Minha filha completou 18 anos e o pai fez acordo direto com ela para reduzir 50% do valor. Ela está fazendo curso preparatório para vestibular e curso técnico na cidade que o pai mora. Não terei condições de arcar com passagens. O que posso fazer juridicamente para que ela possa morar com o pai?

Respostas

    L

    Laura Silva Terça, 23 de abril de 2019, 0h44min

    Se ele quer reduzir ele precisa ir no fórum, e não fazer acordo "boca a boca" com a filha.
    Ele pode até tentar a redução, o isenção, mas ele terá que provar na justiça que a ele não pode mais pagar o que era pago antes.
    Lembrando que enquanto ela estiver estudando ele tem que pagar a pensão até que a filha tenha 24 anos.

    F

    fauve Terça, 23 de abril de 2019, 6h16min

    Você não faz mais nada. Ela tem 18 anos e responde por ela. Não é só a situação do alimentante que deve mudar; a alimentada não cursa faculdade e é maior de idade, o que por si só já é causa de pedir.

    A Laura só acertou num ponto: se a pensão é judicial a justiça deve homologar esse acordo.

    A

    Auxiliadora Quarta, 24 de abril de 2019, 13h17min

    Obrigada, Fauve. Só uma dúvida: só tem direito a continuar com a pensão se tiver cursando faculdade? Curso técnico não?

    F

    fauve Quinta, 25 de abril de 2019, 6h42min

    Vai da interpretação do juiz. Mas se a moça fez acordo será preciso mudança de situação para pedir novamente alimentos.