Jus Dúvidas

Perguntar

Qual é a sua dúvida?

Olá, gostaria de saber o que posso fazer e quais os procedimentos legais para resolver o seguinte problema: A Casa do vizinho tem o muro encostado com a parede dos fundos da casa onde moro, e tem infiltrações que acredito ser devido ao aterro da casa do vizinho ter sido feito sem a colocação de uma lona e impermeabilizantes, mas o problema não é exatamente esse, recentemente já faz mais ou menos 1 semana que percebemos um mal cheiro (de esgoto) na cozinha que é um dos cômodos da casa que tem a parede encostada com o muro do vizinho. Quando detectamos a fonte do mal cheiro, na parede que ocorre a infiltração estava escorrendo água criando uma poça dágua e essa com o mal cheiro de esgoto. Já conversamos com as pessoas que moram na casa e que não são os donos, são inquilinos, para que tomem providências a respeito e depois de 1 semana ainda não entraram em contato com os donos da casa, que para piorar os donos não moram na cidade. Gostaria de solucionar o problema sem causar muita dor de cabeça Obrigado

Respostas

8

  • 0
    I

    Iberê Segunda, 19 de julho de 2010, 13h47min

    Ola Sr. Marcelo,

    Você teve alguma resposta ou conseguiu alguma solução para seu problema ? Estou na mesma situação, com um problema praticamente igual. Estou na fase de notificar o vizinho, mas provavelmente precisarei fazer uma ação cominatória.
    Vamos trocar experiências de como resolver este problema.

    Obrigado, Iberê

  • 0
    Zélio Flor

    Zélio Flor Quinta, 25 de fevereiro de 2016, 17h44min

    Infelizmente estou com o mesmo problema, se alguém tiver informação de como resolver, por gentileza publique.
    Desde já agradeço as publicações....

  • 1
    H

    Hen_BH Quinta, 25 de fevereiro de 2016, 18h22min

    O primeiro passo é notificar por escrito os responsáveis pelo imóvel (inquilinos, proprietários), por meio de carta registrada com AR, ou via cartório, narrando o problema, os transtornos causados, e a exigência de que seja ele sanado o mais breve possível.

    Se possível tire fotos e envie junto com a notificação. Estabeleça prazo para providências e/ou respostas. Deixe claro na notificação que caso os problemas não sejam sanados de forma amigável no prazo assinalado, as providências judiciais serão tomadas.

  • 0
    José Norberto Sousa Lopes

    José Norberto Sousa Lopes Terça, 31 de janeiro de 2017, 11h25min

    Senhores, bom dia!!

    Tenho exatamente o mesmo problema, e se esse comunicado não resolver? Que medidas podem ser tomadas?

    Já conversei por várias vezes com o proprietário do imóvel, se comprometeu a iniciar a obra hoje (31/01/2017) e simplesmente nada, e o pedreiro ao qual iria fazer o serviço, disse que o proprietário não autorizou o serviço, que só depois!!!
    Isso porque eu me comprometi a arcar com as despesas de material, somente a mão de obra seria dele!

    Desde já agradeço pela atenção!

    José Norberto

  • 0
    Beatriz Fróes

    Beatriz Fróes Quarta, 07 de junho de 2017, 15h03min

    Tenho o mesmo problema e já faz um mês. Nesse período ja falei várias vezes com o inquilino e nada. O esgoto passa colado ao muro da minha casa e minha garagem ficar alagada com um agua fétida. Seria o caso de comunicar a vigilancia sanitária. Tenho muito receio de inclusive contrair alguma doença. Não sei o q fazer! O problema só aumenta, pois a quantidade de agua embosada é cada vez maior.

  • 0
    J

    Jerusa Beatriz Terça, 23 de janeiro de 2018, 9h04min

    Olá ! Gostaria de saber se sou obrigada aceitar o cano da caixa de esgoto do vizinho passando por de baixo da minha calçada pois esse cano tem quatro dedos de profundidade na terra passo com carro bm ali porq é minha entrada e esta cada vez mais baixo e úmido e já quebrou minha frente oq fazer ? Chamei o serviços da Corsan os mesmos disseram q o cano teria q ser mais baixo e até agora não foi resolvido pois meu vizinho não quer quebrar para baixar o cano e os da Corsan não querem tirar o cano da minha calçada pois alegam não ter sido Corsan q fez essa caixa de esgoto do vizinho ..e tem uma redi via pública quase em frente ..oq fazer me ajudem?

  • 0
    Guilherme Ayin

    Guilherme Ayin Terça, 25 de setembro de 2018, 14h10min

    Estamos (condomínio) passando por um problema semelhante. Vazamento de esgotos do vizinho de fundo do prédio, já conversamos com o proprietário, e até agora nada. Será que ninguém pode dar uma ideia do que é possível ou cabível de ser feito juridicamente ou até mesmo penalmente... polícia ou polícia ambiental? Precisamos de uma ou mais ideias.

  • 1
    Flavio Ferreira

    Flavio Ferreira Sexta, 03 de maio de 2019, 14h15min

    o Código Civil estabelece, a partir do artigo 1.277, normas para que a convivência entre vizinhos seja o mais harmoniosa possível. Quem mora em edifícios, também pode fazer valer a convenção de condomínio, com alguns itens que são regulados de forma personalizada para cada prédio.

    É preciso ter em mente que vizinho não é só quem mora ao lado, em frente ou atrás. São todos os habitantes que possam sofrer influência de algo originado em determinado imóvel. Basicamente, perturbar o vizinho é prejudicar sua saúde, segurança e o seu sossego. Conheça alguns deveres e direitos:

    a manutenção da calçada cabe ao proprietário do terreno da frente
    qualquer inconveniente causado por animais de estimação, a responsabilidade é do dono
    pode-se exigir do dono do animal de estimação a construção ou o aumento da altura do muro, para que o animal não entre em seu terreno
    o lixo deve ser colocado para recolhimento em uma altura que não seja acessível a animais
    os dois proprietários são responsáveis pela manutenção do muro que delimita seus terrenos
    não se deve construir janelas, terraços ou varandas a menos de um metro e meio do terreno vizinho
    pode-se cortar galhos das árvores plantadas no terreno vizinho que avançam a sua propriedade

Precisa de Advogado?
Do u need lawyer