Quais os riscos de co proprietário ser fiador?
Boa tarde! Dois irmãos são co-proprietários de um imóvel residencial, herança de seus pais falecidos. Este imóvel já está inventariado. Um deles pretende ser fiador de uma terceira pessoa. Neste caso, isto implicaria risco para o outro irmão, co-proprietário do mesmo imóvel que ele? Quais riscos? Necessita da assinatura/autorização dele para que o outro possa ser fiador?
Não existe necessidade de autorização do irmão do fiador para que ele preste a fiança. A anuência que via de regra se exige é a do cônjuge.
Acaso a dívida de aluguéis não seja paga e o fiador seja acionado judicialmente, poderá haver a penhora da cota-parte que lhe cabe no imóvel, não podendo essa penhora atingir a cota-parte do irmão que não participou do contrato de fiança.
O risco maior talvez seja para o locador, uma vez que dificilmente alguém irá querer arrematar a metade ideal de um imóvel para ter que dividi-lo com um desconhecido.