A exatos 9 anos e 6 meses atrás, minha mãe e meu padrasto foram embora para o estado do Maranhão, 1 dia antes deles partirem meu padastro me chamou para conversarmos, foi quando ele me disse que estava indo embora e o apartamento da COHAB ficaria para mim (tipo uma herança antecipada por parte da minha mãe). Ele me entregou as chaves e no dia 01 de Junho de 2009 eu meu companheiro e minha filha na época com 1 aninho de idade viemos morar no apartamento "dado". Nesses 9 anos e 6 meses, arcamos com todas as taxas de condomínio e rateios para bem feitorias no condomínio, meu companheiro e eu fizemos melhorias no apartamento também, trocamos fiação elétrica, reformas na cozinha e banheiro, afinal se é nosso vamos investir. Porém no dia 12/01/2019 recebi uma mensagem via WhatsApp da minha mãe me informando que meu padastro vendeu o apartamento, que eu tenho que desocupar até dia 30/01/2019. Me ofereceram 5 mil reais para eu arcar com os primeiros meses de um aluguel em outra casa. Meu marido e eu estamos desempregados no momento, fazemos trabalhos autônomos (bicos) para pagar as contas e cuidar da nossa filha que está com 10 anos. Eu questionei a venda do apartamento, afinal ele havia me dado a palavra dele que era meu a partir do momento que eles foram embora (não passou para o meu nome) mas para mim a palavra de uma pessoa tem valor. Questionei também porque eles fizeram a venda do apartamento sem me comunicar, não veio ninguém ver o apartamento com interesse de comprá-lo, como alguém compra um imóvel sem ver antes. E meu padastro vendeu o apartamento quitado sem nenhuma dívida por menos da metade do preço (o apartamento vale 120 mil por estar quitado) ele vendeu por 45 mil. Eu disse que eu não aceito 5 mil porque infelizmente não pedende apenas de força de vontade de trabalhar para ser contratado por uma firma, não posso pular de casa em casa com uma criança todos sabem que 5 mil não é muito acaba rápido, não consigo nem dar entrada em um financiamento de imóvel com essa quantia.

Minha pergunta é o que eu devo fazer? Eu tenho algum direito? Quais são os meus direitos? Devo cumprir a ordem de desocupar em menos de 20 dias? Estou perdida e desesperada.

Para deixar claro quando meu padrasto conheceu minha mãe ele já tinha esse apartamento da COHAB, antes dele e minha mãe se casarem no civil o apartamento já estava quitado, Minha mãe não assina por este apartamento. E o setor que moramos fora o condomínio que eu moro as casas e condomínios que existem no mesmo setor mesmo quitados não possuem escritura, apenas termo de quitação, pelo que eu sei é que a COHAB construiu em um terreno de herança, e os herdeiros entraram na justiça, por esse motivo mais de 80%dos imóveis são quitados, mas nenhum possui escritura até a COHAB resolver na justiça a questão.

Respostas

    F

    fauve Domingo, 20 de janeiro de 2019, 5h36min

    Imóvel sem documentação vale bem menos do que imóvel quitado. O apartamento não era seu, palavras o vento leva. Você pode pegar os R$5.000,00 e sair do imóvel ou pode assumir a posição de "daqui não saio, daqui ninguém me tira" e aguardar ordem judicial. E nesse caso é bem provável que o bônus de R$5.000,00 seja retirado.