Eu com 14 anos,posso decidir com quem quero morar?
Meu nome é Vitória tenho 14 anos e moro com os tios do meu pai,eles me criaram desde bebê porque minha mãe não teve condições de me criar,eu moro em São Paulo e minha mãe em Guarulhos. Eu passei minhas férias na casa dela e acabei gostando de ficar lá, e quando voltei pra casa minha família daqui cisma por tudo comigo,não deixa eu sair,não deixa eu ficar na porta conversando com as minhas amigas,e tem vez que meu pai chega bêbado e fala um monte de coisas horríveis para mim,e eu sou muito sozinha aqui posso até ficar depressiva desse jeito,e eles me proibiram de ir na casa da minha mãe só porque eu decidi morar lá,então eu queria saber se eu posso decidir com quem quero ficar pois eu sei que o meu melhor vai ser morando com a minha mãe!
Vitória quem falou isso para você mentiu. A partir dos doze anos o juiz pode, se quiser, ouvir a criança ou adolescente mas a decisão final não será da criança ou adolescente e sim do juiz. Vale ressaltar que nem todo o juiz ouve o menor de idade. Quase sempre juízes preferem pedir estudo psicossocial para embasar suas decisões.
Portanto a minha resposta continua: você não escolhe com quem quer morar. Feito?
Só concluindo a resposta. O Juiz vai querer saber dos motivos pelos quais você quer morar com a sua mãe, porém o fato de você falar que seus tios não deixam você sair, não deixam você ir no portão conversar com suas amigas, ele pode interpretar como "birra" de adolescente que quer ter toda a liberdade do mundo...Esse trabalho do Juiz será feio junto com uma assistente social que junto com ele (juiz) também irão ouvir sua mãe, para saber como é sua relação com ela, como é a situação financeira, com quem ela mora, como vai te sustentar e criar... Não é um processo do dia para outro..
Te aconselho a conversar com a sua mãe, e pedir para ela ir até o fórum, e entrar com processo de guarda, lá eles darão todas as explicações para ela e abrirão o processo, mas como eu disse, esse processo não é demorado.
Outra maneira é tentar de forma amigável (sem querer passar por cima dos seus tios) conversar com seus tios para expressar melhor suas vontades.
O estudo psicossocial será com assistente social e psicólogo e o juiz terá apenas o laudo desses profissionais E NÃO PARTICIPA das sessões.
E seus tios tendo a guarda fatia desde sempre, e brigando por essa guarda, eu não vejo grande possibilidade de sua mãe consegui-la. Não esquecendo que você esteve na casa dela como visita. Como moradora a vida muda.