Banco pode tomar meu carro para pagar dívida de cartão de crédito?
Tenho uma dívida junto ao Banco, fiz o Refinanciamento da dívida e paguei 12 meses. Porém fiquei desempregado e não consegui honrar com os pagamentos. Deixei de pagar tem menos de 7 meses e o banco já passou para uma empresa de cobrança que está enviando SMS informando que vai ajuizar a dívida, me ligam pelo menos 3 vezes ao dia cobrando, agora informaram que ajuizaram em cartório, mas quando eu ligo para eles para saber sobre o processo eles não querem me passar os dados. Eles podem ajuizar a cobrança? Estou desempregado e meu único bem é um carro que uso para tentar procurar um trabalho. Eles podem bloquear minha conta bancária ou tomar meu carro para quitar essa dívida? ( o carro já é quitado).
A informação que tive é banco poderá tentar executar a dívida, penhorando os seus bens, judicialmente (o que gera um valor alto para o banco e pode levar anos). Contudo, esses bens não poderão estar incluídos na lei da impenhorabilidade, que protege o patrimônio dos devedores.
São impenhoráveis, no caso das dívidas no cartão de crédito e no cheque especial, o único imóvel; móveis e objetos de utilidade doméstica; roupas e pertences de uso pessoal; salários, rendimentos relacionados a investimentos para a aposentadoria e pensões; livros, máquinas, ferramentas, utensílios, ou outros bens necessários para o exercício de qualquer profissão; seguro de vida; e depósitos na poupança no valor de até 40 salários mínimos.
Ou seja, qual informação que está correta?
Não caia nessa de "gerar um valor alto para o banco e pode levar anos". Pois todo valor que o banco dispor no processo será cobrado de quem perder. Ou seja, se o banco ganhar o processo, os custos estarão inclusos.
Já sobre o seu veículo: ele não é fundamental para o seu trabalho.
E mesmo que fosse ainda assim ele seria penhorado. Já soube de muito caso de motorista profissional que perdeu o veículo por dívida. Já soube de caso de vendedor de cachorro quente que teve sua van apreendida.
"Estou desempregado e meu único bem é um carro que uso para tentar procurar um trabalho." Isto nunca será aceito por um juiz como motivo para não penhorar o veículo, pois você pode procurar trabalho usando transporte público.
Mas existe prazo mínimo para eles ajuizarem a ação? Eu estou desempregado e estou oferecendo um valor para quitação da dívida, mas eles querem um valor maior que eu não tenho. O valor só está alto por que o banco aumentou o meu cheque especial sem minha autorização e automaticamente descontou o mínimo do cartão de crédito. Fazendo com que eu ficasse devendo no cartão e no cheque especial, não bastando isso, eles aumentaram de novo o cheque especial e descontaram automaticamente mais uma parte do cartão de crédito. Sendo que os juros são altíssimos dos dois e cada dia que passa aumenta mais. E eu desempregado não posso fazer uma renegociação e assumir uma parcela se eu não sei nem quando vou conseguir novo emprego nem o valor do meu próximo salário ( não posso comprometer o meu salário todo para pagar uma parcela de banco).