Vendi meu apartamento há 1 ano para um pessoa, pagar em meu nome. Fizemos apenas o contrato gaveta. Porém está 3 parcelas em atraso e a caixa ligou dizendo que se não pagar, vao tomar o apartamento, entrei em contato com a pessoa que vendi, e ela não tem interesse mais em ficar com apartamento, no caso que nos devolver. O que devo fazer em relação ao contrato que foi feito? Quais nossos direitos? Obrigada!

Respostas

9

  • 0
    H

    Hen_BH Domingo, 20 de janeiro de 2019, 9h43min

    O financiamento está em seu nome. Desse modo você é a responsável perante a Caixa até que ele termine.

    Não se pode "vender" um bem que ainda não é seu. O que deveria ter feito era irem à Caixa você e o "comprador" e verificado a possibilidade de transferência do financiamento para ele.

    Se a Caixa levar o imóvel a leilão, você certamente terá o prejuízo do que ja pagou, e uma grande dor de cabeça para conseguir cobrar algo daquele a quem "vendeu" o imóvel.

  • 0
    G

    Gustavo Falcão Domingo, 20 de janeiro de 2019, 11h11min Editado

    Perfeita a explicação acima.

    O máximo que conseguirá é uma multa rescisória, cobrada da parte compradora que está desistindo da compra, se esta condição estiver no contrato de compra e venda de imóvel de gaveta que você fez com ela.

  • 0
    ?

    Desconhecido Domingo, 20 de janeiro de 2019, 13h24min

    Obrigada Hen_BH e Gustavo. Mas deixa eu explicar melhor, acho que não me expressei bem! Como eu disse, vendi pelo contrato a essa pessoa, ela não está mais tendo condições de pagar as prestações, sendo assim atrasaram 3 e a caixa não para de ligar e ja mandaram uma procuração para o cartório se não me emgano, e me deram prazo até amanhã para quitar o atraso! Sendo assim liguei para a moça que vendi, ela disse que não daria mais pra ela e me perguntou se poderia me devolver, e eu disse sim pois pra mim é até melhor, porque estava tendo muita dor de cabeça em relação ao meu nome. Sendo assim, ela quer rasgar o contrato que fizemos e ir ao cartório desfazer tudo o que fizemos, e eu pagarei as em atrasos. Quero saber se é possível isso? Como devo proceder? É simples assim? (Lembrando que ela ja disse que não quer mais, e assina no cartório para desfazer. Mas como não sei como proceder, estou perdida, e só tenho amanhã para resolver isso! ) como faço para desfazermos o contrato gaveta feito no cartório? É simples quando ambas partes ja entraram em acordo? Paga alguma coisa?
    Socorro me ajudem " obrigada desde já!

  • 0
    G

    Gustavo Falcão Domingo, 20 de janeiro de 2019, 13h27min Editado

    Você pode fazer um distrato, em que neste distrato ela aceita a devolução do imóvel.
    Se terá alguma cláusula de rescisão, ou seja, se ela pagará multa ou se você deve devolver o dinheiro que ela pagou antes é um acordo entre vocês.
    Se não tiver acordo deve prevalecer o combinado na cláusula de rescisão antecipada existente no atual contrato de compra e venda de gaveta.

    Se ela aceitar a simples devolução do imóvel e você estiver de acordo com os termos, faça um documento de distrato com as condições, ambas as partes assinam e assim a negociação será desfeita conforme livremente acordado entre vocês.

    Este distrato finalizará o atual contrato de gaveta, prevalecendo este último acordo entre vocês.

  • 1
    H

    Hen_BH Domingo, 20 de janeiro de 2019, 13h31min

    De todo modo, se a Caixa estabeleceu amanhã como prazo final para o acerto das 3 parcelas atrasadas, vá até lá e pague essas parcelas! Pois se o imóvel for a leilão, a dor de cabeça será grande.

    Pague primeiro o que está atrasado junto à CEF e depois siga o que disse o Dr. Gustavo.

  • 0
    ?

    Desconhecido Domingo, 20 de janeiro de 2019, 14h27min

    Nossa Gustavo, obrigado mesmo. Agora fiquei mais tranquila . Amanhã resolveremos isso da melhor forma e aviso aqui como foi, que Deus lhe abençoe.
    HEN_BH, obrigada mesmo vou a caixa amanhã. Será que consigo negociar com eles essas 3 parcelas em atraso, você sabe me dizer?

  • 0
    H

    Hen_BH Domingo, 20 de janeiro de 2019, 15h10min

    Isso somente a Caixa poderá dizer. Não custa tentar.

  • 0
    ?

    Desconhecido Domingo, 20 de janeiro de 2019, 15h48min

    Obrigado Hen_BH ! Deus abençoe, amanha trago noticias a vocês!

  • 0
    ?

    Desconhecido Segunda, 21 de janeiro de 2019, 8h43min

    Socorro, Alguém me ajuda!
    Pessoal vendi meu apartamento pelo contrato gaveta, porem a moça não está tendo condições de pagá-lo e quer me devolver, porém liguei para o cartório e eles disserem que é irretratavel e irrevogável nosso contrato, mesmo ambas partes querendo. E agora, o que faço?
    Lembrando que ela não está tendo condições de pagar, e a caixa ja mandou a procuração para o cartório e me deu até hoje para pagar, se não corro risco de perder o apartamento. O meu medo também é ir la e pagar as em atrasos e ela não querer mais me devolver o AP, depois de tudo pago. Alguem de me um help? Nas pequenas causas conseguimos fazer um destrato. Qual passo devo tomar? Obrigada desde ja.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.