O que acontece se eu consertar meu carro abalroado antes da propositura da ação indenizatória?
Meu carro foi abalroado e o laudo da perícia foi totalmente favorável a mim. Já tenho os tres orçamentos das oficinas e gostaria de consertar imediatamente, pois há uma abertura causada pela batida que está causando entrada de água no filtro de ar, razão pela qual o veículo está engasgando na hora de sair. Desejo consertar pelo orçamento mais barato! Preciso necessariamente da autorização do juiz para isso, ou seja, preciso ingressar necessariamente com a ação ondenizatória e obter a permissão do magistrado, ou posso consertar logo, desde que pelo orçamento menos oneroso? Preciso muito do meu carro e esperar por uma decisão judicial, ainda que liminar, vai demorar tempo demais. Desde já, agradeço pela atenção que me for dispensada!!!
Julia,
Parece não restar dúvidas de que você poderá mandar fazer o conserto no carro. Não há lógica nenhuma de você ficar aguardando o ingresso da ação para depois consertar o veículo. E se o juiz não autorizar você a mandar fazer o conserto? Você não perde o seu direito material apenas porque determinou a que o conserto fosse feito. Há uma justificativa para isso. Inclusive, de salientar que você tem dois pontos a seu favor: uma perícia no veículo e os três orçamentos realizados. Você não pode ficar eternamente com o seu veículo batido, dependendo de um processo cujo resultado não se sabe qual será. Se você for vitoriosa na ação, o causador do dano vai ter que pagar as despesas que você teve com o conserto do veículo.
Julia, estou na mesma situação que você. Entrei com uma ação de reparos do veículo em fevereiro/2012 e só agora 31/08 né que ela transitou em julgado. O juiz determinou que a seguradora consertasse o carro, que já está consertado desde maio. Como posso fazer para ser ressarcida? Na época eu ainda não tinha as notas fiscais, somente com o decorrer do processo.
Posso pedir para reverter a pena de consertar o carro, numa indenização por tudo que juá gastei?
Você conseguiu receber sua indenização?
Aguardo.