Tenho 18 anos e meu pai nunca me registrou. Ele e minha mãe também nunca foram casados, só namoraram e ela engravidou de mim. Nos meus primeiros anos, segundo minha mãe, ele mandava apenas 30 reais por mês. Com pouco mais de 10 anos, ele começou a mandar 100 reais por pressão da minha mãe. Minha mãe morava com outro homem, mas também não era casada com ele e eles se separaram. Por comta disso, tive que morar com meu pai pois o ex marido dela quis ficar com a casa e ele só foi dar a parte dela em 2016 (fui morar com meu pai em 2013, com 12 anos e fiquei até 2016). Desde então, ele manda 200 reais de pensão todo mês. Ele tem condições, ele trabalha a mais de 20 anos na mesma empresa, ele tem várias casas em Teresina que ele comprou e recebe o aluguel, mas eu não tenho como provar isso. Então, recentemente eu pedi um aumento da pensão de 200 para 300 reais. Mas eu queria saber como posso fazer com que ele pague a quantia certa que eu DEVO receber e se eu posso exigir isso mesmo não sendo registrada no nome dele. Detalhe: eu recebi uma notícia pelo meu avô, pai dele, de que ele fez um teste de DNA sem eu nem minha mãe sabermos (mas conhecendo ele, e como ele é pão duro, ele não mandaria nada pra mim se tivesse dúvidas de que eu realmente era filha dele). E como eu li, ele só pode mandar a pensão no valor obrigatório, dependendo do salário dele, e caso minha mãe não tenha condições de me manter ao nível de vida que eu preciso. Minha mãe é empregada numa casa, não recebe nem um salário mínimo e esse ano eu estou indo para a universidade. Eu preciso saber o quanto ele pode me mandar de pensão pois, por mais que eu não quisesse, eu preciso da ajuda dele. Não vou abrir mão de jeito nenhum da obrigação dele como pai de arcar com as despesas de um filho. Alguém pode me responder?

Respostas

    F

    fauve Quinta, 24 de janeiro de 2019, 5h19min

    Ele não te registrou então ele não tem que te ajudar em nada. Primeiro passo é você entrar com ação de reconhecimento de paternidade. Procure a defensoria pública. Sua mãe devia ter visto isso desde o seu nascimento. E não se iluda: ainda que ele te registre ele não vai te bancar. Será apenas uma ajuda que não passa de 33% dos rendimentos dele dividido entre todos os alimentados.