Dúvidas Imóveis

Transferência da casa para minha esposa como faço?

Há 7 anos ·
Link

Bom dia, queria saber se para passar a casa que está em meu nome pro nome da minha esposa, tem que pagar algum valor? E quantas formas existem para eu doar a casa para ela!

1 Resposta
Imagem de perfil de Gustavo Falcão
Gustavo Falcão
Há 7 anos ·
Link
· Editado

O bem faz parte dos bens do casal? Qual é o regime de comunhão entre vocês?

Se o bem não fizer parte dos bens que se comunicam entre o casal:

1 - Você tem herdeiros? Se sim só poderá doar até 50% do seu patrimônio. Mais que isso a doação poderá ser anulada futuramente pelos herdeiros necessários. Se não pode sim fazer um contrato de doação de imóvel, como este que recomendo.

2 - Se tem herdeiros e o imóvel for mais do que 50% do seu patrimônio, ainda assim quer transferir, deve-se então efetuar um contrato de compra e venda do imóvel, como este, visto que a doação não será permitida. Mas a venda deve realmente ocorrer, pois se for uma venda fictícia, ou por um valor irreal, os herdeiros poderão anular a negociação e ainda te interditar.

Em todos os casos precisará pagar o ITBI para transferir o imóvel para o nome dela.

Esta pergunta foi fechada
Há 6 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos