gostaria da ajuda dos amigos internautas sobre um momento que passamos em nossa cidade.

pode a mulher e a filha de um vereador com mandato candidatarem-se na mesma cidade em que o marido e pai, respectivamente, é vereador co mandato, ao cargo de vereadoras?

pode pai e filha simultaneamente candidatarem-se no mesmo municipio ao mesmo cargo? sendo que neste caso ambos estao sem mandato?

Respostas

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Quarta, 09 de julho de 2008, 18h03min

    Thiago,

    Não há nenhuma vedação para que parentes de vereador possam ser candidatos. Assim, a esposa e filha do vereador podem concorrer normalmente, da mesma forma "pai e filha" sem mandato podem concorrer.

    C

    CLÉBER PEREIRA DE OLIVEIRA Sábado, 25 de outubro de 2008, 18h52min

    Gostaria do parecer de um advogado para esse debate, não desmerecendo o companheiro Thiago.
    Em minha cidade situação semelhante aconteceu. A esposa de um vereador que teve sua candidatura cassada por rejeição na prestação de contas, o substituiu e foi eleita. Poderia a esposa do vereador ser candidata sem que ele se descompatibizase? Se não, porque o Promotor não pediu a impugnação da candidata?

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Sábado, 25 de outubro de 2008, 19h03min

    Cléber,

    pelo que entendi foi o seguinte: O vereador, candidato novamente ao mesmo cargo, teve sua candidatura impugnada e procedente a impugnação, de forma que o mesmo não pode ser candidato ao cargo de vereador. O Partido ou Coligação então substituiu por esposa, a qual foi eleita. No caso apresentado não há necessidade do vereador descompatibilizar do cargo, podendo sua esposa concorrer normalmente, de forma que não havia nada que a impedisse de concorrer, e por isso nem o Ministério Público e nem os interessados (partidos políticos e coligações) ingressaram com impugnação ao registro de candidatura.

    J

    jose murilo costa Sábado, 11 de junho de 2016, 15h56min

    pode marido e mulher sairem ambos candidatos á vereador?

    Lisnei

    Lisnei Contagem/MG 182613/MG Domingo, 12 de junho de 2016, 8h22min

    José, respondi sua pergunta, marido e mulher podem ser candidatos a vereadores na mesma cidade e pode ser até no mesmo partido ou em partidos diferentes. Já por exemplo, a mulher do prefeito não pode ser candidata a vereadora.