Vendi meu apartamento há 1 ano para um pessoa, pagar em meu nome. Fizemos apenas o contrato gaveta. Porém está 3 parcelas em atraso e a caixa ligou dizendo que se não pagar, vao tomar o apartamento, entrei em contato com a pessoa que vendi, e ela não tem interesse mais em ficar com apartamento, no caso que nos devolver. O que devo fazer em relação ao contrato que foi feito? Quais nossos direitos? Obrigada!

Respostas

    H

    Hen_BH Domingo, 20 de janeiro de 2019, 9h43min

    O financiamento está em seu nome. Desse modo você é a responsável perante a Caixa até que ele termine.

    Não se pode "vender" um bem que ainda não é seu. O que deveria ter feito era irem à Caixa você e o "comprador" e verificado a possibilidade de transferência do financiamento para ele.

    Se a Caixa levar o imóvel a leilão, você certamente terá o prejuízo do que ja pagou, e uma grande dor de cabeça para conseguir cobrar algo daquele a quem "vendeu" o imóvel.

    G

    Gustavo Falcão Domingo, 20 de janeiro de 2019, 11h11min Editado

    Perfeita a explicação acima.

    O máximo que conseguirá é uma multa rescisória, cobrada da parte compradora que está desistindo da compra, se esta condição estiver no contrato de compra e venda de imóvel de gaveta que você fez com ela.

    ?

    Desconhecido Domingo, 20 de janeiro de 2019, 13h24min

    Obrigada Hen_BH e Gustavo. Mas deixa eu explicar melhor, acho que não me expressei bem! Como eu disse, vendi pelo contrato a essa pessoa, ela não está mais tendo condições de pagar as prestações, sendo assim atrasaram 3 e a caixa não para de ligar e ja mandaram uma procuração para o cartório se não me emgano, e me deram prazo até amanhã para quitar o atraso! Sendo assim liguei para a moça que vendi, ela disse que não daria mais pra ela e me perguntou se poderia me devolver, e eu disse sim pois pra mim é até melhor, porque estava tendo muita dor de cabeça em relação ao meu nome. Sendo assim, ela quer rasgar o contrato que fizemos e ir ao cartório desfazer tudo o que fizemos, e eu pagarei as em atrasos. Quero saber se é possível isso? Como devo proceder? É simples assim? (Lembrando que ela ja disse que não quer mais, e assina no cartório para desfazer. Mas como não sei como proceder, estou perdida, e só tenho amanhã para resolver isso! ) como faço para desfazermos o contrato gaveta feito no cartório? É simples quando ambas partes ja entraram em acordo? Paga alguma coisa?
    Socorro me ajudem " obrigada desde já!

    G

    Gustavo Falcão Domingo, 20 de janeiro de 2019, 13h27min Editado

    Você pode fazer um distrato, em que neste distrato ela aceita a devolução do imóvel.
    Se terá alguma cláusula de rescisão, ou seja, se ela pagará multa ou se você deve devolver o dinheiro que ela pagou antes é um acordo entre vocês.
    Se não tiver acordo deve prevalecer o combinado na cláusula de rescisão antecipada existente no atual contrato de compra e venda de gaveta.

    Se ela aceitar a simples devolução do imóvel e você estiver de acordo com os termos, faça um documento de distrato com as condições, ambas as partes assinam e assim a negociação será desfeita conforme livremente acordado entre vocês.

    Este distrato finalizará o atual contrato de gaveta, prevalecendo este último acordo entre vocês.

    H

    Hen_BH Domingo, 20 de janeiro de 2019, 13h31min

    De todo modo, se a Caixa estabeleceu amanhã como prazo final para o acerto das 3 parcelas atrasadas, vá até lá e pague essas parcelas! Pois se o imóvel for a leilão, a dor de cabeça será grande.

    Pague primeiro o que está atrasado junto à CEF e depois siga o que disse o Dr. Gustavo.

    ?

    Desconhecido Domingo, 20 de janeiro de 2019, 14h27min

    Nossa Gustavo, obrigado mesmo. Agora fiquei mais tranquila . Amanhã resolveremos isso da melhor forma e aviso aqui como foi, que Deus lhe abençoe.
    HEN_BH, obrigada mesmo vou a caixa amanhã. Será que consigo negociar com eles essas 3 parcelas em atraso, você sabe me dizer?

    H

    Hen_BH Domingo, 20 de janeiro de 2019, 15h10min

    Isso somente a Caixa poderá dizer. Não custa tentar.

    ?

    Desconhecido Domingo, 20 de janeiro de 2019, 15h48min

    Obrigado Hen_BH ! Deus abençoe, amanha trago noticias a vocês!

    ?

    Desconhecido Segunda, 21 de janeiro de 2019, 8h43min

    Socorro, Alguém me ajuda!
    Pessoal vendi meu apartamento pelo contrato gaveta, porem a moça não está tendo condições de pagá-lo e quer me devolver, porém liguei para o cartório e eles disserem que é irretratavel e irrevogável nosso contrato, mesmo ambas partes querendo. E agora, o que faço?
    Lembrando que ela não está tendo condições de pagar, e a caixa ja mandou a procuração para o cartório e me deu até hoje para pagar, se não corro risco de perder o apartamento. O meu medo também é ir la e pagar as em atrasos e ela não querer mais me devolver o AP, depois de tudo pago. Alguem de me um help? Nas pequenas causas conseguimos fazer um destrato. Qual passo devo tomar? Obrigada desde ja.