Gostaria se saber como proceder junto ao INSS, pois me informe no Cartório que é necessario uma Certidão no INSS, Alvará de Construção, Habite-se, só que a casa já foi construida a mais 8 anos, e é um imovél pequeno e o meu pai que é pedreiro que construiu, área da casa é de 56,00m2 e área do terreno na escritura é de 192,50m, o registro é nome do meu pai como posso fazer?

Respostas

    H

    Hélio Mury Filho Quarta, 13 de maio de 2009, 0h40min

    COLEGAS, por favor, falem-me sobre a exigencia do alvará de habite-se pelo cartório de registro de imóveis para efetuar a averbação da edificação. Fundamento legal da apresentação? se é obrigatório.

    J

    jenifer silva Quarta, 20 de maio de 2009, 12h33min

    Tenho intenção de comprar uma casa vendida diretamente pela CEF, porém uma parte da área construída precisa ser averbada e isso ficará por conta do comprador. A casa tem uma área total de 129,00 m2, área privativa de 97,00 m2 e a área do terreno é de 140,00 m2.
    Preciso saber o que eu devo fazer e se valerá a pena comprar esta casa sendo que terei que providenciar a averbação.
    Gostaria de saber também quanto aproximadamente deverei gastar para legalizar este imóvel.
    Muito obrigada.

    P

    Pollyana_1 Quarta, 27 de maio de 2009, 10h55min

    Estou comprando uma casa, o problema é que o lote onde está construida a casa foi vendido por procuração por um primeiro dono, que logo após o fez novamente para a pessoa da qual estou comprando, este ultimo foi quem construiu a casa, e para que a caixa libere o finaciamento a casa precisa estara averbada, o problema está aí, o Cartório de Registro de Imóveis aqui da minha cidade se recusa a fazer a averbação da mesma já que o referente dono só detem de uma procuração, ou seja, não admitem que ele faça a referente averbação.
    Gostaria de saber serealmente isso está correto, e no caso de sim, gostaria de saber que providências tomar, já que o primeiro dono nao mora mais na cidade, e não sabemos onde encontrá-lo, vale lembrar que na escritura só consta o lote, por isso queremos fazer a averbação, e segundo a dona do cartório isso não é possivel por procuração.

    A

    angelica aparecida ferreira Quarta, 27 de maio de 2009, 20h29min

    ola ,gostaria de saber quanto tempo leva uma averbaçao,minha casa ja esta quase pronta mas so posso mudar quando estiver averbada,to com medo que termine a casa e essa averbaçao nao saia logo ,nao vejo a hora de ir p minha casa novaaaa obrigada!

    H

    Hedy Domingo, 12 de julho de 2009, 13h05min

    Sou herdeiro de um imóvel juntamente com minha mãe e o mesmo está no nome do meu pai (já falecido a mais de um ano). É preciso um advogado para fazer o inventário? Também gostariamos de saber como devemos proceder para vender uma parte do terreno financiado pela caixa. Atualmente o terreno tem uma casa e somente escritura pública. Desejo saber todo o procedimento para o inventário e depois para desmembrar uma parte do lote e vender financiado pela caixa.
    Obrigado!

    H

    Hedy Domingo, 12 de julho de 2009, 13h06min

    desculpe não tem escritura o imóvel. somente contrato de compra e venda

    D

    daniel R O Quarta, 13 de abril de 2011, 18h43min

    Tenho uma casa germinada em um lote, ja tenho o documento do lote em meu nome o lavara de construção e habite-se, então gostaria de saber como faço para ter o documento de cada casa individual.

    S

    SHELMA Quinta, 19 de maio de 2011, 15h40min

    Me ajudem!!
    Como é calculado o valor da averbação de um imóvel urbano??

    M

    MATTAR Terça, 29 de janeiro de 2013, 19h32min

    Quais os documentos exigidos pelos cartórios para fazer averbação de uma casa.

    V

    Vanderlei Silva Terça, 11 de junho de 2013, 19h34min

    como fazer uma averbacao de minha casa e muito caro

    U

    UBIRATAN SANTOS DE CASTRO Terça, 27 de janeiro de 2015, 19h28min

    Gostaria se saber como proceder junto ao INSS, pois me informe no Cartório que é necessario uma Certidão no INSS, Alvará de Construção, Habite-se, só que a casa já foi construida a mais 8 anos, e é um imovél pequeno e o meu pai que é pedreiro que construiu, área da casa é de 56,00m2 e área do terreno na escritura é de 192,50m, o registro é nome do meu pai como posso fazer?

    Leia mais: jus.com.br/forum/86305/como-averbar-uma-casa-na-escritura#ixzz3Q4Exgp3y

    U

    UBIRATAN SANTOS DE CASTRO Terça, 27 de janeiro de 2015, 19h34min

    QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIO E EXIGIDO PELO CARTÓRIO PARA FAZER UMA AVERBAÇÃO DE UM IMÓVEL USADO

    Clléo Vasco

    Clléo Vasco Sábado, 31 de janeiro de 2015, 0h13min

    comprei minha casa com 319mts 12,070 de frente, meu vizinho tem meio lote descobri por um funcionario da prefeitura, que só estou com 10 mts de frente e disse que o meio lote do meu vizinho esta com 10 tbm, fui falar com meu vizinho e ele rapido tirou escritura do imovel dele, comprei o meu a 13 anos e ele comprou a 8 anos, não tenho condições de contratar um topografo, tenho chances de reaver meu terreno? pois o vizinho que mora do outro lado da casa desse Sr, disse que vendeu só meio lote para o morador anterior a ele, Para a prefeitura estou numa casa de esquina, quando na verdade ele está na esquina. minha planta, a metragem de frente esta igual a escritura que é registrada em cartorio( do meu terreno) Mas não averbei na prefeitura. o que posso fazer?

    Clléo Vasco

    Clléo Vasco Sábado, 31 de janeiro de 2015, 0h17min

    Quero disser que só tenho escritura do terreno e não da casa que foi construida em 1985 e a planta aprovada no nome do antigo proprietario

    Lucia Luz

    Lucia Luz Sexta, 01 de maio de 2015, 19h38min

    Comprei um sobrado em são paulo capinal, em 1999 financiei uma pequena parte em 15 anos ,mas paguei antes em apenas 18 meses e ate agora não averbei gostaria de saber se pago multa,e quanto é a multa obrigada.

    J

    jessi Evaristo dos santos Quarta, 02 de novembro de 2016, 13h20min

    Tenho uma casa que comprada pelo sistema nacional de habitação, na época com 36 m2, foi feito uma reforma com aumento do referido imovel de 26m2 para 90 m2,para eu fazer a averbação deste imovel quais os documentos são necesarisos, quanto aproximadamente eu vou gastar, e como proceder.