Dúvidas Família

Sou menor e me expulsaram de casa, como proceder?

Há 6 anos ·
Link

Olá, me chamo Ana Beatriz e gostaria de uma orientação. Em outubro de 2018 meu pai veio a falecer, deixando eu (filha única dele) e minha mãe. Eu e minha mãe sempre fomos muito próximas, muito amigas, sempre conversávamos muito e abertamente, o meu pai era bem quieto, fechado e não era de muito assunto, porém é meu pai e vai continuar sendo de qualquer forma. O relacionamento deles, no começo, era ótimo, porém depois de 2007 com o falecimento da minha avó paterna e uma rebelião sofrida, o meu pai (policial civil) mudou completamente, entrou em depressão, trauma, teve acompanhamento psiquiátrico pelo resto da vida dele, porém minha mãe não aceitava o fato de isso acontecer, as mudanças repentinas, no caso. Precisei contar a história desde o começo para realmente ter a orientação assistida pelo acontecimento completo. No momento, maio de 2019, tenho 17 anos, e só vou completar meus 18 no mês de agosto. Após a morte do meu pai, minha mãe pediu para que meu namorado ficasse com nós para não ficarmos sozinhas, ele ficou, porém depois de um tempo ela começou a se contradizer, falando que não chamou ele, não queria ele e tudo mais, achei que era só esse o problema, então uma conversa resolveria e tudo bem, mas, a mais ou menos 2 meses ela me disse a seguinte frase "ou eu ou você sai de casa, porém a casa é minha e não é justo eu sair", ela me expulsou de casa de uma forma "modesta" eu diria, e o motivo é tão decepcionante para mim, que é "homem", ela expulsou a filha de menor e o genro para ter liberdade com homem, ela preferiu homens do que a própria filha, porém a minha irmã (filha do primeiro casamento), já de maior, é a nova queridinha dela, pagou mensalidade do apartamento, ajudou com mais de mil reais para comprar um carro pra ela, sai todo final de semana com ela, agora minha irmã dorme em casa, coisa que antes não fazia, agora tem várias reuniões de "amigos" com churrasco, musica alta, tudo a vontade, porém na primeira oportunidade me mandou embora. Hoje moro com a minha sogra, que inclusive foi a única que estendeu os braços e abriu a porta da casa. A questão é a seguinte: Como eu procedo com essa situação? Ela tem esse direito de me expulsar? Quais são os meus direitos? Sobre a questão de pensão por morte do meu pai, vem dividido em duas contas, a minha e da minha mãe, eu paro de receber com 21 anos e minha pensão passa a ir para ela e ela vai ter para o resto da vida, porém não acho justo isso, já que agora depois de falecido ela esculacha o meu pai, em tudo e todos os sentidos, pelo fato dela namorar e ter realmente alguém na vida dela (comprovado), ela poderia perder a pensão? Desde já eu agradeço imensamente quem puder me responder e orientar.

2 Respostas
fauve
Advertido
Há 6 anos ·
Link
· Melhor resposta

Procure o conselho tutelar e eles te encaminharão a um abrigo. A casa deve ser inventariada mas em sendo o único imóvel do casal sua mãe tem direito real de habitação enquanto for viva.

Luciana Moreira
Advertido
Há 6 anos ·
Link

procure o conselho tutelar imediatamente para que eles possam te ajudar

Esta pergunta foi fechada
Há 6 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos