso, eu tenho um filho com a minha ex ele tem 7 anos de idade, e somos separados a uns 4 anos desde quando nos separamos o meu filho sempre morou comigo, ela pegava ele de vez em quando ou em alguns finais de semana. no meio do ano de 2017 ele queria que ele ficasse uma semana com ela e uma comigo, então decidimos isso, porém no final do mesmo ano ela queria que o menino fosse morar com ela em 2018 pois ele iria começar o 1 ano na escola e ela queria fazer parte disso, eu não muito contente por que ele sempre ficou comigo não concordei e prefiria que continuasse uma semana com cada, atravez de muita conversa eu permitir que ele fosse para lá e eu pegaria ele apenas aos finais de semana. ate ai tudo bem, eu ajudava ela com o que podia pagava o convenio todo mes sozinho, pirua escolar, e combinamos de tudo metade, metade. porém nesse mesmo tempo fiquei desempregado e ficou meio difiçil em ajudar. ela não quiz nem saber da minha situação ela empregada tendo condições prefiriu entrar com a justiça para ter direito de pensão alimenticia, hoje faz 6 meses que pago pensão e ele fica bem mas tempo comigo do que com ela. conversando com ela esse ano ela resolveu deixar meu filho vir morar aqui de novo sendo 1 semana com cada. quero saber por que quero que fique por lei guarda compartilhada e prefiro 15 dias com cada e quero rever questões de pensão faz somente 1 ano em que ele está morando com ela. e nesse meio termo eu vivo em uma união estavel com outra mulher que no momento esta desempregada e gravida de 17 semanas. proucuro emprego mas assim que a carteira for registrada a pensão ira aumentar sendo assim ficarei sem condiçoes de manter meu 1 filho e meu 2 tambem. sempre foi tudo metade metade e guarda compartilhada.

Respostas

    L

    Luciana Moreira Quinta, 17 de janeiro de 2019, 15h54min

    Não é melhor entrar na justiça e sugerir guarda alternada? 15 dias para cada um e dividem a despesas da crianças. Exemplo, um paga a perua, outro a escola, outro convenio, a cada semestre um fica responsável por compras roupas. E quando a criança está com vc, vc é responsável pela alimentação, a mesma coisa quando estiver com a mãe. E assim ninguém paga pensão para ninguém.

    ?

    Desconhecido Quinta, 17 de janeiro de 2019, 15h57min

    seria bem facil, mas ela não aceita acordo assim, ela quer a pensão. quando fomos no acordo eu pedi, conversei com ela para divirdimos a finanças e a guarda ela não concordou.

    L

    Luciana Moreira Quinta, 17 de janeiro de 2019, 16h06min

    Vc tentou perante o juiz? Ou só falou com ela?

    ?

    Desconhecido Quinta, 17 de janeiro de 2019, 17h58min

    Não tentei, por contas das minhas dúvidas, se eu tenho chance de alguma forma conseguir isso perante o juiz? ou se acabo perdendo.

    F

    fauve Quinta, 17 de janeiro de 2019, 18h14min

    Nós não sabemos o que se passa na cabeça do juiz mas onde eu atuo residência alternada não é muito bem vista. A guarda será unilateral ou compartilhada mas até aí estamos falando de responsabilidade. Guarda compartilhada significa que ambos os genitores serão igualmente responsáveis pelas decisões que envolvam saúde, educação e bem estar do menor. Esse menor terá um endereço civil (quase sempre com a mãe) e o outro genitor prestará alimentos.

    Até que ponto alternar a residência será o melhor para a criança? Sem contar que concordar em dividir as despesas da criança fica muito subjetivo e cairá na sua conta até álbuns de fotografia. Tudo o que a mãe conseguir pensar para que sobre menos dinheiro para seu outro filho.

    Vai por mim: insista na guarda compartilhada e se necessário fixe um percentual do seu líquido.

    Boa sorte

    ?

    Desconhecido Quinta, 17 de janeiro de 2019, 19h02min

    Pretendo recorrer em guarda compartilhada! ele sempre morou comigo a casa de origem dele é aonde eu moro, ela que saiu de casa deixando o menino comigo. Eu fiquei com ele todo esse tempo! 1 ano morando com ela, ela vai e pede pensão? fico indignado, e meu filho na época que foi morar com ela, ele chorava para ir embora, falava que não queria e ela não teve dó nem do menino. hoje eu pago pensão e o restante é metade,metade convenio medico, material escolar e uniformes, remedios.. esse ano ela quer que volte 1 semana com cada só que eu pretendo recorrer a 15/15 e rever questões de pensão!