Fiz uma locação de um imóvel no prazo de 12 meses, em janeiro foi o término do contrato. Chamamos a proprietária para dizer que não tinha mais interesse em renovar e foi oferecido um prazo de 4 meses para procurar outro imóvel. Agora à mesma quer cobrar multa porque conseguimos o imóvel 2 meses antes do prazo previsto. Isso pode? Vale lembrar que já cumprimos os 12 meses estabelecidos.

Respostas

    G

    Gustavo Falcão Sábado, 16 de fevereiro de 2019, 10h25min Editado

    Se o contrato de locação residencial foi de 12 meses e você cumpriu todo o prazo então é descabida e irregular esta cobrança de multa, conforme explicado aqui.

    Não pode e não deve ser cobrada.

    O artigo abaixo pode também te ajudar:
    https://www.99contratos.com.br/artigos/as-diferentes-multas-rescisao-antecipada-contratos.html

    Além disso, qual o valor da multa que ela quer lhe cobrar? Esta multa está estipulada em contrato?

    ?

    Desconhecido Sábado, 16 de fevereiro de 2019, 12h38min

    Então eles querem cobrar uma multa de duas vezes o valor do aluguel. Sendo que avisei em janeiro que não iria ficar mais, fizeram esse contrato que não assinamos dizendo que tem validade de 4 meses, se sair pagsmoymulta. E outra o IPTU de minha cidade vence em março, estamos pagando o IPTU desde janeiro sendo que ela nunca passou para a gente ver o real valor.

    G

    Gustavo Falcão Sábado, 16 de fevereiro de 2019, 13h28min

    Se você não assinou então não concordou com tal multa.
    Saia e não pague a rescisão cobrada que é ilegal e indevida.

    ?

    Desconhecido Sábado, 16 de fevereiro de 2019, 17h49min

    E o IPTU ele pode começar a cobrar em janeiro, sendo que vence em março? E outra nunca passou o documento para saber se realmente cobra o correto.

    G

    Gustavo Falcão Sábado, 16 de fevereiro de 2019, 21h00min Editado

    IPTU e demais impostos sobre o imóvel são de responsabilidade do locador, e não sua.
    Salvo se estiver exposto o contrário em seu contrato.

    O artigo abaixo trata sobre este tema:
    https://www.99contratos.com.br/artigos/quem-deve-pagar-o-iptu-em-uma-locacao-locador-ou-locatario.html

    Assim, caso tenha acordado em pagar o IPTU, deve sim cumprir com o acordado, mas devendo o locador sim lhe informar o valor e mostrar o boleto.