Boa Noite a todos,

Estou com serios problemas no predio onde eu moro, compramos um apartamento no 1o andar e a bomba de agua que fica 3 pisos abaixo do meu apartamento faz muito barulho no meu apartamento. Faz 1 ano e meio que moro aqui e ja tentei de todas as maneiras conversar com a sindica, mas ela nao fez nada. Abri um processo na justica especial para tratar desse problema, e gostaria de ir na audiencia com uma base boa sobre as leis referentes a isso. A proposito, o problema é simples de ser resolvido porem existe MUITA falta de vontade por parte do condominio, estou com serios problemas de concentracao, nervosismo, e desanimado pois ter a "casa propria" é um sonho de muitos e depois de anos de espera finalmente temos "nosso canto", estou sem esperanças nenhuma nesse pais e a justica é a minha ultima esperanca de ter silencio. A bomba liga 2x por hora de 15 em 15 minutos e permanece ligada por 15 minutos, é simplesmente insuportavel. Ajudem por favor.

Respostas

    A

    Adolfo Sábado, 12 de julho de 2008, 23h31min

    Caro Marcos Vinícius

    Não é necessário esquentar mais a cabeça, uma vez que já que ajuizou ação. Agora, é só aguardar o dia da audiência e confiar nos Conciliadores que farão tudo ao alcance para resolver o impasse. Caso não queira somente aguardar o dia da audiência, poderá ir ao Forum e falar a respeito do assunto com um dos Conciliadores de plantão.

    ?

    Marcos Vinicius_1 Domingo, 13 de julho de 2008, 12h52min

    Mas tenho duvidas em relação as provas, nao sei como funciona esse tipo de audiencia, eu acredito que exista um certo "alivio" por conta as provas, pois nao tenho condiçoes de pagar por um laudo, visto que custa em media 1500 reais. pedi indenização por varios problemas que essa bomba tem me causado. Entao é somente ir na audiencia ? , alguem sabe se tem alguma lei sobre ruidos de baixa frequencia, se for medido em db nao vai ultrapassar o limite, pois é um ruido no apartamento todo causado por vibração da bomba.

    T

    Teresa_1 Domingo, 09 de novembro de 2008, 14h19min

    Caro Marcos,

    Estou exatamente com o mesmo problema que você. Comprei meu apartamento faz mais de 1 ano e meio e desde então venho tentando resolver este problema. Tenho ficado doente também por conta do barulho da bomba. Sou professora e pesquisadora universitária e, portanto, trabalho muito em casa; este barulho dificulta muito a minha concentração. Ainda por cima, estou sendo estigmatizada no prédio, por reclamar do barulho. Gostaria de saber se você conseguiu solucionar seu problema através de uma intervenção legal e como foi: você contratou um advogado? Teve processo de investigação? Se puder me ajudar, ficaria muitissimo agradecida. Espero que tenha conseguido solucionar seu problema.

    J

    José Eduardo Moura Sexta, 14 de novembro de 2008, 8h53min

    Estou com o mesmo problema. A bomba da água faz um barulho que me incomoda muito, tenho uma prova em dezembro que é muito importante para minha carreira, tenho que estudar muito e estou sendo prejudicado pelo barulho que não me deixar dormir e muito menos me concentrar para os estudos. Já reclamei para a síndica mas ela não parece comovida pelo fato de ela ter suas prioridades. Ela diz que quando eu comprei o apartamento eu já deveria saber que estaria perto da casa de bombas e teria este incômodo. Eu fiquei sem saber o que fazer pois gastei todo o meu dinheiro neste meu primeiro imóvel e não tenho como pagar uma reforma de acústica sozinho, sendo que a construtora não fez nenhum isolamento acústico. Eles economizaram tanto no apoio das bombas de água no chão de alvenaria tanato quanto no isolamento acústico das paredes.
    Estou pensando em entrar na semana que vem com um processo judicial na vara de pequenas causas. Gostaria de saber qual é o melhor procedimento visto que não sei se entro com uma ação contra a construtora ou contra o comdomínio. O prédio é novinho, acabou de ser entregue e todos os equipamentos estão na garantia. O prédio também está na garantia.
    É realmente um incômodo pois sempre tive o sonho do primeiro imóvel e justo quando compro e realizo um sonho tenho que lidar com este incômodo tão grande que me tira o sono.
    Gostaria de saber se existe algum órgão público que possa me ajudar ou se tenho que ter advogado, ou se o poder público tem condições de ir ao local e fazar uma vistoria para medir os decibéis e medir a vibração que propaga pelas paredes e vai até os apartamentos para comprovar que está muito além de qualquer limite aceitável.

    Muito Obrigado,

    José Eduardo

    ?

    Marcos Vinicius_1 Quarta, 13 de maio de 2009, 22h52min

    Ola para todos,

    Eu não consegui resolver o problema pois a sindica tambem nao esta nem ai para o problema.
    Entrei com o processo mas como nenhum morador foi testemunhar confirmando que o problema exite entao acredito que nao va dar em nada.
    Com relação a isolamento acustico tenho algumas noticias ruins.
    O problema no meu apartamento nao é causado por ruido aereo e sim estrutural. Existem 2 tipos de transmissao de ruido
    1- Aereo: A solução é o isolamento acustico como exemplo lã de rocha/ espuma isolante.
    2-Estrutural: É causado por vibração pela estrutura onde o ruido é transferido pelas paredes ou pela estrutura onde a fonte esta apoiada. A solução é o isolamento estrutural da causadora do ruido ou seja Borrachas que absorvam as vibraçoes.

    Como eu havia tido acima estou muito perturbado com esse problema principalmente pq nao estao desligando mais a bomba de madrugada o que tem limitado as minhas horas de sono em no maximo 4 horas.
    Vou deixar meu telefone aqui e ficaria muito agradecido se conseguirem resolver o problema. Com relação aos "concilhadores" nao houve nenhuma tentativa de concilhação foi em ambas as audiencias sem advogados e sozinho contra a sindica a advogada (irma dela) um morador do 3° andar alegando que nao escuta o barulho e um laudo comprovando que a bomba d´agua nao esta com problema.
    Eu nem reclamei dizendo que a bomba d´agua estava com problema e sim que o ruido que ela gera é transferido pela estrutura.

    Obrigado

    L

    Lima RS Domingo, 24 de abril de 2011, 22h24min

    Senhores (as), estou com o mesmíssimo problema de vocês, moro no Rio Grande do Sul e, teoricamente, estaria amparado por uma lei estadual e outra municipal sobre o nível de ruído máximo em áreas residenciais, mas gostaria de obter mais informações com vocês sobre " nossos" problemas, alguém conseguiu alguma coisa extrajudicialmente ??? abraços.

    L

    Lima RS Domingo, 24 de abril de 2011, 22h27min

    Teresa_1, como ficou seu problema descrito em 2008 ? conseguiu o almejado silêncio ?

    L

    Lili 2 Segunda, 03 de outubro de 2011, 18h20min

    Gostaria de saber se algum de vocês conseguiu resolver o problema. Acabei de me mudar para um apartamento no primeiro andar de um prédio e o barulho da bomba de água é enlouquecedor. Por sorte, a bomba de água, em geral, funciona até as 10 horas da noite. Como o zelador mora no térreo e ele é o maior prejudicado pelo barulho, ao menos ele compreende a minha reclamação. À noite, portanto, na hora de dormir, não tem havido barulho. Mas o barulho vai até umas 9:30/10:00hs.
    Não sei nem quanto é para fazer esse tal isolamento. Fiquei muito surpresa com isso, pois a proprietária anterior morou aqui quando criança e quando se casou comprou dos irmãos o apartamento para continuar a morar aqui. E se mudou porque os dois filhos estão adultos e não mais moram com ela e o marido. Então, não achei que houvesse algum problema estrutural no apartamento.
    Agradeço e espero que algum de vocês tenha tido êxito nas tentativas.
    obrigada.

    D

    Dudu Vix Sexta, 02 de agosto de 2013, 18h33min

    Sou advogado e sou de Vitoria/ES e estou vivenciando o mesmo problema que vocês. Comprei de uma das mais conceituadas construtoras daqui - a Lorenge - um apartamento na planta de mais de meio milhão de reais. Ao me mudar, como meu apartamento eh no ultimo andar (vigésimo nono), eu contava que seria o lugar mais silencioso do mundo, porem a minha surpresa foi quando constatei que a casa de bombas foi instalada na cobertura do prédio, ou seja, em cima do meu apartamento. Ja estou a MAIS DE UM ANO tentando pacientemente uma solução pacifica com a construtora que ate então não apresentou nenhuma solução pro meu problema. Parto agora pra briga judicial. Estou providenciando o laudo de um engenheiro que, apesar de ser caro, o referido valor vai seguramente me ser ressarcido na ação competente. Solicitarei também danos morais pelo sofrimento causado pelas noites mal dormidas e também ressarcimento de valores referente a desvalorização do imóvel causada pelo inconveniente do barulho. E pra resolver de vez, vou pedir uma liminar pra desligamento definitivo das bombas, o que acarretara na interrupção fornecimento de água quente para outros 99 apartamentos que seguramente vão também ter que discutir judicialmente com a construtora ... Olhem o tamanho do problema !!!
    Se alguém tiver informação de causas semelhante e ja julgadas, peço a gentileza de me passarem informações dos processos pra que eu faça juntada do transito em julgado ao meu para fins de fundamentação. Obrigado desde ja.

    E

    Eloy Nunes Quinta, 29 de agosto de 2013, 20h35min

    Vivo o mesmo problema que todos. Moro no primeiro andar de um prédio construído pela Tecnisa, que chegou a fazer dois reparos, durante a garantia de cinco anos, mas, após, virou as costas para o meu problema. Aqui, a questão já foi os dois motores, que foram revestidos com borracha no piso, elevado uns cinco dedos do chão, e com um prolongamento do cano da queda de água, algo simples, mas que demorou meses para eles fazerem. Quase enlouqueci na época, pois ninguém me respeitava e o enchimento e o acionamento dos motores barulhentos funcionavam até de madrugada. Isso se resolveu depois, no segundo ano morando aqui, e, desde então, funciona só no horário comercial. Antes começava às 5h30 da manhã, mas agora me respeitam, e inicia por volta das 7h30. E, hoje, dois anos após o término da garantia, e já há mais de um ano, o barulho voltou, e a construtora nem me recebe. Consegui, depois de muito alardear a questão, que o condomínio bancasse esse "reparo". Estou justamente avaliando tudo, e justamente o motor é praticamente uns 15% do atual barulho, que já foi duas vezes pior por causa desses motores. O maior problema hoje é o enchimento de água, que parece uma descarga de privada acionada, muito forte, durante duas horas pela manhã, ou uma cachoeira debaixo da minha cama, como queiram, e outras vezes durante o dia, num intervalo de tempo menor. Eu exponho a minha questão aqui, porque os decibéis no meu quarto, que medi com um aplicativo baixado no iPhone, varia entre 50 e 60 (hoje, e já foi bem pior), algo que a pessoa não relaxa e vive em constante estresse, dito por estudos facilmente encontrados na internet. Já tentei buscar apoio jurídico, e não consegui. Quero pedir perdas e danos, e tudo que me gerou de doença, em laudos nas minhas mãos, e estresse no condomínio. Se houver um advogado competente e interessado na causa, ou alguém que saiba de alguma jurisprudência, por favor, contate-me no meu perfil do Face ou por e-mail, [email protected]

    Meu apartamento é numa zona silenciosa da divisa da Vila Madalena e Alto de Pinheiros, prédio de alto padrão, em São Paulo, e é avaliado hoje em quase um milhão de reais. Até se quiser repassa-lo, teria perda, que na minha opinião chegaria a uma depreciação de uns 20% do valor.

    É isso, aguardo todo e qualquer retorno.

    Boa sorte para todos.

    Abraço.

    Eloy Nunes

    ?

    Marcos Vinicius_1 Quinta, 19 de setembro de 2013, 15h51min

    Ola para todos,

    Me ofereci para pagar a modificação R$2.000,00 e o serviço foi feito, mas essa semana o barulho voltou a ocorrer e o desespero voltou.

    Será que podemos entrar em contato para trocarmos informações?

    M

    Malini Quinta, 14 de agosto de 2014, 15h17min

    Gostaria de saber se alguem conseguiu resolver o problema do barulho!
    Tambem Moro no 1.andar de um predio e o Barulho da Bomba de agua e' enlouquecedor! (Alem da vibracao na parede do meu quarto)
    Apenas consegui q a bomba seja ligada as 9 da manha e desligada as 10 da noite. Mas no momento estou trabalhando em casa e o problema esta' me deixando muito nervosa. Por favor me diga como resolver isto!!!!obrigada

    Helton Silva

    Helton Silva Segunda, 13 de outubro de 2014, 23h14min

    Boa noite a todos aqui no topico e gostaria de dizer que estou com o mesmo problema mas não moro em apartamento e sim em uma casa mas o vizinho de traz é um apartamento e colocaram uma bomba que toda a vibração entra para meu quarto chegando a 60 Db de ruido ainda mais a noite que tem muito silencio e entrei com uma ação na justiça por que a noite o maior ruido de Db é de 55 e de dia 60 e isso ja é uma prova

    Helton Silva

    Helton Silva Segunda, 13 de outubro de 2014, 23h14min

    É bem facil você baixa um aplicativo de barulho e filma os seus testes.

    R

    ricardo Sábado, 01 de agosto de 2015, 1h08min

    sou eletrecista e encanador teria que analisar o local 940294282

    M

    Michelle Quarta, 07 de outubro de 2015, 11h42min

    Olá pessoal estou com o mesmo problema em relação a barulho de bombas d'agua aqui no meu condomínio. Alguém teve solução definitiva? Qual o procedimento que fizeram?
    Isto causa muito transtorno pois as bombas ligam a qualquer horário. Após a reforma do condomínio, reformaram as bombas d'agua em março, e para minha surpresa o barulho aumentou muito. Fiz medição de decibéis com aplicativo, verifiquei que está bem acima dos decibeis descritos em legislação de Porto Alegre, pois a medição chegou a 80db na sala de casa e há vibração de parede. Tento solução para o problema por conversas amigáveis e emails em reunião de condomínio, com síndico e administração desde abril, mas até agora o problema não foi resolvido, não fizeram nenhuma alteração nas bombas ou isolamento. Fiz orçamentos de isolamento e empresas especializadas em ruídos e enviei por email para a Administração e Síndico, mas ao invés de resolverem, enviaram hoje pela manhã a pessoa que reformou as bombas, para colocar uma câmara de pneu para colocar abaixo das duas bombas d'agua. Se alguém teve alguma solução por favor escreva aqui ou mande msg [email protected] Obrigada.

    Isso atrapalha muito, principalmente porque não há um padrão para a bomba ligar. Isso pode ocorrer várias vezes ao dia e inclusive de madrugada. O que antes já era barulhento, ficou pior.

    Victor Scarpino

    Victor Scarpino Quarta, 25 de janeiro de 2017, 0h25min

    Boa noite a todos. Tenho vivido o mesmo problema. Alguém encontrou algum respaldo jurídico? Acredito que unidos seremos mais fortes. Obrigado.