Sobrestamento de Pauta

Há 20 anos ·
Link

Ilustres Colaboradores,

Não obstante a bateria de avaliações pelas quais tenho que me submeter, somado à necessidade de completar a carga horária com cursos de extensão, trabalhar como qualquer mortal e brasileiro comum, tenho que vencer a tarefa de concluir um TCC até 19 de novembro.

O projeto monográfico busca investigar o sobrestamento de pauta das Casas do Congresso Nacional introduzido no texto constitucional, art. 62, §6o, por força da EC-32, portanto, da lavra do constituinte derivado, frente ao princípio da Separação da Separação dos Poderes, disposto no art. 2o. e encapsulado pela intangibilidade do núcleo imodificável disposto no art. 60, §4o, III, do Texto Constitucional.

Entendo que o dispositivo constitucional que insere mais uma regra de sobrestamento de pauta nasce eivado do vício de inconstitucionalidade, visto que fere a regra intangível da separação harmônica entre os poderes. Afigura-se-me assim, pois, a regra do art. 60,p4, comando limitativo ao poder de legislar do constituinte derivado.

As idéias encontram-se ainda vagas em minha cabeça. Preciso ordená-las. Gostaria muito de contar com a colaboração dos colegas esclarecendo-me sobre que linha devo seguir, qual o esquema de elaboração mais apropriado ao tema. Busco, enfim, verdadeiramente, uma luz.

1 Resposta
Marcos
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Prezado Amigo Georje: A proposta da separação dos poderes visava à proteção da liberdade individual, evitando tiranias, e também ao aumento da eficiência do Estado, com uma melhor divisão de atribuições e competências, com o estabelecimento de órgãos especializados em determinada função. Sobre isso, ver http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5924 Se isso é verdade, parece bastante razoável que o trancamento de pauta fira o princípio da separação dos poderes. No entanto, o Supremo Tribunal Federal já decidiu que não existe conceito único do princípio da separação de poderes. Sobre esse assunto, veja o julgamento, nesse Tribunal, sobre a constitucionalidade do Conselho Nacional de Justiça. A extensão desse princípio muda a cada momento histórico. Será que o trancamento de pauta seria uma interpretação, pela própria Constituição, do princípio da separação de poderes?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos